Das experiências de (des)qualificação das pessoas à precariedade dos laços entre os seres que habitam o mundo escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Resende, José Manuel
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Caetano, Pedro, Dionísio, Bruno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Dilemas : Revista de Estudos de Conflito e Controle Social (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/dilemas/article/view/7249
Resumo: Perante o desígnio político de uma escola inclusi­va e obrigatória para todos, os conflitos escolares e a precariedade dos laços entre atores educati­vos tornaram-se mais visíveis, mais numerosos e mais inquietantes. A pesquisa realizada em seis escolas portuguesas de ensino médio procurou compreender os juízos críticos e morais produ­zidos por esses atores diante de situações ex­perienciadas como injustas ou humilhantes. Por outro lado, exploraram-se as modalidades de ad­ministração dos conflitos e dos laços entre eles. O artigo discute, assim, os problemas da (con)vi­vência em meio escolar e os limites da cidadania democrática na escola contemporânea. In light of the political proposal for inclusive and compulso­ry schooling for all, school conflicts and the precariousness of the bonds between educational actors have become more visible, numerous and disturbing. The article From the Experiences of People's (Dis)Qualification to the Precariousness of the Bonds between those who In­habit the School World describes a survey conducted in six Portuguese secondary schools aiming to understand the critical and moral thinking produced by educational figures in relation to experiences felt to be unjust or humili­ating. On the other hand, the forms of managing conflicts and bonds between actors are also explored. The article thus discusses problems confronted in school living and the limits of democratic citizenship in the contemporary school.Keywords: school experience, injustice, humiliation, school conflicts, educational bonds
id UFRJ-13_1670adefd0d4edf769a722aa05fd536b
oai_identifier_str oai:www.revistas.ufrj.br:article/7249
network_acronym_str UFRJ-13
network_name_str Dilemas : Revista de Estudos de Conflito e Controle Social (Online)
repository_id_str
spelling Das experiências de (des)qualificação das pessoas à precariedade dos laços entre os seres que habitam o mundo escolarexperiência escolar, injustiça, humilhação, conflitos escolares, laços educativosPerante o desígnio político de uma escola inclusi­va e obrigatória para todos, os conflitos escolares e a precariedade dos laços entre atores educati­vos tornaram-se mais visíveis, mais numerosos e mais inquietantes. A pesquisa realizada em seis escolas portuguesas de ensino médio procurou compreender os juízos críticos e morais produ­zidos por esses atores diante de situações ex­perienciadas como injustas ou humilhantes. Por outro lado, exploraram-se as modalidades de ad­ministração dos conflitos e dos laços entre eles. O artigo discute, assim, os problemas da (con)vi­vência em meio escolar e os limites da cidadania democrática na escola contemporânea. In light of the political proposal for inclusive and compulso­ry schooling for all, school conflicts and the precariousness of the bonds between educational actors have become more visible, numerous and disturbing. The article From the Experiences of People's (Dis)Qualification to the Precariousness of the Bonds between those who In­habit the School World describes a survey conducted in six Portuguese secondary schools aiming to understand the critical and moral thinking produced by educational figures in relation to experiences felt to be unjust or humili­ating. On the other hand, the forms of managing conflicts and bonds between actors are also explored. The article thus discusses problems confronted in school living and the limits of democratic citizenship in the contemporary school.Keywords: school experience, injustice, humiliation, school conflicts, educational bondsDilemasResende, José ManuelCaetano, PedroDionísio, Bruno2014-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/dilemas/article/view/7249Dilemas - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social; v. 7, n. 1 (2014); 11-38Dilemas – Revista de Estudos de Conflito e Controle Social; v. 7, n. 1 (2014); 11-38Dilemas - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social; v. 7, n. 1 (2014); 11-382178-27921983-5922reponame:Dilemas : Revista de Estudos de Conflito e Controle Social (Online)instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/dilemas/article/view/7249/5830Direitos autorais 2022 Ao submeter um texto, o(s) autor(es) declara(m) aceitar todos os termos e condições da revista e cede(m) a ela os direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais dos artigos publicados são do autor, porém com direitos da DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social sobre a primeira publicação.https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-27T13:20:47Zoai:www.revistas.ufrj.br:article/7249Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/dilemas/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/dilemas/oaicoordenacao.dilemas@gmail.com||revistadilemas.editor@gmail.com2178-27921983-5922opendoar:2017-10-27T13:20:47Dilemas : Revista de Estudos de Conflito e Controle Social (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Das experiências de (des)qualificação das pessoas à precariedade dos laços entre os seres que habitam o mundo escolar
