Entre hard e soft news: explorando modelos de personalização de notícias em plataformas sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Johnson, Telma Sueli Pinto
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Lumina
Texto Completo: https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/479
Resumo: Este artigo explora e descreve modelos emergentes de personalização de notícias, em termos de conteúdo e horários de distribuição, em plataformas sociais. A partir de pesquisas recentes sobre a dominância crescente do uso do site de rede social Facebook para encontrar, ler, assistir, compartilhar e comentar sobre notícias, buscou-se investigar quais estratégias editoriais e de negócios vêm sendo utilizadas por marcas jornalísticas tradicionais em busca do engajamento das audiências. A metodologia da análise de conteúdo híbrida foi aplicada no estudo da fanpage do jornal O Globo no Facebook, revelando que há adaptação de conteúdo de acordo com os períodos do dia, com picos de atualização à noite e postagens de apelo erótico durante as madrugadas.
id UFRJ-12_4022afc09b773b87851205fe2a4f1110
oai_identifier_str oai:lumina.ufjf.emnuvens.com.br:article/479
network_acronym_str UFRJ-12
network_name_str Revista Lumina
spelling Entre hard e soft news: explorando modelos de personalização de notícias em plataformas sociaisjornalismo; redes sociais; personalização.Este artigo explora e descreve modelos emergentes de personalização de notícias, em termos de conteúdo e horários de distribuição, em plataformas sociais. A partir de pesquisas recentes sobre a dominância crescente do uso do site de rede social Facebook para encontrar, ler, assistir, compartilhar e comentar sobre notícias, buscou-se investigar quais estratégias editoriais e de negócios vêm sendo utilizadas por marcas jornalísticas tradicionais em busca do engajamento das audiências. A metodologia da análise de conteúdo híbrida foi aplicada no estudo da fanpage do jornal O Globo no Facebook, revelando que há adaptação de conteúdo de acordo com os períodos do dia, com picos de atualização à noite e postagens de apelo erótico durante as madrugadas.LuminaWarley Bueno Pereira Jr., UFJFPedro Farnese, IF Sudeste de Minas.Johnson, Telma Sueli Pinto2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/479Lumina; v. 9, n. 2 (2015): Dossiê Intermidialidadee-1981-40701516-0785reponame:Revista Luminainstname:Universidade Federal do Rio de Janeiroinstacron:UFRJporhttps://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/479/420Direitos autorais 2015 Luminainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-29T20:26:40Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Entre hard e soft news: explorando modelos de personalização de notícias em plataformas sociais
title Entre hard e soft news: explorando modelos de personalização de notícias em plataformas sociais
spellingShingle Entre hard e soft news: explorando modelos de personalização de notícias em plataformas sociais
Johnson, Telma Sueli Pinto
jornalismo; redes sociais; personalização.
title_short Entre hard e soft news: explorando modelos de personalização de notícias em plataformas sociais
title_full Entre hard e soft news: explorando modelos de personalização de notícias em plataformas sociais
title_fullStr Entre hard e soft news: explorando modelos de personalização de notícias em plataformas sociais
title_full_unstemmed Entre hard e soft news: explorando modelos de personalização de notícias em plataformas sociais
title_sort Entre hard e soft news: explorando modelos de personalização de notícias em plataformas sociais
author Johnson, Telma Sueli Pinto
author_facet Johnson, Telma Sueli Pinto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Warley Bueno Pereira Jr., UFJF
Pedro Farnese, IF Sudeste de Minas.
dc.contributor.author.fl_str_mv Johnson, Telma Sueli Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv jornalismo; redes sociais; personalização.
topic jornalismo; redes sociais; personalização.
dc.description.none.fl_txt_mv Este artigo explora e descreve modelos emergentes de personalização de notícias, em termos de conteúdo e horários de distribuição, em plataformas sociais. A partir de pesquisas recentes sobre a dominância crescente do uso do site de rede social Facebook para encontrar, ler, assistir, compartilhar e comentar sobre notícias, buscou-se investigar quais estratégias editoriais e de negócios vêm sendo utilizadas por marcas jornalísticas tradicionais em busca do engajamento das audiências. A metodologia da análise de conteúdo híbrida foi aplicada no estudo da fanpage do jornal O Globo no Facebook, revelando que há adaptação de conteúdo de acordo com os períodos do dia, com picos de atualização à noite e postagens de apelo erótico durante as madrugadas.
description Este artigo explora e descreve modelos emergentes de personalização de notícias, em termos de conteúdo e horários de distribuição, em plataformas sociais. A partir de pesquisas recentes sobre a dominância crescente do uso do site de rede social Facebook para encontrar, ler, assistir, compartilhar e comentar sobre notícias, buscou-se investigar quais estratégias editoriais e de negócios vêm sendo utilizadas por marcas jornalísticas tradicionais em busca do engajamento das audiências. A metodologia da análise de conteúdo híbrida foi aplicada no estudo da fanpage do jornal O Globo no Facebook, revelando que há adaptação de conteúdo de acordo com os períodos do dia, com picos de atualização à noite e postagens de apelo erótico durante as madrugadas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/479
url https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/479
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/479/420
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2015 Lumina
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2015 Lumina
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lumina
publisher.none.fl_str_mv Lumina
dc.source.none.fl_str_mv Lumina; v. 9, n. 2 (2015): Dossiê Intermidialidade
e-1981-4070
1516-0785
reponame:Revista Lumina
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro
instacron:UFRJ
reponame_str Revista Lumina
collection Revista Lumina
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1624478394023411712