O brincar em tempos de pandemia da covid-19: reflexões sob a perspectiva da terapia ocupacional/ Playing in Covid-19 pandemic times: reflections from the occupational therapy perspective

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pfeifer, Luzia Iara
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Sant'Anna, Maria Madalena Moraes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revisbrato
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/41994
Resumo: Objetivo: refletir sobre as ações da terapia ocupacional sustentadas nas ocupações e na construção de vivências lúdicas que garantam o desenvolvimento das habilidades de acordo com as competências reais de cada criança e das necessidades de cada família. Síntese: A COVID-19 tem causado um forte impacto nas ocupações humanas, portanto, o brincar deve ser revisto na perspectiva do contexto domiciliar, onde rotinas e hábitos foram alterados, influenciando diretamente nos espaços e disponibilidades para momentos lúdicos acontecerem no dia a dia das crianças. Conclusão: rotinas e hábitos instáveis das crianças, devido à pandemia da COVID-19, podem desencadear a diminuição de momentos lúdicos.Palavras-chave: Pré-escolar. Atividades cotidianas. Isolamento social.  Abstract Aims: to reflect on the actions of occupational therapy sustained in occupations and the construction of playful experiences that guarantee the development of skills according to each child's real skills and the needs of each family. Synthesis: The COVID-19 has had a substantial impact on human occupations, so should review playing from the home context perspective, where routines and habits have been changed, because it depends on the characteristics, pattern and performance skills of each child. Conclusion: children's unstable routines and habits due to the pandemic of COVID-19 can reduce playful moments.Keywords: Preschool. Activities of daily living. Activities. Social isolation.  Resumen Objetivo: reflexionar sobre acciones de terapia ocupacional basadas en ocupaciones y la construcción de experiencias lúdicas que garanticen el desarrollo de habilidades de acuerdo a las habilidades reales de cada niño y familia. Sínteses: COVID-19 ha tenido fuerte impacto en las ocupaciones humanas, asi el juego debe revisarse desde la perspectiva del contexto familiar, donde se han cambiados rutinas y hábitos, ya que depende de las características, patrón y habilidades de desempeño de cada niño. Conclusión: las rutinas y hábitos inestables de los niños, debido a la pandemia de COVID-19, pueden desencadenar la reducción de los momentos lúdicos.Palabras clave: Preescolar. Actividades cotidianas. Aislamiento social. 
id UFRJ-14_08bca2c15cc194f1a95ad575b25a1e2d
oai_identifier_str oai:www.revistas.ufrj.br:article/41994
network_acronym_str UFRJ-14
network_name_str Revisbrato
repository_id_str
spelling O brincar em tempos de pandemia da covid-19: reflexões sob a perspectiva da terapia ocupacional/ Playing in Covid-19 pandemic times: reflections from the occupational therapy perspectiveciências da Saúde - Terapia OcupacionalPré-escolar. Atividades Cotidianas. Isolamento social.Terapia OcupacionalObjetivo: refletir sobre as ações da terapia ocupacional sustentadas nas ocupações e na construção de vivências lúdicas que garantam o desenvolvimento das habilidades de acordo com as competências reais de cada criança e das necessidades de cada família. Síntese: A COVID-19 tem causado um forte impacto nas ocupações humanas, portanto, o brincar deve ser revisto na perspectiva do contexto domiciliar, onde rotinas e hábitos foram alterados, influenciando diretamente nos espaços e disponibilidades para momentos lúdicos acontecerem no dia a dia das crianças. Conclusão: rotinas e hábitos instáveis das crianças, devido à pandemia da COVID-19, podem desencadear a diminuição de momentos lúdicos.Palavras-chave: Pré-escolar. Atividades cotidianas. Isolamento social.  Abstract Aims: to reflect on the actions of occupational therapy sustained in occupations and the construction of playful experiences that guarantee the development of skills according to each child's real skills and the needs of each family. Synthesis: The COVID-19 has had a substantial impact on human occupations, so should review playing from the home context perspective, where routines and habits have been changed, because it depends on the characteristics, pattern and performance skills of each child. Conclusion: children's unstable routines and habits due to the pandemic of COVID-19 can reduce playful moments.Keywords: Preschool. Activities of daily living. Activities. Social isolation.  