Ambulatório de desenvolvimento infantil: a inserção da terapia ocupacional em um serviço interdisciplinar de intervenção precoce: Child development ambulatory: the insertion of Occupational therapy in an interdisciplinary early Intervention service

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Thainá Heloisa Chaves
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Valença, Maria Luiza Luiza Goes, Silva, Ana Alice Pedro dos Santos, Barbosa, Aleide Karine Vieira Torres, Ribeiro, Patrícia Carneiro, Facundes, Vera Lúcia Dutra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revisbrato
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/55514
Resumo: Resumo Contextualização: Buscou-se caracterizar o funcionamento do Ambulatório de Desenvolvimento Infantil (ADI), bem como exemplificar as contribuições da Terapia Ocupacional neste serviço de intervenção precoce.  Processo de Intervenção: Trata-se de ambulatório de seguimento para os casos com possíveis sinais de atrasos no desenvolvimento infantil ou fatores de riscos observados, em formato interdisciplinar de orientação a cuidadores, com a presença de profissionais da Terapia Ocupacional, Fisioterapia e Fonoaudiologia concomitantemente. Análise crítica da prática: Com essa forma de atendimento, há estímulos a uma maior participação da família no tratamento, e exemplifica como a interdisciplinaridade é benéfica para o entendimento global do sujeito, bem como a participação do terapeuta ocupacional é necessária, visando o brincar e as demais ocupações como objetivo terapêutico. Síntese das considerações: O ADI é uma importante ferramenta para o rastreio de atrasos no desenvolvimento infantil, assim como o olhar terapêutico ocupacional neste espaço traz intervenções focadas no desempenho ocupacional dessas crianças, tais como o brincar e as atividades de vida diária. Palavras chave:  Desenvolvimento Infantil. Práticas Interdisciplinares. Terapia Ocupacional.
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