Periguetes: Novas visibilidades e construção de identidades na sociedade midiática do consumo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tondato, Marcia Perencin
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Vilaça, Maria Giselda da Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Lumina
Texto Completo: https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/663
Resumo: Periguete é um neologismo usado para classificar jovens que se destacam por suas roupas curtas e justas e comportamento sexual-afetivo liberal. Neste artigo trazemos uma reflexão sobre o termo, que já consta em dicionário, seguida de uma discussão acerca de um comportamento por vez ambíguo, entre a submissão e a resistência à dominação masculina. Investigamos o termo do ponto de vista da mídia e suas formas de difusão, da música que canta essas mulheres, de suas expressões nos meios digitais e como cultuam seus corpos, além da sua identidade e posicionamento da sociedade do consumo, como também da representatividade destacada nas telenovelas brasileiras. Além de levantamento bibliográfico, foram realizadas entrevistas informais com jovens de ambos os sexos com o objetivo de conhecer as opiniões acerca dessas mulheres. O que se observou foi que as periguetes se posicionam de forma decidida diante do que desejam sem se preocuparem com o que pensam delas, podem assumir identidades diferentes dentro e fora das baladas e buscam conquistar seu espaço social onde possam ser respeitadas como sujeitos em uma sociedade na qual é pelo consumo que nos tornamos agentes.
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