Os porquês da criança na psicologia genética de Piaget e na psicanálise e a dificuldade de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ágora (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-14982015000200289 |
Resumo: | RESUMO:Aborda-se a dimensão do enigma na dificuldade de aprendizagem e, por conseguinte, a importância dos porquês intermináveis da criança em uma determinada fase. Para isso, trabalha com a interlocução entre o argumento de Piaget e a abordagem psicanalítica acerca dos referidos porquêsinfantis. Argumenta-se que embora a aprendizagem se sustente na suposição do saber do Outro, em muitos quadros, podemos verificar padecimentos nas aprendizagens devido à ausência da sustentação do enigma introduzido pelo saber inconsistente do Outro, cuja matriz são as investigações infantis com todos os seus porquês. |
id |
UFRJ-11_1dba5a694e454904f189e8173ca9b5be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-14982015000200289 |
network_acronym_str |
UFRJ-11 |
network_name_str |
Ágora (Rio de Janeiro. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os porquês da criança na psicologia genética de Piaget e na psicanálise e a dificuldade de aprendizagemPorquês infantisdificuldade de aprendizagemPiagetFreudLacanRESUMO:Aborda-se a dimensão do enigma na dificuldade de aprendizagem e, por conseguinte, a importância dos porquês intermináveis da criança em uma determinada fase. Para isso, trabalha com a interlocução entre o argumento de Piaget e a abordagem psicanalítica acerca dos referidos porquêsinfantis. Argumenta-se que embora a aprendizagem se sustente na suposição do saber do Outro, em muitos quadros, podemos verificar padecimentos nas aprendizagens devido à ausência da sustentação do enigma introduzido pelo saber inconsistente do Outro, cuja matriz são as investigações infantis com todos os seus porquês.Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-14982015000200289Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica v.18 n.2 2015reponame:Ágora (Rio de Janeiro. Online)instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/S1516-14982015000200009info:eu-repo/semantics/openAccessCorrea,Cristia Rosineiri Gonçalves Lopespor2015-10-07T00:00:00Zoai:scielo:S1516-14982015000200289Revistahttps://www.scielo.br/j/agora/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistaagoraufrj@gmail.com1809-44141516-1498opendoar:2015-10-07T00:00Ágora (Rio de Janeiro. Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os porquês da criança na psicologia genética de Piaget e na psicanálise e a dificuldade de aprendizagem |
title |
Os porquês da criança na psicologia genética de Piaget e na psicanálise e a dificuldade de aprendizagem |
spellingShingle |
Os porquês da criança na psicologia genética de Piaget e na psicanálise e a dificuldade de aprendizagem Correa,Cristia Rosineiri Gonçalves Lopes Porquês infantis dificuldade de aprendizagem Piaget Freud Lacan |
title_short |
Os porquês da criança na psicologia genética de Piaget e na psicanálise e a dificuldade de aprendizagem |
title_full |
Os porquês da criança na psicologia genética de Piaget e na psicanálise e a dificuldade de aprendizagem |
title_fullStr |
Os porquês da criança na psicologia genética de Piaget e na psicanálise e a dificuldade de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Os porquês da criança na psicologia genética de Piaget e na psicanálise e a dificuldade de aprendizagem |
title_sort |
Os porquês da criança na psicologia genética de Piaget e na psicanálise e a dificuldade de aprendizagem |
author |
Correa,Cristia Rosineiri Gonçalves Lopes |
author_facet |
Correa,Cristia Rosineiri Gonçalves Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correa,Cristia Rosineiri Gonçalves Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Porquês infantis dificuldade de aprendizagem Piaget Freud Lacan |
topic |
Porquês infantis dificuldade de aprendizagem Piaget Freud Lacan |
description |
RESUMO:Aborda-se a dimensão do enigma na dificuldade de aprendizagem e, por conseguinte, a importância dos porquês intermináveis da criança em uma determinada fase. Para isso, trabalha com a interlocução entre o argumento de Piaget e a abordagem psicanalítica acerca dos referidos porquêsinfantis. Argumenta-se que embora a aprendizagem se sustente na suposição do saber do Outro, em muitos quadros, podemos verificar padecimentos nas aprendizagens devido à ausência da sustentação do enigma introduzido pelo saber inconsistente do Outro, cuja matriz são as investigações infantis com todos os seus porquês. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-14982015000200289 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-14982015000200289 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-14982015000200009 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica v.18 n.2 2015 reponame:Ágora (Rio de Janeiro. Online) instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Ágora (Rio de Janeiro. Online) |
collection |
Ágora (Rio de Janeiro. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ágora (Rio de Janeiro. Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaagoraufrj@gmail.com |
_version_ |
1750128413702619136 |