A noção de duplo e sua importância na discussão do autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo,Ana Ramyres Andrade de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Furtado,Luis Achiles Rodrigues, Santos,Samara Fernandes Paiva dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ágora (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-14982017000200357
Resumo: RESUMO: Este trabalho tem o apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap); é parte de nossa pesquisa Sujeito e indivíduo: uma análise dos materiais audiovisuais e autobiográficos de pessoas autistas e suas contribuições para o campo de interface entre a educação inclusiva e a clínica psicanalítica. Através de uma revisão bibliográfica, aborda a noção de duplo a partir do texto freudiano O estranho (1919). Recorremos também às considerações de Maleval (2011) sobre o tema do duplo e o autismo. Conclui-se que a noção de duplo apresenta-se como importante ferramenta na clínica e na educação de autistas.
id UFRJ-11_1fa275aa7140469e4e78e88016a743d1
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-14982017000200357
network_acronym_str UFRJ-11
network_name_str Ágora (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling A noção de duplo e sua importância na discussão do autismopsicanáliseduploautismo.RESUMO: Este trabalho tem o apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap); é parte de nossa pesquisa Sujeito e indivíduo: uma análise dos materiais audiovisuais e autobiográficos de pessoas autistas e suas contribuições para o campo de interface entre a educação inclusiva e a clínica psicanalítica. Através de uma revisão bibliográfica, aborda a noção de duplo a partir do texto freudiano O estranho (1919). Recorremos também às considerações de Maleval (2011) sobre o tema do duplo e o autismo. Conclui-se que a noção de duplo apresenta-se como importante ferramenta na clínica e na educação de autistas.Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ2017-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-14982017000200357Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica v.20 n.2 2017reponame:Ágora (Rio de Janeiro. Online)instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/1809-44142017002005info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo,Ana Ramyres Andrade deFurtado,Luis Achiles RodriguesSantos,Samara Fernandes Paiva dospor2017-06-30T00:00:00Zoai:scielo:S1516-14982017000200357Revistahttps://www.scielo.br/j/agora/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistaagoraufrj@gmail.com1809-44141516-1498opendoar:2017-06-30T00:00Ágora (Rio de Janeiro. Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A noção de duplo e sua importância na discussão do autismo
title A noção de duplo e sua importância na discussão do autismo
spellingShingle A noção de duplo e sua importância na discussão do autismo
Araújo,Ana Ramyres Andrade de
psicanálise
duplo
autismo.
title_short A noção de duplo e sua importância na discussão do autismo
title_full A noção de duplo e sua importância na discussão do autismo
title_fullStr A noção de duplo e sua importância na discussão do autismo
title_full_unstemmed A noção de duplo e sua importância na discussão do autismo
title_sort A noção de duplo e sua importância na discussão do autismo
author Araújo,Ana Ramyres Andrade de
author_facet Araújo,Ana Ramyres Andrade de
Furtado,Luis Achiles Rodrigues
Santos,Samara Fernandes Paiva dos
author_role author
author2 Furtado,Luis Achiles Rodrigues
Santos,Samara Fernandes Paiva dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo,Ana Ramyres Andrade de
Furtado,Luis Achiles Rodrigues
Santos,Samara Fernandes Paiva dos
dc.subject.por.fl_str_mv psicanálise
duplo
autismo.
topic psicanálise
duplo
autismo.
description RESUMO: Este trabalho tem o apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap); é parte de nossa pesquisa Sujeito e indivíduo: uma análise dos materiais audiovisuais e autobiográficos de pessoas autistas e suas contribuições para o campo de interface entre a educação inclusiva e a clínica psicanalítica. Através de uma revisão bibliográfica, aborda a noção de duplo a partir do texto freudiano O estranho (1919). Recorremos também às considerações de Maleval (2011) sobre o tema do duplo e o autismo. Conclui-se que a noção de duplo apresenta-se como importante ferramenta na clínica e na educação de autistas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-14982017000200357
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-14982017000200357
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1809-44142017002005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica v.20 n.2 2017
reponame:Ágora (Rio de Janeiro. Online)
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Ágora (Rio de Janeiro. Online)
collection Ágora (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Ágora (Rio de Janeiro. Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaagoraufrj@gmail.com
_version_ 1750128414144069632