Desafios do ensino aprendizagem em tempos de pandemia: relato de uma construção baseada em metodologias ativas/Teaching and learning challenges in pandemic times: an experience based on active methodologies

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duque, Andrezza Marques
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Hiratuka-Soares, Erika, Silva, Larissa Galvão da, Andrade, Francisco Leal de, Souza, Marina Batista Chaves Azevedo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revisbrato
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/41765
Resumo: Objetivo: Descrever, analisar e refletir sobre o processo de construção/implementação de uma subunidade curricular obrigatória remota, que ocorreu durante a pandemia. Síntese dos elementos do estudo: Realizou-se uma caracterização da instituição e do curso onde ocorreu o processo e, posteriormente, expõe-se o processo de desenvolvimento da subunidade curricular (o funcionamento antes da pandemia e o resultado da reformulação/adaptação/implementação da subunidade curricular remota pelos docentes). Conclusão: Foram identificados desafios, limites e potencialidades desse processo, incluindo: manejo das plataformas, qualidade das conexões e do ensino, acesso às referências bibliográficas, protagonismo e motivação dos estudantes, contato com profissionais de outras instituições.Palavras-chave: COVID-19. Ensino remoto. Tecnologias de informação e comunicação. Terapia Ocupacional.  AbstractObjective: To describe, analyze and reflect about the implementation process of a mandatory curricular component which happened during the pandemic by University professors. Synthesis of the study elements: We did a characterization of the University and after we described the process, including the development process of the curricular component before the pandemic period and the reformulation process before the implementation of remote education. Conclusion: We described the challenges, limits and potentialities, including: the management of platforms, the quality of connections, the access to scientific references, the protagonism and motivation of the students who were involved, and the approximation between the students and Occupational Therapists from other Universities.Keywords: COVID-19. Remote education; Information and communication technologies. Occupational Therapy. ResumenObjetivo: Describir, analizar y reflexionar sobre el proceso de construcción/implementación de una unidad educativa obligatoria remota, que se produjo durante la pandemia. Síntesis de los elementos de estudio: Se realizó una caracterización de la institución y del curso donde se llevó a cabo el proceso y, posteriormente, se expuso al proceso de desarrollo de la unidad educativa (la operación ante la pandemia y el resultado de la reformulación/adaptación/implementación de la unidad educativa remota por parte de los maestros). Conclusión: Se identificaron desafíos, límites y potencialidades de este proceso, incluyendo: gestión de plataformas, calidad de conexiones y enseñanza, acceso a referencias bibliográficas, protagonismo y motivación de los estudiantes, contacto con profesionales de otras instituciones.Palabras clave: COVID-19. Enseñanza a distancia. Tecnologías de la información y la comunicación. Terapia Ocupacional.
id UFRJ-14_0b54a768e91949e92742ef9ac45b4eec
oai_identifier_str oai:www.revistas.ufrj.br:article/41765
network_acronym_str UFRJ-14
network_name_str Revisbrato
repository_id_str
spelling Desafios do ensino aprendizagem em tempos de pandemia: relato de uma construção baseada em metodologias ativas/Teaching and learning challenges in pandemic times: an experience based on active methodologiesEducação; Fisioterapia e Terapia Ocupacional.COVID-19. Ensino remoto. Tecnologias de informação e comunicação. Terapia Ocupacional.Ensino remotoObjetivo: Descrever, analisar e refletir sobre o processo de construção/implementação de uma subunidade curricular obrigatória remota, que ocorreu durante a pandemia. Síntese dos elementos do estudo: Realizou-se uma caracterização da instituição e do curso onde ocorreu o processo e, posteriormente, expõe-se o processo de desenvolvimento da subunidade curricular (o funcionamento antes da pandemia e o resultado da reformulação/adaptação/implementação da subunidade curricular remota pelos docentes). Conclusão: Foram identificados desafios, limites e potencialidades desse processo, incluindo: manejo das plataformas, qualidade das conexões e do ensino, acesso às referências bibliográficas, protagonismo e motivação dos estudantes, contato com profissionais de outras instituições.Palavras-chave: COVID-19. Ensino remoto. Tecnologias de informação e comunicação. Terapia Ocupacional.  AbstractObjective: To describe, analyze and reflect about the implementation process of a mandatory curricular component which happened during the pandemic by University professors. Synthesis of the study elements: We did a characterization of the University and after we described the process, including the development process of the curricular component before the pandemic period and the reformulation process before the implementation of remote education. Conclusion: We described the challenges, limits and potentialities, including: the management of platforms, the quality of connections, the access to scientific references, the protagonism and motivation of the students who were involved, and the approximation between the students and Occupational Therapists from other Universities.Keywords: COVID-19. Remote education; Information and communication technologies. Occupational Therapy. ResumenObjetivo: Describir, analizar y reflexionar sobre el proceso de construcción/implementación de