Efeito de Terceira Pessoa na política alagoana: impacto da cobertura midiática na Operação Taturana
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Lumina |
Texto Completo: | https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/158 |
Resumo: | O artigo pretende analisar o Efeito de Terceira Pessoa na Comunicação na cobertura da mídia sobre a Operação Taturana, desencadeada em Alagoas no final de 2007. Investiga-se como as pessoas avaliam o impacto dessa cobertura em si e nos outros, na formação de opinião acerca dos deputados, em três distâncias psicológicas, e se isto pode desencadear tomadas de atitudes contrárias a eles. Os resultados demonstraram que, no geral, as pessoas perceberam o impacto como sendo maior em si, e menor nos outros, e a possibilidade de eles votarem em um deputado indiciado é menor se comparado aos outros, nas três distâncias psicológicas. Porém, o uso da mídia não demonstrou que, quanto maior o tempo no qual o entrevistado se dedicaria a notícias locas, maior seria a discrepância do efeito em si e nos outros – em ambos os componentes. |
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Efeito de Terceira Pessoa na política alagoana: impacto da cobertura midiática na Operação TaturanaEfeito de Terceira Pessoa; política; Operação TaturanaO artigo pretende analisar o Efeito de Terceira Pessoa na Comunicação na cobertura da mídia sobre a Operação Taturana, desencadeada em Alagoas no final de 2007. Investiga-se como as pessoas avaliam o impacto dessa cobertura em si e nos outros, na formação de opinião acerca dos deputados, em três distâncias psicológicas, e se isto pode desencadear tomadas de atitudes contrárias a eles. Os resultados demonstraram que, no geral, as pessoas perceberam o impacto como sendo maior em si, e menor nos outros, e a possibilidade de eles votarem em um deputado indiciado é menor se comparado aos outros, nas três distâncias psicológicas. Porém, o uso da mídia não demonstrou que, quanto maior o tempo no qual o entrevistado se dedicaria a notícias locas, maior seria a discrepância do efeito em si e nos outros – em ambos os componentes. LuminaBraga, Vitor2014-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/158Lumina; v. 4, n. 1 (2010)e-1981-40701516-0785reponame:Revista Luminainstname:Universidade Federal do Rio de Janeiroinstacron:UFRJporhttps://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/158/152Direitos autorais 2014 Luminainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-29T20:26:46Zmail@mail.com - |
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O artigo pretende analisar o Efeito de Terceira Pessoa na Comunicação na cobertura da mídia sobre a Operação Taturana, desencadeada em Alagoas no final de 2007. Investiga-se como as pessoas avaliam o impacto dessa cobertura em si e nos outros, na formação de opinião acerca dos deputados, em três distâncias psicológicas, e se isto pode desencadear tomadas de atitudes contrárias a eles. Os resultados demonstraram que, no geral, as pessoas perceberam o impacto como sendo maior em si, e menor nos outros, e a possibilidade de eles votarem em um deputado indiciado é menor se comparado aos outros, nas três distâncias psicológicas. Porém, o uso da mídia não demonstrou que, quanto maior o tempo no qual o entrevistado se dedicaria a notícias locas, maior seria a discrepância do efeito em si e nos outros – em ambos os componentes. |
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