Contribuições da comunicação não-violenta no ensino superior/Contributions of non-violent communication in higher education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Ana Laura Costa
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Costa, Jacqueline Denubila, Cordeiro, Larissa Martins, Lima, Márcia Helena de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revisbrato
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/48603
Resumo: Introdução: A Comunicação não-violenta (CNV) é uma abordagem que possui como fundamentos características eficientes na resolução de problemas. No entanto, seu uso ainda é recente no ambiente educacional. Objetivos: avaliar as evidências disponíveis na literatura sobre a CNV no ensino superior, assim como apresentar os benefícios do seu uso no ambiente acadêmico. Método: Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, desenvolvido por meio de uma revisão integrativa da literatura. Foram priorizados estudos nas bases de dados eletrônicas Portal de Periódico CAPES, Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Google Scholar a partir dos descritores “Comunicação não-violenta”, “Ensino”, “Instituições de Ensino Superior”, “Nonviolent Communication”, “Teaching” e “Higher Education Institutions”. Resultados: Foram identificados na busca inicial 188 artigos. Desses, 07 foram incluídos nessa revisão. Houve predomínio de publicações do Brasil, no ano de 2020 e no idioma inglês. Os achados revelam que a CNV no ambiente educacional contribui para a melhora das relações entre alunos, entre alunos e professores e entre esses e seus pares. Além disso, contribui no acolhimento e identificação das necessidades próprias e dos outros e na promoção da cultura de paz, diminuindo a violência. Conclusão: Tais resultados podem auxiliar os profissionais da educação a identificar os benefícios do uso da CNV e utilizá-las no ambiente educacional, a fim de que novas relações sejam estabelecidas e para que aquelas já existentes sejam ressignificadas, por meio do diálogo compassivo, atento e acolhedor. Palavras-chave: Comunicação. Ensino. Instituições de Ensino SuperiorAbstractIntroduction: Non-violent Communication (NVC) is an approach that has efficient characteristics in problem solving as its foundations. However, its use is still recent in the educational environment. Objective: to assess the evidence available in the literature on NVC in higher education, as well as to determine the benefits of its use in the academic environment. Method: This is a study with a qualitative approach, developed through an integrative literature review. Studies were searched in the electronic databases Portal de Periódico CAPES, Regional Portal of the Virtual Health Library and Google Scholar using the descriptors "Nonviolent Communication”, “Teaching” and “Higher Education Institutions”.  Results: In the initial search, 188 articles were identified. Of these, 07 were included in this review. There was a predominance of publications from Brazil, in 2020 and in the English language. The findings suggest that NVC in the educational environment contributes to the improvement of relationships between students, between students and teachers, and between these and their peers. In addition to welcoming and identifying their own and other’s needs and promoting a culture of peace, which contributed to the reduction of violence. Conclusion: Such results can help education professionals to identify the benefits of using NVC and use them in the educational environment, so that new relationships are established and existing relationships are re-signified through dialogue compassionate, attentive and welcoming. Keywords: Communication. Teaching. Higher Education Institution. ResumenIntrodución: La Comunicación No Violenta (CNV) es un enfoque que tiene como fundamento características de eficiencia en la resolución de problemas. Sin embargo, su uso es aún reciente en el ámbito educativo. Objetivo: evaluar la evidencia disponible en la literatura sobre CNV en la educación superior, así como determinar los beneficios de su uso en el ámbito académico. Metodo: Se trata de un estudio con enfoque cualitativo, desarrollado a través de una revisión integradora de la literatura. Se buscaron estudios en las bases de datos electrónicas Portal de Periódico CAPES, Portal Regional de la Biblioteca Virtual en Salud (BVS) y Google Scholar utilizando los descriptores "Comunicación Noviolenta", "Educación” e “Instituciones de educación superior”. Resultados: En la búsqueda inicial se identificaron 188 artículos. De estos, 07 se incluyeron en esta revisión. Predominaron las publicaciones de Brasil, en 2020 y en idioma inglés. Los hallazgos sugieren que la CNV en el entorno educativo contribuye a la mejora de las relaciones entre estudiantes, entre estudiantes y profesores, y entre estos y sus compañeros. Además, contribuye a acoger e identificar las necesidades propias y ajenas y promover una cultura de paz, reduciendo la violencia. Conclusión: Estos resultados pueden ayudar a los profesionales de la educación a identificar los beneficios del uso de la CNV y utilizarlos en el entorno educativo, para que se establezcan nuevas relaciones y se resignifiquen las que ya existen, a través de un diálogo compasivo, atento y acogedor.Palabras clave: Comunicación. Enseñanza. Instituciones de Enseñanza Superior
