Os porquês da criança na psicologia genética de Piaget e na psicanálise e a dificuldade de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correa,Cristia Rosineiri Gonçalves Lopes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ágora (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-14982015000200289
Resumo: RESUMO:Aborda-se a dimensão do enigma na dificuldade de aprendizagem e, por conseguinte, a importância dos porquês intermináveis da criança em uma determinada fase. Para isso, trabalha com a interlocução entre o argumento de Piaget e a abordagem psicanalítica acerca dos referidos porquêsinfantis. Argumenta-se que embora a aprendizagem se sustente na suposição do saber do Outro, em muitos quadros, podemos verificar padecimentos nas aprendizagens devido à ausência da sustentação do enigma introduzido pelo saber inconsistente do Outro, cuja matriz são as investigações infantis com todos os seus porquês.
id UFRJ-11_1dba5a694e454904f189e8173ca9b5be
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-14982015000200289
network_acronym_str UFRJ-11
network_name_str Ágora (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling Os porquês da criança na psicologia genética de Piaget e na psicanálise e a dificuldade de aprendizagemPorquês infantisdificuldade de aprendizagemPiagetFreudLacanRESUMO:Aborda-se a dimensão do enigma na dificuldade de aprendizagem e, por conseguinte, a importância dos porquês intermináveis da criança em uma determinada fase. Para isso, trabalha com a interlocução entre o argumento de Piaget e a abordagem psicanalítica acerca dos referidos porquêsinfantis. Argumenta-se que embora a aprendizagem se sustente na suposição do saber do Outro, em muitos quadros, podemos verificar padecimentos nas aprendizagens devido à ausência da sustentação do enigma introduzido pelo saber inconsistente do Outro, cuja matriz são as investigações infantis com todos os seus porquês.Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-14982015000200289Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica v.18 n.2 2015reponame:Ágora (Rio de Janeiro. Online)instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/S1516-14982015000200009info:eu-repo/semantics/openAccessCorrea,Cristia Rosineiri Gonçalves Lopespor2015-10-07T00:00:00Zoai:scielo:S1516-14982015000200289Revistahttps://www.scielo.br/j/agora/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistaagoraufrj@gmail.com1809-44141516-1498opendoar:2015-10-07T00:00Ágora (Rio de Janeiro. Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Os porquês da criança na psicologia genética de Piaget e na psicanálise e a dificuldade de aprendizagem
title Os porquês da criança na psicologia genética de Piaget e na psicanálise e a dificuldade de aprendizagem
spellingShingle Os porquês da criança na psicologia genética de Piaget e na psicanálise e a dificuldade de aprendizagem
Correa,Cristia Rosineiri Gonçalves Lopes
Porquês infantis
dificuldade de aprendizagem
Piaget
Freud
Lacan
title_short Os porquês da criança na psicologia genética de Piaget e na psicanálise e a dificuldade de aprendizagem
title_full Os porquês da criança na psicologia genética de Piaget e na psicanálise e a dificuldade de aprendizagem
title_fullStr Os porquês da criança na psicologia genética de Piaget e na psicanálise e a dificuldade de aprendizagem
title_full_unstemmed Os porquês da criança na psicologia genética de Piaget e na psicanálise e a dificuldade de aprendizagem
title_sort Os porquês da criança na psicologia genética de Piaget e na psicanálise e a dificuldade de aprendizagem
author Correa,Cristia Rosineiri Gonçalves Lopes
author_facet Correa,Cristia Rosineiri Gonçalves Lopes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correa,Cristia Rosineiri Gonçalves Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Porquês infantis
dificuldade de aprendizagem
Piaget
Freud
Lacan
topic Porquês infantis
dificuldade de aprendizagem
Piaget
Freud
Lacan
description RESUMO:Aborda-se a dimensão do enigma na dificuldade de aprendizagem e, por conseguinte, a importância dos porquês intermináveis da criança em uma determinada fase. Para isso, trabalha com a interlocução entre o argumento de Piaget e a abordagem psicanalítica acerca dos referidos porquêsinfantis. Argumenta-se que embora a aprendizagem se sustente na suposição do saber do Outro, em muitos quadros, podemos verificar padecimentos nas aprendizagens devido à ausência da sustentação do enigma introduzido pelo saber inconsistente do Outro, cuja matriz são as investigações infantis com todos os seus porquês.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-14982015000200289
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-14982015000200289
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-14982015000200009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica v.18 n.2 2015
reponame:Ágora (Rio de Janeiro. Online)
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Ágora (Rio de Janeiro. Online)
collection Ágora (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Ágora (Rio de Janeiro. Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaagoraufrj@gmail.com
_version_ 1750128413702619136