Fortalecimento dos músculos da mão em pacientes submetidos a neurorrafia do ulnar com videogame/Strengthening of hand muscles in patients submitted to neurorrhaphy of ulnar nerve through the videogame

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goto Kimura, Bruno
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Zago, Najara Nader, de Souza, Luciane Aparecida Pascucci Sande, Fernandes, Luciane Fernanda Rodrigues Martinho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revisbrato
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/12569
Resumo: O objetivo deste trabalho foi verificar se o fortalecimento muscular com o uso do videogame E-link promove aumento da força para os músculos da mão em pacientes com lesão de nervo ulnar. Resultados: Comparando a média das forças de preensão e pinças antes e após o fortalecimento, houve um aumento de força para todos os movimentos. Na força de preensão palmar houve em média um aumento de 50%, na pinça polpa-lateral houve na média um aumento de 24%, na pinça polpa-trípode a média foi de 8% de ganho de força e na pinça polpa-polpa a média foi de 10% de aumento na força. Discussão: A realidade virtual tem sido utilizada atualmente para modificar as terapias tradicionais com o intuito de aumentar a motivação no tratamento, como forma de entretenimento para o paciente, aumentando assim o seu desempenho na realização dos exercícios. Conclusão: Este estudo demonstrou houve ganho de força de preensão e das pinças, após o programa de fortalecimento com o uso do videogame para os músculos intrínsecos e extrínsecos da mão de pacientes após neurorrafia do nervo ulnar. AbstractThe objective of this study was to verify if muscle strengthening using the E-link videogame promotes increased strength for the hand muscles in patients with ulnar nerve injury. Results: Comparing the average grip and pinch strength before and after strengthening, there was an increase in strength for all movements. In the palmar grip strength there was an increase of 50%, in key pinch there was an increase of 24%, in tripod pinch the average was 8% and tip-to-tip pinch the increase was 10% in strength. Discussion: Virtual reality has been use most frequently to modify traditional therapies in order to improve treatment motivation as a form of entertainment for the patient, thus increasing their performance in performing the exercises. Conclusion: This study demonstrated an increase in grip and pinch strength. After the program of strengthening with the use of videogame for intrinsic and extrinsic muscles of hand in patients after ulnar nerve neurorrhaphy.Keywords: Ulnar Nerve; Resistance Training; Hand Strength; Pinch Strength. Resumen El objetivo de este trabajo fue verificar si el fortalecimiento muscular a través del uso del videogame E-link promueve aumento de la fuerza para los músculos de la mano en pacientes con lesión de nervio ulnar. Resultados: Comparando la media de las fuerzas de asimiento y pinzas antes y después del fortalecimiento, hubo un aumento de fuerza para todos los movimientos. En la fuerza de asentamiento palmar hubo en promedio un aumento del 50%, en la pinza pulpa-lateral hubo en la media un aumento del 24%, en la pinza pulpa-trípode la media fue de 8% de ganancia de fuerza y en la pinza pulpa-pulpa promedio fue de 10% de aumento en la fuerza. Discusión: La realidad virtual ha sido utilizada actualmente para modificar las terapias tradicional es con el fin de aumentar la motivación en el tratamiento, como forma de entretenimiento para el paciente, aumentando así su desempeño en la realización de los ejercicios. Conclusión: Este estudio demostró que hubo aumento de fuerza de asimiento y de las pinzas, después del programa de fortalecimiento con el uso del videojuego para los músculos intrínsecos y extrínsecos de la mano de pacientes tras la neurorrafia del nervio ulnar.Palavras clave: Nervio Cubital; Entrenamiento de Resistencia; Fuerza de la Mano; Fuerza de Pellizco.