id UFRJ-14_1b1e05b08830ea1ddb8780c4de683da3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/48603
network_acronym_str UFRJ-14
network_name_str Revisbrato
repository_id_str
spelling Contribuições da comunicação não-violenta no ensino superior/Contributions of non-violent communication in higher educationIntrodução: A Comunicação não-violenta (CNV) é uma abordagem que possui como fundamentos características eficientes na resolução de problemas. No entanto, seu uso ainda é recente no ambiente educacional. Objetivos: avaliar as evidências disponíveis na literatura sobre a CNV no ensino superior, assim como apresentar os benefícios do seu uso no ambiente acadêmico. Método: Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, desenvolvido por meio de uma revisão integrativa da literatura. Foram priorizados estudos nas bases de dados eletrônicas Portal de Periódico CAPES, Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Google Scholar a partir dos descritores “Comunicação não-violenta”, “Ensino”, “Instituições de Ensino Superior”, “Nonviolent Communication”, “Teaching” e “Higher Education Institutions”. Resultados: Foram identificados na busca inicial 188 artigos. Desses, 07 foram incluídos nessa revisão. Houve predomínio de publicações do Brasil, no ano de 2020 e no idioma inglês. Os achados revelam que a CNV no ambiente educacional contribui para a melhora das relações entre alunos, entre alunos e professores e entre esses e seus pares. Além disso, contribui no acolhimento e identificação das necessidades próprias e dos outros e na promoção da cultura de paz, diminuindo a violência. Conclusão: Tais resultados podem auxiliar os profissionais da educação a identificar os benefícios do uso da CNV e utilizá-las no ambiente educacional, a fim de que novas relações sejam estabelecidas e para que aquelas já existentes sejam ressignificadas, por meio do diálogo compassivo, atento e acolhedor. Palavras-chave: Comunicação. Ensino. Instituições de Ensino SuperiorAbstractIntroduction: Non-violent Communication (NVC) is an approach that has efficient characteristics in problem solving as its foundations. However, its use is still recent in the educational environment. Objective: to assess the evidence available in the literature on NVC in higher education, as well as to determine the benefits of its use in the academic environment. Method: This is a study with a qualitative approach, developed through an integrative literature review. Studies were searched in the electronic databases Portal de Periódico CAPES, Regional Portal of the Virtual Health Library and Google Scholar using the descriptors "Nonviolent Communication”, “Teaching” and “Higher Education Institutions”.  Results: In the initial search, 188 articles were identified. Of these, 07 were included in this review. There was a predominance of publications from Brazil, in 2020 and in the English language. The findings suggest that NVC in the educational environment contributes to the improvement of relationships between students, between students and teachers, and between these and their peers. In addition to welcoming and identifying their own and other’s needs and promoting a culture of peace, which contributed to the reduction of violence. Conclusion: Such results can help education professionals to identify the benefits of using NVC and use them in the educational environment, so that new relationships are established and existing relationships are re-signified through dialogue compassionate, attentive and welcoming. Keywords: Communication. Teaching. Higher Education Institution. ResumenIntrodución: La Comunicación No Violenta (CNV) es un enfoque que tiene como fundamento características de eficiencia en la resolución de problemas. Sin embargo, su uso es aún reciente en el ámbito educativo. Objetivo: evaluar la evidencia disponible en la literatura sobre CNV en la educación superior, así como determinar los beneficios de su uso en el ámbito académico. Metodo: Se trata de un estudio con