Resumen Objetivo: reflexionar sobre acciones de terapia ocupacional basadas en ocupaciones y la construcción de experiencias lúdicas que garanticen el desarrollo de habilidades de acuerdo a las habilidades reales de cada niño y familia. Sínteses: COVID-19 ha tenido fuerte impacto en las ocupaciones humanas, asi el juego debe revisarse desde la perspectiva del contexto familiar, donde se han cambiados rutinas y hábitos, ya que depende de las características, patrón y habilidades de desempeño de cada niño. Conclusión: las rutinas y hábitos inestables de los niños, debido a la pandemia de COVID-19, pueden desencadenar la reducción de los momentos lúdicos.Palabras clave: Preescolar. Actividades cotidianas. Aislamiento social. Universidade Federal do Rio de JaneirocnpqPfeifer, Luzia IaraSant'Anna, Maria Madalena Moraes2022-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/4199410.47222/2526-3544.rbto41994Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 6, n. 1 (2022): (ISSN eletrônico 2526-3544); 834-8442526-3544reponame:Revisbratoinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/41994/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/41994/14620https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/41994/14621https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/41994/14622/*ref*/American Occupational Therapy Association (2020). Occupational therapy practice framework: domain and process. The American Journal of Occupational Therapy, 74(2). http://dx.doi.org/10.5014/ajot.2020.74S2001 Betti, A. C. M. (2020). Ocupações infantis durante o período de distanciamento social na pandemia: a percepção das mães [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de São Carlos]. https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/14118/OCUPA%c3%87%c3%95ES%20INFANTIS%20E%20PANDEMIA%20DA%20COVID-19_%20A%20PERCEP%c3%87%c3%83O%20DAS%20M%c3%83ES.docx.pdf?sequence=4&isAllowed=y Efeito Inclusão Escolar [@efeitoinclusao]. O brincar da criança com deficiência [Vídeo]. Instagram. Recuperado em 12 de outubro de 2020, In https://www.instagram.com/tv/CGQZCaRFWxD/?igshid=1i0nupm84ye4v Ferland, F. (2006). O modelo lúdico: o brincar, a criança com deficiência física e a terapia ocupacional (3a ed., M. M. M. Sant´Anna, Trad.). Editora Roca. Ferland, F. (2009). Além da deficiência física ou intelectual: um filho a ser descoberto (M. M. M. Sant´Anna, Trad.). Midiograf. Gaskill, R. L., & Perry, B. D. (2014). The neurobiological power of play – using the neurosequential model of therapeutics to guide play in the healing process. In C. A. Malchiodi, & D. A. Crenshaw, Creative arts and play therapy for attachment problems. (pp. 178-194). Guilford. Latodin [@latodin.ifrj]. (2021a, Janeiro 19). Parte 1: OIEE LATODIn's, [Vídeo]. Instagram. Recuperado em 9 de dezembro de 2020, In https://www.instagram.com/tv/CKO1CDqleAK/?igshid=jhjmc68nykk3 Latodin [@latodin.ifrj]. (2021b, Janeiro 19). Parte 2: OIEE LATODIn's [Vídeo]. Instagram. Recuperado em 9 de dezembro de 2020, In https://www.instagram.com/tv/CKO2KFFlwAk/?igshid=1rmsjk339cgwn Mattos, F. F., Pfeifer, L. I., Masalskas, E., Falchetti, F., & Panuncio-Pinto, M. P. (2011, Outubro, 11-14). Influência socioeconômica na escolha dos locais de brincadeira de crianças escolares [Apresentação em congresso]. Décimo segundo Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional e Nono Congresso Latino-Americano de Terapia Ocupacional. Ministério da Saúde. (2020). Diretrizes para diagnóstico e tratamento da COVID-19. Ministério da Saúde. https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/atencao-mulher/diretrizes-para-diagnostico-e-tratamento-da-covid-19-ms/ Neuroposturando [@neuroposturando]. (2020, setembro 14). Modelo lúdico: uma abordagem do TO no brincar da criança com def. física [Vídeo]. Instagram. Recuperado em 14 de setembro de 2020, In https://www.instagram.com/tv/CFIxrW_lxdn/?igshid=ka51jqbt4isb14/09/2020 Pfeifer, L. I., & Stagnitti, K. (2020). Terapia Learn to play: desenvolvendo habilidades para brincar de faz de conta. In L. I. Pfeifer, & M. M. M. Sant’Anna (Orgs.), Terapia ocupacional na infância: procedimentos na prática clínica (pp. 400-420). Memnom. Pfeifer, L. I., Queiroz, M. A., Santos, J. L., & Stagnitti, K. (2011). Cross-cultural adaptation and reliability of Child-Initiated Pretend Play Assessment (ChIPPA). Canadian Journal of Occupational Therapy, 78(3), 187-195. http://dx.doi.org/10.2182/cjot.2011.78.3.7 Sá, C. S. C., Pombo, A., Luz, C., Rodrigues, L., & Cordovil, R. (2020). Distanciamento social COVID-19 no Brasil: efeitos sobre a rotina de atividade física de famílias com crianças. Revista Paulista de Pediatria, 39, e2020159. http://dx.doi.org/10.1590/1984-0462/2021/39/2020159 Sant´Anna, M. M. M., & Ferland, F. (2020). Modelo lúdico: intervenção de terapia ocupacional para o brincar de crianças com deficiência. In L. I. Pfeifer, & M. M. M. Sant’Anna (Orgs.), Terapia ocupacional na infância: procedimentos na prática clínica (pp. 378-399). Memnom. Sant’Anna, M. M. M. (Org.). (2015). Instrumentos de avaliação do modelo lúdico para criança com deficiência física (EIP-ACL): manual da versão brasileira adaptada. ABPEE/M&M. Sposito, A. M. P., Santos, J. L. F., & Pfeifer, L. I. (2019). Validation of the revised knox preschool play scale for the brazilian population. Occupational Therapy International, 2019, 1-5. http://dx.doi.org/10.1155/2019/6397425 Stagnitti, K. (2020). When all the toys got sick: explaining a pandemic to a 2 year old. Learn to Play. https://www.learntoplayevents.com/product/when-all-the-toys-got-sick-explaining-a-pandemic-to-a-2-year-old/ Stagnitti, K. (2021). Learn to play therapy: principles, process and practical activities (2nd ed.). Learn to Play. National Child Traumatic Stress Network (2020). Parent/caregiver guide to helping families cope with the Coronavirus Disease 2019 (COVID-19). https://www.nctsn.org/resources/parent-caregiver-guide-to-helping-families-cope-with-the-coronavirus-disease-2019Direitos autorais 2022 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-11T14:20:20Zoai:www.revistas.ufrj.br:article/41994Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/oai||revisbrato@gmail.com2526-35442526-3544opendoar:2022-08-11T14:20:20Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O brincar em tempos de pandemia da covid-19: reflexões sob a perspectiva da terapia ocupacional/ Playing in Covid-19 pandemic times: reflections from the occupational therapy perspective
title O brincar em tempos de pandemia da covid-19: reflexões sob a perspectiva da terapia ocupacional/ Playing in Covid-19 pandemic times: reflections from the occupational therapy perspective
spellingShingle O brincar em tempos de pandemia da covid-19: reflexões sob a perspectiva da terapia ocupacional/ Playing in Covid-19 pandemic times: reflections from the occupational therapy perspective
Pfeifer, Luzia Iara
ciências da Saúde - Terapia Ocupacional
Pré-escolar. Atividades Cotidianas. Isolamento social.
Terapia Ocupacional
title_short O brincar em tempos de pandemia da covid-19: reflexões sob a perspectiva da terapia ocupacional/ Playing in Covid-19 pandemic times: reflections from the occupational therapy perspective
title_full O brincar em tempos de pandemia da covid-19: reflexões sob a perspectiva da terapia ocupacional/ Playing in Covid-19 pandemic times: reflections from the occupational therapy perspective
title_fullStr O brincar em tempos de pandemia da covid-19: reflexões sob a perspectiva da terapia ocupacional/ Playing in Covid-19 pandemic times: reflections from the occupational therapy perspective
title_full_unstemmed O brincar em tempos de pandemia da covid-19: reflexões sob a perspectiva da terapia ocupacional/ Playing in Covid-19 pandemic times: reflections from the occupational therapy perspective
title_sort O brincar em tempos de pandemia da covid-19: reflexões sob a perspectiva da terapia ocupacional/ Playing in Covid-19 pandemic times: reflections from the occupational therapy perspective
author Pfeifer, Luzia Iara
author_facet Pfeifer, Luzia Iara
Sant'Anna, Maria Madalena Moraes
author_role author
author2 Sant'Anna, Maria Madalena Moraes
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv cnpq
dc.contributor.author.fl_str_mv Pfeifer, Luzia Iara
Sant'Anna, Maria Madalena Moraes
dc.subject.por.fl_str_mv ciências da Saúde - Terapia Ocupacional
Pré-escolar. Atividades Cotidianas. Isolamento social.