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Discussão: A realidade virtual tem sido utilizada atualmente para modificar as terapias tradicionais com o intuito de aumentar a motivação no tratamento, como forma de entretenimento para o paciente, aumentando assim o seu desempenho na realização dos exercícios. Conclusão: Este estudo demonstrou houve ganho de força de preensão e das pinças, após o programa de fortalecimento com o uso do videogame para os músculos intrínsecos e extrínsecos da mão de pacientes após neurorrafia do nervo ulnar. AbstractThe objective of this study was to verify if muscle strengthening using the E-link videogame promotes increased strength for the hand muscles in patients with ulnar nerve injury. Results: Comparing the average grip and pinch strength before and after strengthening, there was an increase in strength for all movements. In the palmar grip strength there was an increase of 50%, in key pinch there was an increase of 24%, in tripod pinch the average was 8% and tip-to-tip pinch the increase was 10% in strength. Discussion: Virtual reality has been use most frequently to modify traditional therapies in order to improve treatment motivation as a form of entertainment for the patient, thus increasing their performance in performing the exercises. Conclusion: This study demonstrated an increase in grip and pinch strength. After the program of strengthening with the use of videogame for intrinsic and extrinsic muscles of hand in patients after ulnar nerve neurorrhaphy.Keywords: Ulnar Nerve; Resistance Training; Hand Strength; Pinch Strength. Resumen El objetivo de este trabajo fue verificar si el fortalecimiento muscular a través del uso del videogame E-link promueve aumento de la fuerza para los músculos de la mano en pacientes con lesión de nervio ulnar. Resultados: Comparando la media de las fuerzas de asimiento y pinzas antes y después del fortalecimiento, hubo un aumento de fuerza para todos los movimientos. En la fuerza de asentamiento palmar hubo en promedio un aumento del 50%, en la pinza pulpa-lateral hubo en la media un aumento del 24%, en la pinza pulpa-trípode la media fue de 8% de ganancia de fuerza y en la pinza pulpa-pulpa promedio fue de 10% de aumento en la fuerza. Discusión: La realidad virtual ha sido utilizada actualmente para modificar las terapias tradicional es con el fin de aumentar la motivación en el tratamiento, como forma de entretenimiento para el paciente, aumentando así su desempeño en la realización de los ejercicios. Conclusión: Este estudio demostró que hubo aumento de fuerza de asimiento y de las pinzas, después del programa de fortalecimiento con el uso del videojuego para los músculos intrínsecos y extrínsecos de la mano de pacientes tras la neurorrafia del nervio ulnar.Palavras clave: Nervio Cubital; Entrenamiento de Resistencia; Fuerza de la Mano; Fuerza de Pellizco.Universidade Federal do Rio de JaneiroCNPqGoto Kimura, BrunoZago, Najara Naderde Souza, Luciane Aparecida Pascucci SandeFernandes, Luciane Fernanda Rodrigues Martinho2017-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/1256910.47222/2526-3544.rbto12569Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 1, n. 4 (2017): Suplemento (ISSN eletrônico 2526-3544); 509-5172526-3544reponame:Revisbratoinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/12569/pdf/*ref*/Rosberg HE, Carlsson KS, Hojgard S, Lindgren B, Lundborg G, DahlinLB. Injury to the human median and ulnar nerves in the forearm-analysis of costs for treatment and rehabilitation of 69 patients in southern Sweden. Journal of Hand Surgery. 2005 Feb;30(1):35-39 2. Hall S. Nerve Repair: A Neurobiologist's View. Journal of Hand Surgery. 2001;26(2),129-36. 3. Chang YJ, Chen SF, Huang JD. A Kinect-based system for physical rehabilitation: A pilot study for young adults with motor disabilities. Research in Developmental Disabilities. 2011;32(6):2566--2570. 4. Cameirão MS, Badia SB, Verschure PFMJ. Virtual reality based upper extremity rehabilitation following stroke: a review. Jounal of Cyber Therapy and Rehabilitation. 2008;1(1):63-74 5. Albuquerque EC, Scalabrin EE. O uso de computador em programas de reabilitação neuropsicológico. Psicologia Argumento. 2007;25(50):267-273. 6. De grande AAB, Galvão FRO, Gondim LCA. Reabilitação virtual através do videogame: relato de caso no tratamento de um paciente com lesão alta dos nervos mediano e ulnar. Acta Fisiatrica. 2012:157--162. 7. Batista JS, Wibelinger LM, Marchi ACB, Schneider RH, Pasqualotti A. Reabilitação de idosos com alterações cognitivas através do videogame Nintendo Wii. Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano. 2012; 9(2):293-299 8. Levanon Y. The advantages and disadvantage so fusing high technology in hand rehabilitation. Journal of Hand Therapy. 2013; 26:179-183. 9. S EE. Grip Strength. 2nd ed. Chicago: American Society of Hand Therapists; 1992. 10. Fess EE, Moran CA. Clinical assessment recommendations. Philadelphia: American Society of Hand Therapists; 1981. 11. Fernandes LFRM. BertoncelloD, Pinheiro NM, Drumond LC. Correlações entre força de preensão manual e variáveis antropométricas da mão de jovens adultos. Fisioterapia e Pesquisa. 2011;18(2):151--156. 12. Rostami H, Nejad S, Arastoo A. Effects of Practice in Virtual Environment on Upper Limb Function of Children with Spastic HemipareticCerebral Palsy. Iran Neurology, 2015. 13. Fernandes FG, Fernandes FG, A Cardoso. Serious Game para Auxílio na Realização de Exercícios Fisioterapêuticos utilizando Kinect e Realidade Virtual. In XIV SBGames, 2015; Teresina; P. 260-263 14. Fernandes L, Araújo MS, Matheus JPC, Medalha CC, Shimano AC, Pereira GA. Comparação de dois protocolos de fortalecimento para preensão palmar. Revista Brasileira de Fisioterapia. 2003;7(1):17--23.Direitos autorais 2017 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-27T23:40:30Zoai:www.revistas.ufrj.br:article/12569Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/oai||revisbrato@gmail.com2526-35442526-3544opendoar:2021-02-27T23:40:30Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
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