O brincar e a experiência analítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco,Sérgio de Gouvêa
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ágora (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-14982003000100003
Resumo: O artigo investiga a noção do brincar no pensamento do psicanalista inglês Donald W. Winnicott no contexto amplo de sua obra e principais conceitos. O texto aborda a noção de transicionalidade, a noção de espaço potencial e a noção de tempo. O relacionamento mãe-bebê é estudado e o jogo que aí se dá torna-se referência para o pensamento sobre a clínica e sobre a própria prática clínica. O artigo oferece uma contribuição à compreensão da novidade epistemológica do pensamento de Winnicott, comparando-o a outros momentos do pensamento científico atual. Mostra como a sessão analítica winnicottiana é viva e alegre, visa a integração e espontaneidade do self e carrega uma radical visão do que seja a psicopatologia humana.
id UFRJ-11_dc23b9ee9b3b7a1a636bb700509e33b0
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-14982003000100003
network_acronym_str UFRJ-11
network_name_str Ágora (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling O brincar e a experiência analíticaWinnicotto brincarsessão analíticaepistemologiaO artigo investiga a noção do brincar no pensamento do psicanalista inglês Donald W. Winnicott no contexto amplo de sua obra e principais conceitos. O texto aborda a noção de transicionalidade, a noção de espaço potencial e a noção de tempo. O relacionamento mãe-bebê é estudado e o jogo que aí se dá torna-se referência para o pensamento sobre a clínica e sobre a própria prática clínica. O artigo oferece uma contribuição à compreensão da novidade epistemológica do pensamento de Winnicott, comparando-o a outros momentos do pensamento científico atual. Mostra como a sessão analítica winnicottiana é viva e alegre, visa a integração e espontaneidade do self e carrega uma radical visão do que seja a psicopatologia humana.Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ2003-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-14982003000100003Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica v.6 n.1 2003reponame:Ágora (Rio de Janeiro. Online)instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/S1516-14982003000100003info:eu-repo/semantics/openAccessFranco,Sérgio de Gouvêapor2006-06-23T00:00:00Zoai:scielo:S1516-14982003000100003Revistahttps://www.scielo.br/j/agora/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistaagoraufrj@gmail.com1809-44141516-1498opendoar:2006-06-23T00:00Ágora (Rio de Janeiro. Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O brincar e a experiência analítica
title O brincar e a experiência analítica
spellingShingle O brincar e a experiência analítica
Franco,Sérgio de Gouvêa
Winnicott
o brincar
sessão analítica
epistemologia
title_short O brincar e a experiência analítica
title_full O brincar e a experiência analítica
title_fullStr O brincar e a experiência analítica
title_full_unstemmed O brincar e a experiência analítica
title_sort O brincar e a experiência analítica
author Franco,Sérgio de Gouvêa
author_facet Franco,Sérgio de Gouvêa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco,Sérgio de Gouvêa
dc.subject.por.fl_str_mv Winnicott
o brincar
sessão analítica
epistemologia
topic Winnicott
o brincar
sessão analítica
epistemologia
description O artigo investiga a noção do brincar no pensamento do psicanalista inglês Donald W. Winnicott no contexto amplo de sua obra e principais conceitos. O texto aborda a noção de transicionalidade, a noção de espaço potencial e a noção de tempo. O relacionamento mãe-bebê é estudado e o jogo que aí se dá torna-se referência para o pensamento sobre a clínica e sobre a própria prática clínica. O artigo oferece uma contribuição à compreensão da novidade epistemológica do pensamento de Winnicott, comparando-o a outros momentos do pensamento científico atual. Mostra como a sessão analítica winnicottiana é viva e alegre, visa a integração e espontaneidade do self e carrega uma radical visão do que seja a psicopatologia humana.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-14982003000100003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-14982003000100003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-14982003000100003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica v.6 n.1 2003
reponame:Ágora (Rio de Janeiro. Online)
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Ágora (Rio de Janeiro. Online)
collection Ágora (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Ágora (Rio de Janeiro. Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaagoraufrj@gmail.com
_version_ 1750128412654043136