Produção musical no contexto da Ditadura Militar: o Brasil "canta" o poder, a memória e a resistência
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Lumina |
Texto Completo: | https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/389 |
Resumo: | O texto consta de uma análise do discurso de músicas que cantaram o Brasil no período da Ditadura Militar, realizada a partir da perspectiva teórica da Análise do Discurso de linha francesa (AD), que enxerga na relação meio e homem uma possibilidade de construção de sentidos diante de registrados da história e dos valores/formas de pensar que são atravessados pelas formações discursivas. O estudo se configura como uma pesquisa de cunho bibliográfico, documental, com documentos secundários, e visou aproximar-se do objeto de estudo (música/discurso) atentando para a materialidade discursiva, a fim de perceber marcas ideológicas contidas nos textos que discursivizam/desenham um cenário de representação e memória de resistência no Brasil. A análise realizada apontou para o fato de que o discurso é o caminho pelo qual o processo de interação verbal se concretiza mediante a ação do texto, da música, na vida humana. A AD se mostrou contributo importante para os estudos linguísticos e socioculturais, em que a pesquisa desenvolvida se insere, bem como para a compreensão da sociedade. Destacou-se a musicalidade brasileira em época de Ditadura, demonstrou-se a multiplicidade dos sentidos e a construção do acontecimento histórico no entorno a ação humana. Foi considerando o contexto social, histórico e ideológico em que o discurso foi produzido. |
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Produção musical no contexto da Ditadura Militar: o Brasil "canta" o poder, a memória e a resistênciaAD. MPB. Ditadura militar. Discurso de resistência. Vontade de verdade.O texto consta de uma análise do discurso de músicas que cantaram o Brasil no período da Ditadura Militar, realizada a partir da perspectiva teórica da Análise do Discurso de linha francesa (AD), que enxerga na relação meio e homem uma possibilidade de construção de sentidos diante de registrados da história e dos valores/formas de pensar que são atravessados pelas formações discursivas. O estudo se configura como uma pesquisa de cunho bibliográfico, documental, com documentos secundários, e visou aproximar-se do objeto de estudo (música/discurso) atentando para a materialidade discursiva, a fim de perceber marcas ideológicas contidas nos textos que discursivizam/desenham um cenário de representação e memória de resistência no Brasil. A análise realizada apontou para o fato de que o discurso é o caminho pelo qual o processo de interação verbal se concretiza mediante a ação do texto, da música, na vida humana. A AD se mostrou contributo importante para os estudos linguísticos e socioculturais, em que a pesquisa desenvolvida se insere, bem como para a compreensão da sociedade. Destacou-se a musicalidade brasileira em época de Ditadura, demonstrou-se a multiplicidade dos sentidos e a construção do acontecimento histórico no entorno a ação humana. Foi considerando o contexto social, histórico e ideológico em que o discurso foi produzido.LuminaCordeiro, Danubia Barrosda Silva, Elidiana MariaRodrigues, Linduarte Pereira2015-01-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/389Lumina; v. 8, n. 2 (2014): Dossiê Mídia e Ditadura Militare-1981-40701516-0785reponame:Revista Luminainstname:Universidade Federal do Rio de Janeiroinstacron:UFRJporhttps://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/389/329Direitos autorais 2015 Luminainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-29T20:26:46Zmail@mail.com - |
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O texto consta de uma análise do discurso de músicas que cantaram o Brasil no período da Ditadura Militar, realizada a partir da perspectiva teórica da Análise do Discurso de linha francesa (AD), que enxerga na relação meio e homem uma possibilidade de construção de sentidos diante de registrados da história e dos valores/formas de pensar que são atravessados pelas formações discursivas. O estudo se configura como uma pesquisa de cunho bibliográfico, documental, com documentos secundários, e visou aproximar-se do objeto de estudo (música/discurso) atentando para a materialidade discursiva, a fim de perceber marcas ideológicas contidas nos textos que discursivizam/desenham um cenário de representação e memória de resistência no Brasil. A análise realizada apontou para o fato de que o discurso é o caminho pelo qual o processo de interação verbal se concretiza mediante a ação do texto, da música, na vida humana. A AD se mostrou contributo importante para os estudos linguísticos e socioculturais, em que a pesquisa desenvolvida se insere, bem como para a compreensão da sociedade. Destacou-se a musicalidade brasileira em época de Ditadura, demonstrou-se a multiplicidade dos sentidos e a construção do acontecimento histórico no entorno a ação humana. Foi considerando o contexto social, histórico e ideológico em que o discurso foi produzido. |
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