title Das experiências de (des)qualificação das pessoas à precariedade dos laços entre os seres que habitam o mundo escolar
spellingShingle Das experiências de (des)qualificação das pessoas à precariedade dos laços entre os seres que habitam o mundo escolar
Resende, José Manuel
experiência escolar, injustiça, humilhação, conflitos escolares, laços educativos
title_short Das experiências de (des)qualificação das pessoas à precariedade dos laços entre os seres que habitam o mundo escolar
title_full Das experiências de (des)qualificação das pessoas à precariedade dos laços entre os seres que habitam o mundo escolar
title_fullStr Das experiências de (des)qualificação das pessoas à precariedade dos laços entre os seres que habitam o mundo escolar
title_full_unstemmed Das experiências de (des)qualificação das pessoas à precariedade dos laços entre os seres que habitam o mundo escolar
title_sort Das experiências de (des)qualificação das pessoas à precariedade dos laços entre os seres que habitam o mundo escolar
author Resende, José Manuel
author_facet Resende, José Manuel
Caetano, Pedro
Dionísio, Bruno
author_role author
author2 Caetano, Pedro
Dionísio, Bruno
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Resende, José Manuel
Caetano, Pedro
Dionísio, Bruno
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv experiência escolar, injustiça, humilhação, conflitos escolares, laços educativos
topic experiência escolar, injustiça, humilhação, conflitos escolares, laços educativos
description Perante o desígnio político de uma escola inclusi­va e obrigatória para todos, os conflitos escolares e a precariedade dos laços entre atores educati­vos tornaram-se mais visíveis, mais numerosos e mais inquietantes. A pesquisa realizada em seis escolas portuguesas de ensino médio procurou compreender os juízos críticos e morais produ­zidos por esses atores diante de situações ex­perienciadas como injustas ou humilhantes. Por outro lado, exploraram-se as modalidades de ad­ministração dos conflitos e dos laços entre eles. O artigo discute, assim, os problemas da (con)vi­vência em meio escolar e os limites da cidadania democrática na escola contemporânea. In light of the political proposal for inclusive and compulso­ry schooling for all, school conflicts and the precariousness of the bonds between educational actors have become more visible, numerous and disturbing. The article From the Experiences of People's (Dis)Qualification to the Precariousness of the Bonds between those who In­habit the School World describes a survey conducted in six Portuguese secondary schools aiming to understand the critical and moral thinking produced by educational figures in relation to experiences felt to be unjust or humili­ating. On the other hand, the forms of managing conflicts and bonds between actors are also explored. The article thus discusses problems confronted in school living and the limits of democratic citizenship in the contemporary school.Keywords: school experience, injustice, humiliation, school conflicts, educational bonds
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-05
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/dilemas/article/view/7249
url https://revistas.ufrj.br/index.php/dilemas/article/view/7249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/dilemas/article/view/7249/5830
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Dilemas
publisher.none.fl_str_mv Dilemas
dc.source.none.fl_str_mv Dilemas - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social; v. 7, n. 1 (2014); 11-38
Dilemas – Revista de Estudos de Conflito e Controle Social; v. 7, n. 1 (2014); 11-38
Dilemas - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social; v. 7, n. 1 (2014); 11-38
2178-2792
1983-5922
reponame:Dilemas : Revista de Estudos de Conflito e Controle Social (Online)
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Dilemas : Revista de Estudos de Conflito e Controle Social (Online)
collection Dilemas : Revista de Estudos de Conflito e Controle Social (Online)
repository.name.fl_str_mv Dilemas : Revista de Estudos de Conflito e Controle Social (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv coordenacao.dilemas@gmail.com||revistadilemas.editor@gmail.com
_version_ 1798325313076199424