una unidad educativa obligatoria remota, que se produjo durante la pandemia. Síntesis de los elementos de estudio: Se realizó una caracterización de la institución y del curso donde se llevó a cabo el proceso y, posteriormente, se expuso al proceso de desarrollo de la unidad educativa (la operación ante la pandemia y el resultado de la reformulación/adaptación/implementación de la unidad educativa remota por parte de los maestros). Conclusión: Se identificaron desafíos, límites y potencialidades de este proceso, incluyendo: gestión de plataformas, calidad de conexiones y enseñanza, acceso a referencias bibliográficas, protagonismo y motivación de los estudiantes, contacto con profesionales de otras instituciones.Palabras clave: COVID-19. Enseñanza a distancia. Tecnologías de la información y la comunicación. Terapia Ocupacional.Universidade Federal do Rio de JaneiroDuque, Andrezza MarquesHiratuka-Soares, ErikaSilva, Larissa Galvão daAndrade, Francisco Leal deSouza, Marina Batista Chaves Azevedo de2021-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/4176510.47222/2526-3544.rbto41765Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 5, n. 3 (2021): (ISSN eletrônico 2526-3544); 457-4702526-3544reponame:Revisbratoinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/41765/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/41765/14603https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/41765/14604/*ref*/Brasil. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro (2020). Portaria n. 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição de aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília. Berkel, H.V. et al. (2010). Lessons from Problem-based Learning. New York: Oxford University Press. Freire, P. (2008). Educação como prática da liberdade. 31ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. Gusso, H.L. et al. (s/d). Ensino superior em tempos de pandemia: diretrizes à gestão universitária. Disponível em: 1678-4626-es-41-e238957.pdf (scielo.br) Hiratuka, E; Duque, A. M; Andrade, F. L; Silva, M. N. S; Menta, S. A; Soares, T. B. A. (2014). Metodologias ativas como estratégias de ensino: experiência da terapia ocupacional na UFS. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar., 22 (2) (Supl. Esp.), 487-492. Morales, V.J; Lopez, Y.A.F. (2020). Impactos da Pandemia na Vida Académica dos Estudantes Universitários. Revista Angolana de Extensão Universitária, 2(3) (especial), 53-67. Souza, S.C; Dourado, L. (2015). Aprendizagem baseada em problemas (ABP): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo. Holos, 31, (5), 182-200. http://doi.org/10.15628/holos.2015.2880 WHO. World Health Organization. (‎2020)‎. Coronavirus disease 2019 (‎‎COVID-19)‎‎: situation report, 55. World Health Organization. Disponível em: https://apps.who.int/iris/handle/10665/331479Direitos autorais 2021 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-02T21:20:10Zoai:www.revistas.ufrj.br:article/41765Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/oai||revisbrato@gmail.com2526-35442526-3544opendoar:2021-08-02T21:20:10Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios do ensino aprendizagem em tempos de pandemia: relato de uma construção baseada em metodologias ativas/Teaching and learning challenges in pandemic times: an experience based on active methodologies
title Desafios do ensino aprendizagem em tempos de pandemia: relato de uma construção baseada em metodologias ativas/Teaching and learning challenges in pandemic times: an experience based on active methodologies
spellingShingle Desafios do ensino aprendizagem em tempos de pandemia: relato de uma construção baseada em metodologias ativas/Teaching and learning challenges in pandemic times: an experience based on active methodologies
Duque, Andrezza Marques
Educação; Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
COVID-19. Ensino remoto. Tecnologias de informação e comunicação. Terapia Ocupacional.
Ensino remoto
title_short Desafios do ensino aprendizagem em tempos de pandemia: relato de uma construção baseada em metodologias ativas/Teaching and learning challenges in pandemic times: an experience based on active methodologies
title_full Desafios do ensino aprendizagem em tempos de pandemia: relato de uma construção baseada em metodologias ativas/Teaching and learning challenges in pandemic times: an experience based on active methodologies
title_fullStr Desafios do ensino aprendizagem em tempos de pandemia: relato de uma construção baseada em metodologias ativas/Teaching and learning challenges in pandemic times: an experience based on active methodologies
title_full_unstemmed Desafios do ensino aprendizagem em tempos de pandemia: relato de uma construção baseada em metodologias ativas/Teaching and learning challenges in pandemic times: an experience based on active methodologies
title_sort Desafios do ensino aprendizagem em tempos de pandemia: relato de uma construção baseada em metodologias ativas/Teaching and learning challenges in pandemic times: an experience based on active methodologies
author Duque, Andrezza Marques
author_facet Duque, Andrezza Marques
Hiratuka-Soares, Erika
Silva, Larissa Galvão da
Andrade, Francisco Leal de
Souza, Marina Batista Chaves Azevedo de
author_role author
author2 Hiratuka-Soares, Erika
Silva, Larissa Galvão da
Andrade, Francisco Leal de
Souza, Marina Batista Chaves Azevedo de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Duque, Andrezza Marques
Hiratuka-Soares, Erika
Silva, Larissa Galvão da
Andrade, Francisco Leal de
Souza, Marina Batista Chaves Azevedo de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
COVID-19. Ensino remoto. Tecnologias de informação e comunicação. Terapia Ocupacional.