Terapia Ocupacional
topic ciências da Saúde - Terapia Ocupacional
Pré-escolar. Atividades Cotidianas. Isolamento social.
Terapia Ocupacional
description Objetivo: refletir sobre as ações da terapia ocupacional sustentadas nas ocupações e na construção de vivências lúdicas que garantam o desenvolvimento das habilidades de acordo com as competências reais de cada criança e das necessidades de cada família. Síntese: A COVID-19 tem causado um forte impacto nas ocupações humanas, portanto, o brincar deve ser revisto na perspectiva do contexto domiciliar, onde rotinas e hábitos foram alterados, influenciando diretamente nos espaços e disponibilidades para momentos lúdicos acontecerem no dia a dia das crianças. Conclusão: rotinas e hábitos instáveis das crianças, devido à pandemia da COVID-19, podem desencadear a diminuição de momentos lúdicos.Palavras-chave: Pré-escolar. Atividades cotidianas. Isolamento social.  Abstract Aims: to reflect on the actions of occupational therapy sustained in occupations and the construction of playful experiences that guarantee the development of skills according to each child's real skills and the needs of each family. Synthesis: The COVID-19 has had a substantial impact on human occupations, so should review playing from the home context perspective, where routines and habits have been changed, because it depends on the characteristics, pattern and performance skills of each child. Conclusion: children's unstable routines and habits due to the pandemic of COVID-19 can reduce playful moments.Keywords: Preschool. Activities of daily living. Activities. Social isolation.  Resumen Objetivo: reflexionar sobre acciones de terapia ocupacional basadas en ocupaciones y la construcción de experiencias lúdicas que garanticen el desarrollo de habilidades de acuerdo a las habilidades reales de cada niño y familia. Sínteses: COVID-19 ha tenido fuerte impacto en las ocupaciones humanas, asi el juego debe revisarse desde la perspectiva del contexto familiar, donde se han cambiados rutinas y hábitos, ya que depende de las características, patrón y habilidades de desempeño de cada niño. Conclusión: las rutinas y hábitos inestables de los niños, debido a la pandemia de COVID-19, pueden desencadenar la reducción de los momentos lúdicos.Palabras clave: Preescolar. Actividades cotidianas. Aislamiento social. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/41994
10.47222/2526-3544.rbto41994
url https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/41994
identifier_str_mv 10.47222/2526-3544.rbto41994
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/41994/pdf
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/41994/14620
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/41994/14621
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/41994/14622
/*ref*/American Occupational Therapy Association (2020). Occupational therapy practice framework: domain and process. The American Journal of Occupational Therapy, 74(2). http://dx.doi.org/10.5014/ajot.2020.74S2001 Betti, A. C. M. (2020). Ocupações infantis durante o período de distanciamento social na pandemia: a percepção das mães [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de São Carlos]. https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/14118/OCUPA%c3%87%c3%95ES%20INFANTIS%20E%20PANDEMIA%20DA%20COVID-19_%20A%20PERCEP%c3%87%c3%83O%20DAS%20M%c3%83ES.docx.pdf?sequence=4&isAllowed=y Efeito Inclusão Escolar [@efeitoinclusao]. O brincar da criança com deficiência [Vídeo]. Instagram. Recuperado em 12 de outubro de 2020, In https://www.instagram.com/tv/CGQZCaRFWxD/?igshid=1i0nupm84ye4v Ferland, F. (2006). O modelo lúdico: o brincar, a criança com deficiência física e a terapia ocupacional (3a ed., M. M. M. Sant´Anna, Trad.). Editora Roca. Ferland, F. (2009). Além da deficiência física ou intelectual: um filho a ser descoberto (M. M. M. Sant´Anna, Trad.). Midiograf. Gaskill, R. L., & Perry, B. D. (2014). The