‘Motivo presumido: sentimento': Identidade religiosa e estigmatização escolar no Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Ana Paula Mendes de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Dilemas : Revista de Estudos de Conflito e Controle Social (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/dilemas/article/view/7319
Resumo: Um estudante é ofendido por uma professora por causa de sua identidade religiosa. O caso só vira inquérito depois de virar matéria na mídia, apesar da interferência da família. Tomando o caso como paradigma, o artigo apresenta as controvérsias em torno da intolerância religiosa no espaço público e seus desdobramentos oficiais, visando entender como dispositivos jurídico-policiais são usados para configurar uma “discriminação”, enquanto outros desqualificam a legitimidade da demanda. A student is offended by a teacher because of their religious identity. Despite the student family's claims to citizenship rights, the story had only become a police case after getting media attention. Taking the case as a paradigm, the article ‘Presumed Reason: Sentiment': Religious Identity and Stigmatization at School in Rio de Janeiro presents the disputes around religious intolerance in the public sphere and its formal developments in order to understand how legal and police devices are deployed to describe a “discrimination”, while others disqualify the legitimacy of the demand.Keywords: Religious intolerance, school, stigmatization, management of institutional conflicts, Rio de Janeiro
id UFRJ-13_8fb3893e7dc66d555b1d64117c0e2600
oai_identifier_str oai:www.revistas.ufrj.br:article/7319
network_acronym_str UFRJ-13
network_name_str Dilemas : Revista de Estudos de Conflito e Controle Social (Online)
repository_id_str
spelling ‘Motivo presumido: sentimento': Identidade religiosa e estigmatização escolar no Rio de Janeirointolerância religiosa, escola, estigmatização, administração institucional de conflitos, Rio de JaneiroUm estudante é ofendido por uma professora por causa de sua identidade religiosa. O caso só vira inquérito depois de virar matéria na mídia, apesar da interferência da família. Tomando o caso como paradigma, o artigo apresenta as controvérsias em torno da intolerância religiosa no espaço público e seus desdobramentos oficiais, visando entender como dispositivos jurídico-policiais são usados para configurar uma “discriminação”, enquanto outros desqualificam a legitimidade da demanda. A student is offended by a teacher because of their religious identity. Despite the student family's claims to citizenship rights, the story had only become a police case after getting media attention. Taking the case as a paradigm, the article ‘Presumed Reason: Sentiment': Religious Identity and Stigmatization at School in Rio de Janeiro presents the disputes around religious intolerance in the public sphere and its formal developments in order to understand how legal and police devices are deployed to describe a “discrimination”, while others disqualify the legitimacy of the demand.Keywords: Religious intolerance, school, stigmatization, management of institutional conflicts, Rio de JaneiroDilemasMiranda, Ana Paula Mendes de2015-09-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/dilemas/article/view/7319Dilemas - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social; Especial 1 - ‘Juventude, violência e controle socioespacial na França e no Brasil'; 139-164Dilemas – Revista de Estudos de Conflito e Controle Social; Especial 1 - ‘Juventude, violência e controle socioespacial na França e no Brasil'; 139-164Dilemas - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social; Especial 1 - ‘Juventude, violência e controle socioespacial na França e no Brasil'; 139-1642178-27921983-5922reponame:Dilemas : Revista de Estudos de Conflito e Controle Social (Online)instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/dilemas/article/view/7319/5898Direitos autorais 2022 Ao submeter um texto, o(s) autor(es) declara(m) aceitar todos os termos e condições da revista e cede(m) a ela os direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais dos artigos publicados são do autor, porém com direitos da DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social sobre a primeira publicação.https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-05T22:09:29Zoai:www.revistas.ufrj.br:article/7319Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/dilemas/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/dilemas/oaicoordenacao.dilemas@gmail.com||revistadilemas.editor@gmail.com2178-27921983-5922opendoar:2017-12-05T22:09:29Dilemas : Revista de Estudos de Conflito e Controle Social (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv ‘Motivo presumido: sentimento': Identidade religiosa e estigmatização escolar no Rio de Janeiro
title ‘Motivo presumido: sentimento': Identidade religiosa e estigmatização escolar no Rio de Janeiro
spellingShingle ‘Motivo presumido: sentimento': Identidade religiosa e estigmatização escolar no Rio de Janeiro
Miranda, Ana Paula Mendes de
intolerância religiosa, escola, estigmatização, administração institucional de conflitos, Rio de Janeiro
title_short ‘Motivo presumido: sentimento': Identidade religiosa e estigmatização escolar no Rio de Janeiro
title_full ‘Motivo presumido: sentimento': Identidade religiosa e estigmatização escolar no Rio de Janeiro
title_fullStr ‘Motivo presumido: sentimento': Identidade religiosa e estigmatização escolar no Rio de Janeiro
title_full_unstemmed ‘Motivo presumido: sentimento': Identidade religiosa e estigmatização escolar no Rio de Janeiro
title_sort ‘Motivo presumido: sentimento': Identidade religiosa e estigmatização escolar no Rio de Janeiro
author Miranda, Ana Paula Mendes de
author_facet Miranda, Ana Paula Mendes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Ana Paula Mendes de
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv intolerância religiosa, escola, estigmatização, administração institucional de conflitos, Rio de Janeiro
topic intolerância religiosa, escola, estigmatização, administração institucional de conflitos, Rio de Janeiro
description Um estudante é ofendido por uma professora por causa de sua identidade religiosa. O caso só vira inquérito depois de virar matéria na mídia, apesar da interferência da família. Tomando o caso como paradigma, o artigo apresenta as controvérsias em torno da intolerância religiosa no espaço público e seus desdobramentos oficiais, visando entender como dispositivos jurídico-policiais são usados para configurar uma “discriminação”, enquanto outros desqualificam a legitimidade da demanda. A student is offended by a teacher because of their religious identity. Despite the student family's claims to citizenship rights, the story had only become a police case after getting media attention. Taking the case as a paradigm, the article ‘Presumed Reason: Sentiment': Religious Identity and Stigmatization at School in Rio de Janeiro presents the disputes around religious intolerance in the public sphere and its formal developments in order to understand how legal and police devices are deployed to describe a “discrimination”, while others disqualify the legitimacy of the demand.Keywords: Religious intolerance, school, stigmatization, management of institutional conflicts, Rio de Janeiro
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-16
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/dilemas/article/view/7319
url https://revistas.ufrj.br/index.php/dilemas/article/view/7319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/dilemas/article/view/7319/5898
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Dilemas
publisher.none.fl_str_mv Dilemas
dc.source.none.fl_str_mv Dilemas - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social; Especial 1 - ‘Juventude, violência e controle socioespacial na França e no Brasil'; 139-164
Dilemas – Revista de Estudos de Conflito e Controle Social; Especial 1 - ‘Juventude, violência e controle socioespacial na França e no Brasil'; 139-164
Dilemas - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social; Especial 1 - ‘Juventude, violência e controle socioespacial na França e no Brasil'; 139-164
2178-2792
1983-5922
reponame:Dilemas : Revista de Estudos de Conflito e Controle Social (Online)
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Dilemas : Revista de Estudos de Conflito e Controle Social (Online)
collection Dilemas : Revista de Estudos de Conflito e Controle Social (Online)
repository.name.fl_str_mv Dilemas : Revista de Estudos de Conflito e Controle Social (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv coordenacao.dilemas@gmail.com||revistadilemas.editor@gmail.com
_version_ 1798325312069566464