A potência da alteridade nas mídias digitais: uma perspectiva de identidade e diferença

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martino, Luis Mauro Sa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Lumina
Texto Completo: https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/545
Resumo: Este ensaio delineia criticamente alguns aspectos das interações nas mídias digitais a partir dos estudos de identidade. A partir de pesquisa prévia, o texto sugere que a relação com a alteridade, nas mídias digitais, residem sobre um paradoxo: o excesso de informações, longe da transparência, resulta na opacidade do outro, em uma apreensão metonímica do outro. O argumento se desenvolve em três etapas: (1) as questões relacionadas à enunciação de si e do outro; (2) A ilusão na qual informações online sobre alguém são tomadas como “conhecimento” sobre o outro; (3) o anonimato como dispositivo de controle e de anti-comunicação. Busca-se, com isso, delinear algumas enunciações online que raramente avançam para além de uma impressão primeira sobre a alteridade.
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