Ensino remoto
topic Educação; Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
COVID-19. Ensino remoto. Tecnologias de informação e comunicação. Terapia Ocupacional.
Ensino remoto
description Objetivo: Descrever, analisar e refletir sobre o processo de construção/implementação de uma subunidade curricular obrigatória remota, que ocorreu durante a pandemia. Síntese dos elementos do estudo: Realizou-se uma caracterização da instituição e do curso onde ocorreu o processo e, posteriormente, expõe-se o processo de desenvolvimento da subunidade curricular (o funcionamento antes da pandemia e o resultado da reformulação/adaptação/implementação da subunidade curricular remota pelos docentes). Conclusão: Foram identificados desafios, limites e potencialidades desse processo, incluindo: manejo das plataformas, qualidade das conexões e do ensino, acesso às referências bibliográficas, protagonismo e motivação dos estudantes, contato com profissionais de outras instituições.Palavras-chave: COVID-19. Ensino remoto. Tecnologias de informação e comunicação. Terapia Ocupacional.  AbstractObjective: To describe, analyze and reflect about the implementation process of a mandatory curricular component which happened during the pandemic by University professors. Synthesis of the study elements: We did a characterization of the University and after we described the process, including the development process of the curricular component before the pandemic period and the reformulation process before the implementation of remote education. Conclusion: We described the challenges, limits and potentialities, including: the management of platforms, the quality of connections, the access to scientific references, the protagonism and motivation of the students who were involved, and the approximation between the students and Occupational Therapists from other Universities.Keywords: COVID-19. Remote education; Information and communication technologies. Occupational Therapy. ResumenObjetivo: Describir, analizar y reflexionar sobre el proceso de construcción/implementación de una unidad educativa obligatoria remota, que se produjo durante la pandemia. Síntesis de los elementos de estudio: Se realizó una caracterización de la institución y del curso donde se llevó a cabo el proceso y, posteriormente, se expuso al proceso de desarrollo de la unidad educativa (la operación ante la pandemia y el resultado de la reformulación/adaptación/implementación de la unidad educativa remota por parte de los maestros). Conclusión: Se identificaron desafíos, límites y potencialidades de este proceso, incluyendo: gestión de plataformas, calidad de conexiones y enseñanza, acceso a referencias bibliográficas, protagonismo y motivación de los estudiantes, contacto con profesionales de otras instituciones.Palabras clave: COVID-19. Enseñanza a distancia. Tecnologías de la información y la comunicación. Terapia Ocupacional.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-02
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/41765
10.47222/2526-3544.rbto41765
url https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/41765
identifier_str_mv 10.47222/2526-3544.rbto41765
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/41765/pdf
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/41765/14603
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/41765/14604
/*ref*/Brasil. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro (2020). Portaria n. 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição de aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília. Berkel, H.V. et al. (2010). Lessons from Problem-based Learning. New York: Oxford University Press. Freire, P. (2008). Educação como prática da liberdade. 31ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. Gusso, H.L. et al. (s/d). Ensino superior em tempos de pandemia: diretrizes à gestão universitária. Disponível em: 1678-4626-es-41-e238957.pdf (scielo.br) Hiratuka, E; Duque, A. M; Andrade, F. L; Silva, M. N. S; Menta, S. A; Soares, T. B. A. (2014). Metodologias ativas como estratégias de ensino: experiência da terapia ocupacional na UFS. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar., 22 (2) (Supl. Esp.), 487-492. Morales, V.J; Lopez, Y.A.F. (2020). Impactos da Pandemia na Vida Académica dos Estudantes Universitários. Revista Angolana de Extensão Universitária, 2(3) (especial), 53-67. Souza, S.C; Dourado, L. (2015). Aprendizagem baseada em problemas (ABP): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo. Holos, 31, (5), 182-200. http://doi.org/10.15628/holos.2015.2880 WHO. World Health Organization. (‎2020)‎. Coronavirus disease 2019 (‎‎COVID-19)‎‎: situation report, 55. World Health Organization. Disponível em: https://apps.who.int/iris/handle/10665/331479
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 5, n. 3 (2021): (ISSN eletrônico 2526-3544); 457-470
2526-3544
reponame:Revisbrato
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Revisbrato
collection Revisbrato
repository.name.fl_str_mv Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv ||revisbrato@gmail.com
_version_ 1814253322626924544