enfoque cualitativo, desarrollado a través de una revisión integradora de la literatura. Se buscaron estudios en las bases de datos electrónicas Portal de Periódico CAPES, Portal Regional de la Biblioteca Virtual en Salud (BVS) y Google Scholar utilizando los descriptores "Comunicación Noviolenta", "Educación” e “Instituciones de educación superior”. Resultados: En la búsqueda inicial se identificaron 188 artículos. De estos, 07 se incluyeron en esta revisión. Predominaron las publicaciones de Brasil, en 2020 y en idioma inglés. Los hallazgos sugieren que la CNV en el entorno educativo contribuye a la mejora de las relaciones entre estudiantes, entre estudiantes y profesores, y entre estos y sus compañeros. Además, contribuye a acoger e identificar las necesidades propias y ajenas y promover una cultura de paz, reduciendo la violencia. Conclusión: Estos resultados pueden ayudar a los profesionales de la educación a identificar los beneficios del uso de la CNV y utilizarlos en el entorno educativo, para que se establezcan nuevas relaciones y se resignifiquen las que ya existen, a través de un diálogo compasivo, atento y acogedor.Palabras clave: Comunicación. Enseñanza. Instituciones de Enseñanza SuperiorUniversidade Federal do Rio de Janeiro2023-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/mswordhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/4860310.47222/2526-3544.rbto48603Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 7 n. 1 (2023): (ISSN eletrônico 2526-3544); 1575-15902526-3544reponame:Revisbratoinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/48603/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/48603/38519https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/48603/38520Copyright (c) 2023 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATOinfo:eu-repo/semantics/openAccessMenezes, Ana Laura CostaCosta, Jacqueline DenubilaCordeiro, Larissa MartinsLima, Márcia Helena de2023-03-07T13:43:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/48603Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/oai||revisbrato@gmail.com2526-35442526-3544opendoar:2023-03-07T13:43:33Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições da comunicação não-violenta no ensino superior/Contributions of non-violent communication in higher education
title Contribuições da comunicação não-violenta no ensino superior/Contributions of non-violent communication in higher education
spellingShingle Contribuições da comunicação não-violenta no ensino superior/Contributions of non-violent communication in higher education
Menezes, Ana Laura Costa
title_short Contribuições da comunicação não-violenta no ensino superior/Contributions of non-violent communication in higher education
title_full Contribuições da comunicação não-violenta no ensino superior/Contributions of non-violent communication in higher education
title_fullStr Contribuições da comunicação não-violenta no ensino superior/Contributions of non-violent communication in higher education
title_full_unstemmed Contribuições da comunicação não-violenta no ensino superior/Contributions of non-violent communication in higher education
title_sort Contribuições da comunicação não-violenta no ensino superior/Contributions of non-violent communication in higher education
author Menezes, Ana Laura Costa
author_facet Menezes, Ana Laura Costa
Costa, Jacqueline Denubila
Cordeiro, Larissa Martins
Lima, Márcia Helena de
author_role author
author2 Costa, Jacqueline Denubila
Cordeiro, Larissa Martins
Lima, Márcia Helena de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Ana Laura Costa
Costa, Jacqueline Denubila
Cordeiro, Larissa Martins
Lima, Márcia Helena de
description Introdução: A Comunicação não-violenta (CNV) é uma abordagem que possui como fundamentos características eficientes na resolução de problemas. No entanto, seu uso ainda é recente no ambiente educacional. Objetivos: avaliar as evidências disponíveis na literatura sobre a CNV no ensino superior, assim como apresentar os benefícios do seu uso no ambiente acadêmico. Método: Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, desenvolvido por meio de uma revisão integrativa da literatura. Foram priorizados estudos nas bases de dados eletrônicas Portal de Periódico CAPES, Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Google Scholar a partir dos descritores “Comunicação não-violenta”, “Ensino”, “Instituições de Ensino Superior”, “Nonviolent Communication”, “Teaching” e “Higher Education Institutions”. Resultados: Foram identificados na busca inicial 188 artigos. Desses, 07 foram incluídos nessa revisão. Houve predomínio de publicações do Brasil, no ano de 2020 e no idioma