Branca de neve multimídia: a personagem adaptada na literatura, no cinema e nas histórias em quadrinhos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Lumina |
Texto Completo: | https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/304 |
Resumo: | O presente trabalho analisa, pelo viés da teoria da adaptação, como a personagem Branca de Neve é construída e representada em três diferentes mídias: a literatura, o cinema e as histórias em quadrinhos. Na literatura, toma-se por base o conto Branca de Neve e os sete anões, dos irmãos Jacob e Wilhelm Grimm; no cinema, o estudo se detém sobre o filme homônimo de 1936, dirigido por David Hand e produzido pelos estúdios Walt Disney; nos quadrinhos, o estudo se detém na personagem Neve, do título mensal Fábulas, mais precisamente na minissérie As mil e uma noites, escrita por Bill Willingham. Após fazer uma revisão bibliográfica, o estudo analisa, comparativamente, a personagem em suas diferentes versões, levando em conta aspectos contextuais, bem como as especificidades de cada mídia e a maneira como cada personagem é representada. |
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Branca de neve multimídia: a personagem adaptada na literatura, no cinema e nas histórias em quadrinhospersonagem; adaptação; cinema; literatura; histórias em quadrinhosO presente trabalho analisa, pelo viés da teoria da adaptação, como a personagem Branca de Neve é construída e representada em três diferentes mídias: a literatura, o cinema e as histórias em quadrinhos. Na literatura, toma-se por base o conto Branca de Neve e os sete anões, dos irmãos Jacob e Wilhelm Grimm; no cinema, o estudo se detém sobre o filme homônimo de 1936, dirigido por David Hand e produzido pelos estúdios Walt Disney; nos quadrinhos, o estudo se detém na personagem Neve, do título mensal Fábulas, mais precisamente na minissérie As mil e uma noites, escrita por Bill Willingham. Após fazer uma revisão bibliográfica, o estudo analisa, comparativamente, a personagem em suas diferentes versões, levando em conta aspectos contextuais, bem como as especificidades de cada mídia e a maneira como cada personagem é representada.LuminaMiranda, Allana Dilene de Araújo deMousinho, Luiz Antonio2015-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/304Lumina; v. 9, n. 1 (2015)e-1981-40701516-0785reponame:Revista Luminainstname:Universidade Federal do Rio de Janeiroinstacron:UFRJporhttps://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/304/381info:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-29T20:26:34Zmail@mail.com - |
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O presente trabalho analisa, pelo viés da teoria da adaptação, como a personagem Branca de Neve é construída e representada em três diferentes mídias: a literatura, o cinema e as histórias em quadrinhos. Na literatura, toma-se por base o conto Branca de Neve e os sete anões, dos irmãos Jacob e Wilhelm Grimm; no cinema, o estudo se detém sobre o filme homônimo de 1936, dirigido por David Hand e produzido pelos estúdios Walt Disney; nos quadrinhos, o estudo se detém na personagem Neve, do título mensal Fábulas, mais precisamente na minissérie As mil e uma noites, escrita por Bill Willingham. Após fazer uma revisão bibliográfica, o estudo analisa, comparativamente, a personagem em suas diferentes versões, levando em conta aspectos contextuais, bem como as especificidades de cada mídia e a maneira como cada personagem é representada. |
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