neurobiological power of play – using the neurosequential model of therapeutics to guide play in the healing process. In C. A. Malchiodi, & D. A. Crenshaw, Creative arts and play therapy for attachment problems. (pp. 178-194). Guilford. Latodin [@latodin.ifrj]. (2021a, Janeiro 19). Parte 1: OIEE LATODIn's, [Vídeo]. Instagram. Recuperado em 9 de dezembro de 2020, In https://www.instagram.com/tv/CKO1CDqleAK/?igshid=jhjmc68nykk3 Latodin [@latodin.ifrj]. (2021b, Janeiro 19). Parte 2: OIEE LATODIn's [Vídeo]. Instagram. Recuperado em 9 de dezembro de 2020, In https://www.instagram.com/tv/CKO2KFFlwAk/?igshid=1rmsjk339cgwn Mattos, F. F., Pfeifer, L. I., Masalskas, E., Falchetti, F., & Panuncio-Pinto, M. P. (2011, Outubro, 11-14). Influência socioeconômica na escolha dos locais de brincadeira de crianças escolares [Apresentação em congresso]. Décimo segundo Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional e Nono Congresso Latino-Americano de Terapia Ocupacional. Ministério da Saúde. (2020). Diretrizes para diagnóstico e tratamento da COVID-19. Ministério da Saúde. https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/atencao-mulher/diretrizes-para-diagnostico-e-tratamento-da-covid-19-ms/ Neuroposturando [@neuroposturando]. (2020, setembro 14). Modelo lúdico: uma abordagem do TO no brincar da criança com def. física [Vídeo]. Instagram. Recuperado em 14 de setembro de 2020, In https://www.instagram.com/tv/CFIxrW_lxdn/?igshid=ka51jqbt4isb14/09/2020 Pfeifer, L. I., & Stagnitti, K. (2020). Terapia Learn to play: desenvolvendo habilidades para brincar de faz de conta. In L. I. Pfeifer, & M. M. M. Sant’Anna (Orgs.), Terapia ocupacional na infância: procedimentos na prática clínica (pp. 400-420). Memnom. Pfeifer, L. I., Queiroz, M. A., Santos, J. L., & Stagnitti, K. (2011). Cross-cultural adaptation and reliability of Child-Initiated Pretend Play Assessment (ChIPPA). Canadian Journal of Occupational Therapy, 78(3), 187-195. http://dx.doi.org/10.2182/cjot.2011.78.3.7 Sá, C. S. C., Pombo, A., Luz, C., Rodrigues, L., & Cordovil, R. (2020). Distanciamento social COVID-19 no Brasil: efeitos sobre a rotina de atividade física de famílias com crianças. Revista Paulista de Pediatria, 39, e2020159. http://dx.doi.org/10.1590/1984-0462/2021/39/2020159 Sant´Anna, M. M. M., & Ferland, F. (2020). Modelo lúdico: intervenção de terapia ocupacional para o brincar de crianças com deficiência. In L. I. Pfeifer, & M. M. M. Sant’Anna (Orgs.), Terapia ocupacional na infância: procedimentos na prática clínica (pp. 378-399). Memnom. Sant’Anna, M. M. M. (Org.). (2015). Instrumentos de avaliação do modelo lúdico para criança com deficiência física (EIP-ACL): manual da versão brasileira adaptada. ABPEE/M&M. Sposito, A. M. P., Santos, J. L. F., & Pfeifer, L. I. (2019). Validation of the revised knox preschool play scale for the brazilian population. Occupational Therapy International, 2019, 1-5. http://dx.doi.org/10.1155/2019/6397425 Stagnitti, K. (2020). When all the toys got sick: explaining a pandemic to a 2 year old. Learn to Play. https://www.learntoplayevents.com/product/when-all-the-toys-got-sick-explaining-a-pandemic-to-a-2-year-old/ Stagnitti, K. (2021). Learn to play therapy: principles, process and practical activities (2nd ed.). Learn to Play. National Child Traumatic Stress Network (2020). Parent/caregiver guide to helping families cope with the Coronavirus Disease 2019 (COVID-19). https://www.nctsn.org/resources/parent-caregiver-guide-to-helping-families-cope-with-the-coronavirus-disease-2019
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 6, n. 1 (2022): (ISSN eletrônico 2526-3544); 834-844
2526-3544
reponame:Revisbrato
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Revisbrato
collection Revisbrato
repository.name.fl_str_mv Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv ||revisbrato@gmail.com
_version_ 1798321180508160000