O encontro com o outro no processo de produção do jornalismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dionízio, Priscila Martins
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Lumina
Texto Completo: https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/159
Resumo: O espaço mediático se constitui como importante esfera de trocas simbólicas e compartilhamento de sentidos na sociedade contemporânea. A atividade jornalística, prática discursiva componente desse espaço, dá a ver os atores sociais e expande os horizontes da realidade nos colocando em contato com diferentes culturas e modos de produção de sentido. No entanto, a singularidade da diferença, muitas vezes, acaba sendo simplificada no processo de tessitura da narrativa jornalística. A relação que o comunicador trava com o real e com a alteridade, para ressignificá-los na esfera do discurso, é reflexão primeira deste estudo. Passamos depois à busca de perspectivas que permitam o desenvolvimento de uma práxis jornalística mais plural, num processo de comunhão comunicativa, exercitando a escuta-aberta da diferença e o diálogo com o outro. 
id UFRJ-12_f59ef1fcf20790645fcb4e4afa5989a4
oai_identifier_str oai:lumina.ufjf.emnuvens.com.br:article/159
network_acronym_str UFRJ-12
network_name_str Revista Lumina
spelling O encontro com o outro no processo de produção do jornalismojornalismo; alteridade; conhecimento do outroO espaço mediático se constitui como importante esfera de trocas simbólicas e compartilhamento de sentidos na sociedade contemporânea. A atividade jornalística, prática discursiva componente desse espaço, dá a ver os atores sociais e expande os horizontes da realidade nos colocando em contato com diferentes culturas e modos de produção de sentido. No entanto, a singularidade da diferença, muitas vezes, acaba sendo simplificada no processo de tessitura da narrativa jornalística. A relação que o comunicador trava com o real e com a alteridade, para ressignificá-los na esfera do discurso, é reflexão primeira deste estudo. Passamos depois à busca de perspectivas que permitam o desenvolvimento de uma práxis jornalística mais plural, num processo de comunhão comunicativa, exercitando a escuta-aberta da diferença e o diálogo com o outro. LuminaDionízio, Priscila Martins2010-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/159Lumina; v. 4, n. 1 (2010)e-1981-40701516-0785reponame:Revista Luminainstname:Universidade Federal do Rio de Janeiroinstacron:UFRJporhttps://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/159/153Direitos autorais 2014 Luminainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-29T20:26:52Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv O encontro com o outro no processo de produção do jornalismo
title O encontro com o outro no processo de produção do jornalismo
spellingShingle O encontro com o outro no processo de produção do jornalismo
Dionízio, Priscila Martins
jornalismo; alteridade; conhecimento do outro
title_short O encontro com o outro no processo de produção do jornalismo
title_full O encontro com o outro no processo de produção do jornalismo
title_fullStr O encontro com o outro no processo de produção do jornalismo
title_full_unstemmed O encontro com o outro no processo de produção do jornalismo
title_sort O encontro com o outro no processo de produção do jornalismo
author Dionízio, Priscila Martins
author_facet Dionízio, Priscila Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Dionízio, Priscila Martins
dc.subject.por.fl_str_mv jornalismo; alteridade; conhecimento do outro
topic jornalismo; alteridade; conhecimento do outro
dc.description.none.fl_txt_mv O espaço mediático se constitui como importante esfera de trocas simbólicas e compartilhamento de sentidos na sociedade contemporânea. A atividade jornalística, prática discursiva componente desse espaço, dá a ver os atores sociais e expande os horizontes da realidade nos colocando em contato com diferentes culturas e modos de produção de sentido. No entanto, a singularidade da diferença, muitas vezes, acaba sendo simplificada no processo de tessitura da narrativa jornalística. A relação que o comunicador trava com o real e com a alteridade, para ressignificá-los na esfera do discurso, é reflexão primeira deste estudo. Passamos depois à busca de perspectivas que permitam o desenvolvimento de uma práxis jornalística mais plural, num processo de comunhão comunicativa, exercitando a escuta-aberta da diferença e o diálogo com o outro. 
description O espaço mediático se constitui como importante esfera de trocas simbólicas e compartilhamento de sentidos na sociedade contemporânea. A atividade jornalística, prática discursiva componente desse espaço, dá a ver os atores sociais e expande os horizontes da realidade nos colocando em contato com diferentes culturas e modos de produção de sentido. No entanto, a singularidade da diferença, muitas vezes, acaba sendo simplificada no processo de tessitura da narrativa jornalística. A relação que o comunicador trava com o real e com a alteridade, para ressignificá-los na esfera do discurso, é reflexão primeira deste estudo. Passamos depois à busca de perspectivas que permitam o desenvolvimento de uma práxis jornalística mais plural, num processo de comunhão comunicativa, exercitando a escuta-aberta da diferença e o diálogo com o outro. 
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-06
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/159
url https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/159/153
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2014 Lumina
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2014 Lumina
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lumina
publisher.none.fl_str_mv Lumina
dc.source.none.fl_str_mv Lumina; v. 4, n. 1 (2010)
e-1981-4070
1516-0785
reponame:Revista Lumina
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro
instacron:UFRJ
reponame_str Revista Lumina
collection Revista Lumina
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1624478394445987840