Reconfiguração do conceito de montagem na ficção televisual expandida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Capanema, Letícia
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Lumina
Texto Completo: https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/358
Resumo: Este estudo nasce do cruzamento de dois fenômenos: a montagem e a expansão narrativa. A montagem é aqui entendida de modo amplo, como a composição de fragmentos para gerar um todo dotado de poética e sentido. A expansão narrativa, por sua vez, é com preendida como o desenvolvim ento de elem entos narrativos pertencentes a uma obra em outras obras. Ambos são fenômenos antigos presentes nas mais diversas formas expressivas. Para relacionar um ao outro, este estudo analisa o universo narrativo da série televisiva Twin Peaks. A série norte-americana, exibida pelo canal ABC durante os anos de 1990-91, é uma obra televisual na qual identificamos o fenômeno da expansão narrativa. A série possui cinco obras complementares que estendem e enriquecem seu enredo, são elas: três livros, um áudio livro e um filme2. O objetivo deste estudo é analisar as relações de montagem entre as seis obras que compõem o Sistema Twin Peaks . Partimos da hipótese de que há uma reconfiguração da montagem no contexto das narrativas expandidas, já que nelas o processo de composição ultrapassa a unidade da obra. No caso de Twin Peaks, a montagem ultrapassa também o meio televisual, relacionando-o narrativamente com meios de naturezas distintas, como a literária, a sonora e a cinematográfica. Buscamos apoio nos estudos de Sergei Eisenstein (2002 e 2008) para propor a ideia de uma montagem “transversal”, resultante das conexões entre diferentes obras que compõem um único universo narrativo. 
id UFRJ-12_3f81508dc9f45c4a5c74dcc539281a0c
oai_identifier_str oai:lumina.ufjf.emnuvens.com.br:article/358
network_acronym_str UFRJ-12
network_name_str Revista Lumina
spelling Reconfiguração do conceito de montagem na ficção televisual expandidaExpansão narrativa; televisão; montagem; Twin Peaks.Este estudo nasce do cruzamento de dois fenômenos: a montagem e a expansão narrativa. A montagem é aqui entendida de modo amplo, como a composição de fragmentos para gerar um todo dotado de poética e sentido. A expansão narrativa, por sua vez, é com preendida como o desenvolvim ento de elem entos narrativos pertencentes a uma obra em outras obras. Ambos são fenômenos antigos presentes nas mais diversas formas expressivas. Para relacionar um ao outro, este estudo analisa o universo narrativo da série televisiva Twin Peaks. A série norte-americana, exibida pelo canal ABC durante os anos de 1990-91, é uma obra televisual na qual identificamos o fenômeno da expansão narrativa. A série possui cinco obras complementares que estendem e enriquecem seu enredo, são elas: três livros, um áudio livro e um filme2. O objetivo deste estudo é analisar as relações de montagem entre as seis obras que compõem o Sistema Twin Peaks . Partimos da hipótese de que há uma reconfiguração da montagem no contexto das narrativas expandidas, já que nelas o processo de composição ultrapassa a unidade da obra. No caso de Twin Peaks, a montagem ultrapassa também o meio televisual, relacionando-o narrativamente com meios de naturezas distintas, como a literária, a sonora e a cinematográfica. Buscamos apoio nos estudos de Sergei Eisenstein (2002 e 2008) para propor a ideia de uma montagem “transversal”, resultante das conexões entre diferentes obras que compõem um único universo narrativo. LuminaCapanema, Letícia2014-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/358Lumina; v. 8, n. 1 (2014): Televisão: Formas Audiovisuais de Ficção e Documentárioe-1981-40701516-0785reponame:Revista Luminainstname:Universidade Federal do Rio de Janeiroinstacron:UFRJporhttps://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/358/311Direitos autorais 2014 Luminainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-29T20:26:34Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Reconfiguração do conceito de montagem na ficção televisual expandida
title Reconfiguração do conceito de montagem na ficção televisual expandida
spellingShingle Reconfiguração do conceito de montagem na ficção televisual expandida
Capanema, Letícia
Expansão narrativa; televisão; montagem; Twin Peaks.
