O desejo e a aprendizagem da leitura e da escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hoppe,Martha Marlene Wankler
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Folberg,Maria Nestrovsky
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ágora (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-14982017000100147
Resumo: Resumo: O desejo e a aprendizagem do ato de ler e escrever são analisados neste texto a partir da logica psicanalítica, fundada por Freud e atualizada por Lacan. A escola e a família demandam uma mudança de posição da criança para uma nova perspectiva de existência como sujeito da aprendizagem. A torção necessária para esta mudança é tratada nos Seminários de Jacques Lacan e permite refletir sobre a questão da criança escolar que é desafiada a romper com o imaginário e lançar-se à existência simbólica no mundo da linguagem falada e escrita.
id UFRJ-11_5bb121c35da54d9664764c92500519da
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-14982017000100147
network_acronym_str UFRJ-11
network_name_str Ágora (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling O desejo e a aprendizagem da leitura e da escritapsicanálisedesejoaprendizagemleituraescrita.Resumo: O desejo e a aprendizagem do ato de ler e escrever são analisados neste texto a partir da logica psicanalítica, fundada por Freud e atualizada por Lacan. A escola e a família demandam uma mudança de posição da criança para uma nova perspectiva de existência como sujeito da aprendizagem. A torção necessária para esta mudança é tratada nos Seminários de Jacques Lacan e permite refletir sobre a questão da criança escolar que é desafiada a romper com o imaginário e lançar-se à existência simbólica no mundo da linguagem falada e escrita.Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ2017-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-14982017000100147Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica v.20 n.1 2017reponame:Ágora (Rio de Janeiro. Online)instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/s1516-14982017001008info:eu-repo/semantics/openAccessHoppe,Martha Marlene WanklerFolberg,Maria Nestrovskypor2017-01-10T00:00:00Zoai:scielo:S1516-14982017000100147Revistahttps://www.scielo.br/j/agora/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistaagoraufrj@gmail.com1809-44141516-1498opendoar:2017-01-10T00:00Ágora (Rio de Janeiro. Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O desejo e a aprendizagem da leitura e da escrita
title O desejo e a aprendizagem da leitura e da escrita
spellingShingle O desejo e a aprendizagem da leitura e da escrita
Hoppe,Martha Marlene Wankler
psicanálise
desejo
aprendizagem
leitura
escrita.
title_short O desejo e a aprendizagem da leitura e da escrita
title_full O desejo e a aprendizagem da leitura e da escrita
title_fullStr O desejo e a aprendizagem da leitura e da escrita
title_full_unstemmed O desejo e a aprendizagem da leitura e da escrita
title_sort O desejo e a aprendizagem da leitura e da escrita
author Hoppe,Martha Marlene Wankler
author_facet Hoppe,Martha Marlene Wankler
Folberg,Maria Nestrovsky
author_role author
author2 Folberg,Maria Nestrovsky
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hoppe,Martha Marlene Wankler
Folberg,Maria Nestrovsky
dc.subject.por.fl_str_mv psicanálise
desejo
aprendizagem
leitura
escrita.
topic psicanálise
desejo
aprendizagem
leitura
escrita.
description Resumo: O desejo e a aprendizagem do ato de ler e escrever são analisados neste texto a partir da logica psicanalítica, fundada por Freud e atualizada por Lacan. A escola e a família demandam uma mudança de posição da criança para uma nova perspectiva de existência como sujeito da aprendizagem. A torção necessária para esta mudança é tratada nos Seminários de Jacques Lacan e permite refletir sobre a questão da criança escolar que é desafiada a romper com o imaginário e lançar-se à existência simbólica no mundo da linguagem falada e escrita.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-14982017000100147
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-14982017000100147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1516-14982017001008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica v.20 n.1 2017
reponame:Ágora (Rio de Janeiro. Online)
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Ágora (Rio de Janeiro. Online)
collection Ágora (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Ágora (Rio de Janeiro. Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaagoraufrj@gmail.com
_version_ 1750128414132535296