Imagens táticas contra utopia modernista: investigando As primeiras imagens de Brasília e A cidade é uma só?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves de Lima, Tatiana Hora
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Lumina
Texto Completo: https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/476
Resumo: O filme A cidade é uma só? (2011), de Adirley Queirós, realizado através de edital para celebração dos 50 anos de Brasília, contesta a utopia modernista difundida pelo discurso oficial sobre a construção e a história da capital. Neste artigo, analisamos o discurso utópico e urbanístico desenvolvido no cinejornal As primeiras imagens de Brasília (1956), de Jean Manzon (que tem áudio remontado no filme de Adirley), e discutimos as imagens táticas elaboradas em A cidade é uma só?. No confronto contra os discursos das estratégias dos controles urbanos, o filme utiliza o desvio dos arquivos e a ficção documentária como formas de fabular a história e ir de encontro à narrativa teleológica do progresso.
id UFRJ-12_44965e2e487e463dd9179da7d8bdad5e
oai_identifier_str oai:lumina.ufjf.emnuvens.com.br:article/476
network_acronym_str UFRJ-12
network_name_str Revista Lumina
spelling Imagens táticas contra utopia modernista: investigando As primeiras imagens de Brasília e A cidade é uma só?discurso utópico-urbanístico; imagens táticas; desvio; ficção documentáriaO filme A cidade é uma só? (2011), de Adirley Queirós, realizado através de edital para celebração dos 50 anos de Brasília, contesta a utopia modernista difundida pelo discurso oficial sobre a construção e a história da capital. Neste artigo, analisamos o discurso utópico e urbanístico desenvolvido no cinejornal As primeiras imagens de Brasília (1956), de Jean Manzon (que tem áudio remontado no filme de Adirley), e discutimos as imagens táticas elaboradas em A cidade é uma só?. No confronto contra os discursos das estratégias dos controles urbanos, o filme utiliza o desvio dos arquivos e a ficção documentária como formas de fabular a história e ir de encontro à narrativa teleológica do progresso.LuminaCAPESAlves de Lima, Tatiana Hora2016-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/476Lumina; v. 10, n. 2 (2016)e-1981-40701516-0785reponame:Revista Luminainstname:Universidade Federal do Rio de Janeiroinstacron:UFRJporhttps://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/476/447Direitos autorais 2016 Luminainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-29T20:27:19Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Imagens táticas contra utopia modernista: investigando As primeiras imagens de Brasília e A cidade é uma só?
title Imagens táticas contra utopia modernista: investigando As primeiras imagens de Brasília e A cidade é uma só?
spellingShingle Imagens táticas contra utopia modernista: investigando As primeiras imagens de Brasília e A cidade é uma só?
Alves de Lima, Tatiana Hora
discurso utópico-urbanístico; imagens táticas; desvio; ficção documentária
title_short Imagens táticas contra utopia modernista: investigando As primeiras imagens de Brasília e A cidade é uma só?
title_full Imagens táticas contra utopia modernista: investigando As primeiras imagens de Brasília e A cidade é uma só?
title_fullStr Imagens táticas contra utopia modernista: investigando As primeiras imagens de Brasília e A cidade é uma só?
title_full_unstemmed Imagens táticas contra utopia modernista: investigando As primeiras imagens de Brasília e A cidade é uma só?
title_sort Imagens táticas contra utopia modernista: investigando As primeiras imagens de Brasília e A cidade é uma só?
author Alves de Lima, Tatiana Hora
author_facet Alves de Lima, Tatiana Hora
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves de Lima, Tatiana Hora
dc.subject.por.fl_str_mv discurso utópico-urbanístico; imagens táticas; desvio; ficção documentária
topic discurso utópico-urbanístico; imagens táticas; desvio; ficção documentária
dc.description.none.fl_txt_mv O filme A cidade é uma só? (2011), de Adirley Queirós, realizado através de edital para celebração dos 50 anos de Brasília, contesta a utopia modernista difundida pelo discurso oficial sobre a construção e a história da capital. Neste artigo, analisamos o discurso utópico e urbanístico desenvolvido no cinejornal As primeiras imagens de Brasília (1956), de Jean Manzon (que tem áudio remontado no filme de Adirley), e discutimos as imagens táticas elaboradas em A cidade é uma só?. No confronto contra os discursos das estratégias dos controles urbanos, o filme utiliza o desvio dos arquivos e a ficção documentária como formas de fabular a história e ir de encontro à narrativa teleológica do progresso.
description O filme A cidade é uma só? (2011), de Adirley Queirós, realizado através de edital para celebração dos 50 anos de Brasília, contesta a utopia modernista difundida pelo discurso oficial sobre a construção e a história da capital. Neste artigo, analisamos o discurso utópico e urbanístico desenvolvido no cinejornal As primeiras imagens de Brasília (1956), de Jean Manzon (que tem áudio remontado no filme de Adirley), e discutimos as imagens táticas elaboradas em A cidade é uma só?. No confronto contra os discursos das estratégias dos controles urbanos, o filme utiliza o desvio dos arquivos e a ficção documentária como formas de fabular a história e ir de encontro à narrativa teleológica do progresso.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/476
url https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/476
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/476/447
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Lumina
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Lumina
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lumina
publisher.none.fl_str_mv Lumina
dc.source.none.fl_str_mv Lumina; v. 10, n. 2 (2016)
e-1981-4070
1516-0785
reponame:Revista Lumina
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro
instacron:UFRJ
reponame_str Revista Lumina
collection Revista Lumina
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1624478394766852096