title_short Reconfiguração do conceito de montagem na ficção televisual expandida
title_full Reconfiguração do conceito de montagem na ficção televisual expandida
title_fullStr Reconfiguração do conceito de montagem na ficção televisual expandida
title_full_unstemmed Reconfiguração do conceito de montagem na ficção televisual expandida
title_sort Reconfiguração do conceito de montagem na ficção televisual expandida
author Capanema, Letícia
author_facet Capanema, Letícia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Capanema, Letícia
dc.subject.por.fl_str_mv Expansão narrativa; televisão; montagem; Twin Peaks.
topic Expansão narrativa; televisão; montagem; Twin Peaks.
dc.description.none.fl_txt_mv Este estudo nasce do cruzamento de dois fenômenos: a montagem e a expansão narrativa. A montagem é aqui entendida de modo amplo, como a composição de fragmentos para gerar um todo dotado de poética e sentido. A expansão narrativa, por sua vez, é com preendida como o desenvolvim ento de elem entos narrativos pertencentes a uma obra em outras obras. Ambos são fenômenos antigos presentes nas mais diversas formas expressivas. Para relacionar um ao outro, este estudo analisa o universo narrativo da série televisiva Twin Peaks. A série norte-americana, exibida pelo canal ABC durante os anos de 1990-91, é uma obra televisual na qual identificamos o fenômeno da expansão narrativa. A série possui cinco obras complementares que estendem e enriquecem seu enredo, são elas: três livros, um áudio livro e um filme2. O objetivo deste estudo é analisar as relações de montagem entre as seis obras que compõem o Sistema Twin Peaks . Partimos da hipótese de que há uma reconfiguração da montagem no contexto das narrativas expandidas, já que nelas o processo de composição ultrapassa a unidade da obra. No caso de Twin Peaks, a montagem ultrapassa também o meio televisual, relacionando-o narrativamente com meios de naturezas distintas, como a literária, a sonora e a cinematográfica. Buscamos apoio nos estudos de Sergei Eisenstein (2002 e 2008) para propor a ideia de uma montagem “transversal”, resultante das conexões entre diferentes obras que compõem um único universo narrativo. 
description Este estudo nasce do cruzamento de dois fenômenos: a montagem e a expansão narrativa. A montagem é aqui entendida de modo amplo, como a composição de fragmentos para gerar um todo dotado de poética e sentido. A expansão narrativa, por sua vez, é com preendida como o desenvolvim ento de elem entos narrativos pertencentes a uma obra em outras obras. Ambos são fenômenos antigos presentes nas mais diversas formas expressivas. Para relacionar um ao outro, este estudo analisa o universo narrativo da série televisiva Twin Peaks. A série norte-americana, exibida pelo canal ABC durante os anos de 1990-91, é uma obra televisual na qual identificamos o fenômeno da expansão narrativa. A série possui cinco obras complementares que estendem e enriquecem seu enredo, são elas: três livros, um áudio livro e um filme2. O objetivo deste estudo é analisar as relações de montagem entre as seis obras que compõem o Sistema Twin Peaks . Partimos da hipótese de que há uma reconfiguração da montagem no contexto das narrativas expandidas, já que nelas o processo de composição ultrapassa a unidade da obra. No caso de Twin Peaks, a montagem ultrapassa também o meio televisual, relacionando-o narrativamente com meios de naturezas distintas, como a literária, a sonora e a cinematográfica. Buscamos apoio nos estudos de Sergei Eisenstein (2002 e 2008) para propor a ideia de uma montagem “transversal”, resultante das conexões entre diferentes obras que compõem um único universo narrativo. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-15
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/358
url https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/358
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/358/311
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2014 Lumina
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2014 Lumina
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lumina
publisher.none.fl_str_mv Lumina
dc.source.none.fl_str_mv Lumina; v. 8, n. 1 (2014): Televisão: Formas Audiovisuais de Ficção e Documentário
e-1981-4070
1516-0785
reponame:Revista Lumina
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro
instacron:UFRJ
reponame_str Revista Lumina
collection Revista Lumina
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1624478393643827200