inglês. Os achados revelam que a CNV no ambiente educacional contribui para a melhora das relações entre alunos, entre alunos e professores e entre esses e seus pares. Além disso, contribui no acolhimento e identificação das necessidades próprias e dos outros e na promoção da cultura de paz, diminuindo a violência. Conclusão: Tais resultados podem auxiliar os profissionais da educação a identificar os benefícios do uso da CNV e utilizá-las no ambiente educacional, a fim de que novas relações sejam estabelecidas e para que aquelas já existentes sejam ressignificadas, por meio do diálogo compassivo, atento e acolhedor. Palavras-chave: Comunicação. Ensino. Instituições de Ensino SuperiorAbstractIntroduction: Non-violent Communication (NVC) is an approach that has efficient characteristics in problem solving as its foundations. However, its use is still recent in the educational environment. Objective: to assess the evidence available in the literature on NVC in higher education, as well as to determine the benefits of its use in the academic environment. Method: This is a study with a qualitative approach, developed through an integrative literature review. Studies were searched in the electronic databases Portal de Periódico CAPES, Regional Portal of the Virtual Health Library and Google Scholar using the descriptors "Nonviolent Communication”, “Teaching” and “Higher Education Institutions”.  Results: In the initial search, 188 articles were identified. Of these, 07 were included in this review. There was a predominance of publications from Brazil, in 2020 and in the English language. The findings suggest that NVC in the educational environment contributes to the improvement of relationships between students, between students and teachers, and between these and their peers. In addition to welcoming and identifying their own and other’s needs and promoting a culture of peace, which contributed to the reduction of violence. Conclusion: Such results can help education professionals to identify the benefits of using NVC and use them in the educational environment, so that new relationships are established and existing relationships are re-signified through dialogue compassionate, attentive and welcoming. Keywords: Communication. Teaching. Higher Education Institution. ResumenIntrodución: La Comunicación No Violenta (CNV) es un enfoque que tiene como fundamento características de eficiencia en la resolución de problemas. Sin embargo, su uso es aún reciente en el ámbito educativo. Objetivo: evaluar la evidencia disponible en la literatura sobre CNV en la educación superior, así como determinar los beneficios de su uso en el ámbito académico. Metodo: Se trata de un estudio con enfoque cualitativo, desarrollado a través de una revisión integradora de la literatura. Se buscaron estudios en las bases de datos electrónicas Portal de Periódico CAPES, Portal Regional de la Biblioteca Virtual en Salud (BVS) y Google Scholar utilizando los descriptores "Comunicación Noviolenta", "Educación” e “Instituciones de educación superior”. Resultados: En la búsqueda inicial se identificaron 188 artículos. De estos, 07 se incluyeron en esta revisión. Predominaron las publicaciones de Brasil, en 2020 y en idioma inglés. Los hallazgos sugieren que la CNV en el entorno educativo contribuye a la mejora de las relaciones entre estudiantes, entre estudiantes y profesores, y entre estos y sus compañeros. Además, contribuye a acoger e identificar las necesidades propias y ajenas y promover una cultura de paz, reduciendo la violencia. Conclusión: Estos resultados pueden ayudar a los profesionales de la educación a identificar los beneficios del uso de la CNV y utilizarlos en el entorno educativo, para que se establezcan nuevas relaciones y se resignifiquen las que ya existen, a través de un diálogo compasivo, atento y acogedor.Palabras clave: Comunicación. Enseñanza. Instituciones de Enseñanza Superior
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/48603
10.47222/2526-3544.rbto48603
url https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/48603
identifier_str_mv 10.47222/2526-3544.rbto48603
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/48603/pdf
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/48603/38519
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/48603/38520
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 7 n. 1 (2023): (ISSN eletrônico 2526-3544); 1575-1590
2526-3544
reponame:Revisbrato
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Revisbrato
collection Revisbrato
repository.name.fl_str_mv Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv ||revisbrato@gmail.com
_version_ 1798321180247064576