A narrativa como vetor ético-ideológico: revisando o legado de Frank Capra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caleiro, Maurício de Medeiros
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Lumina
Texto Completo: https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/155
Resumo: Análise crítica das estratégias narrativas empregadas pelo filme A Felicidade Não se Compra (It’s a Wonderful Life, Frank Capra, EUA, 1946), comparando-as com aquelas adotadas por duas de suas refilmagens na última década: Um Homem de Família (The Family Man, Brett Ratner, EUA, 2000) e Click (Frank Coraci, EUA, 2006). Enfatiza-se tanto o exame de aspectos formais estruturais das narrativas quanto o papel que estes desempenham na construção de um ethos ideológico que, a um tempo, questiona a imagem de Capra como um ícone do populismo moralista no cinema e, a partir de seu legado, interroga o status axiológico da tradição cinematográfica norte-americana. 
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