Terapia ocupacional social e crianças: desafios, limites e possibilidades para o trabalho em tempos de pandemia/Social occupational therapy and children: challenges, limits and possibilities for work in times of pandemic

Bibliographic Details
Main Author: Gomes, Isabel Almeida de Mello
Publication Date: 2021
Other Authors: Morais, Helenayane Karla da Silva, de Medeiros, Ariely Cristinny Brasileiro, de Medeiros, Nathália Maria Spohr, Marques, Lua Zayra Mendonça, Pereira, Beatriz Prado
Format: Article
Language: por
Source: Revisbrato
Download full: https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/42863
Summary: Contextualização: o presente trabalho relata parte das intervenções do Laboratório Metuia/Núcleo UFPB-Uncisal em parceria com as crianças de uma comunidade no município de João Pessoa/PB. Processo de Intervenção: foram desenvolvidas ações virtuais, de forma individual e coletiva, com crianças entre 6 e 11 anos, a fim de dialogar, apreender suas demandas e tentar criar estratégias para lidar com as situações emergentes e intensificadas pelo contexto em que vivemos. Análise crítica da prática: mesmo diante da complexidade do debate em torno da utilização do meio virtual, para o desenvolvimento das atividades práticas em terapia ocupacional social, acredita-se ser possível, apesar de não ser o ideal, a utilização dos recursos tecnológicos para a intervenção com as crianças. Síntese das considerações: o estar com as crianças permitiu continuarmos apreendendo, a partir das suas histórias e de suas famílias, a intensificação da desigualdade social causada pela pandemia da Covid-19 no Brasil.Palavras-chave: Terapia Ocupacional. Crianças. Pandemia. Território SocioculturalAbstractContextualization: this work addresses part of an Laboratório Metuia/Núcleo UFPB-Uncisal investigation in partnership with children from a community in the city of João Pessoa/PB. Intervention Process: virtual actions were developed, individually and collectively, with children between 6 and 11 years old, in order to dialogue, understand their demands and try to create strategies to deal with emergent situations, intensified by the context in which we live. Critical analysis of the practice: even given the complexity of the debate surrounding the use of the virtual work enviroment for the development of practical activities in social occupational therapy, it is believed that it is possible, although not ideal, to use such a method for the desired purposes. Summary of the considerations: being with the children allowed us to keep apprehending, based on their stories and their families, about the intensification of social inequality caused by the Covid-19 pandemic in Brazil. Keywords: Occupational Therapy. Children. Pandemic. Sociocultural Territory. ResumenContextualización: el presente trabajo informa parte de las intervenciones del Laboratório Metuia/Núcleo UFPB-Uncisal en conjunto con los niños de una comunidad de la ciudad de João Pessoa/PB. Proceso de Intervención: se desarrollaron acciones virtuales, de manera individual y colectiva, con niños de entre 6 y 11 años, con el fin de dialogar, comprender sus demandas e intentar generar estrategias para enfrentar situaciones emergentes e intensificadas por el contexto en el que vivimos. Análisis crítico de la práctica: incluso ante la complejidad del debate en torno al uso del espacio virtual para el desarrollo de actividades prácticas en terapia ocupacional social, se cree que es posible, aunque no ideal, utilizar recursos tecnológicos para la intervención con los niños. Síntesis de las consideraciones: estar con los niños nos permitió seguir aprehendiendo, a partir de sus historias y sus familias, la intensificación de la desigualdad social provocada por la pandemia de Covid-19 en Brasil.Palabras clave: Terapia Ocupacional. Niños. Pandemia. Territorio Sociocultural
id UFRJ-14_7b7ce70deb01fec561c054b6f454b1b5
oai_identifier_str oai:www.revistas.ufrj.br:article/42863
network_acronym_str UFRJ-14
network_name_str Revisbrato
repository_id_str
spelling Terapia ocupacional social e crianças: desafios, limites e possibilidades para o trabalho em tempos de pandemia/Social occupational therapy and children: challenges, limits and possibilities for work in times of pandemicTerapia OcupacionalTerapia Ocupacional Social. Infâncias. Pandemia. Recursos TecnológicosTerapia Ocupacional Social. Infâncias. Pandemia. Recursos TecnológicosContextualização: o presente trabalho relata parte das intervenções do Laboratório Metuia/Núcleo UFPB-Uncisal em parceria com as crianças de uma comunidade no município de João Pessoa/PB. Processo de Intervenção: foram desenvolvidas ações virtuais, de forma individual e coletiva, com crianças entre 6 e 11 anos, a fim de dialogar, apreender suas demandas e tentar criar estratégias para lidar com as situações emergentes e intensificadas pelo contexto em que vivemos. Análise crítica da prática: mesmo diante da complexidade do debate em torno da utilização do meio virtual, para o desenvolvimento das atividades práticas em terapia ocupacional social, acredita-se ser possível, apesar de não ser o ideal, a utilização dos recursos tecnológicos para a intervenção com as crianças. Síntese das considerações: o estar com as crianças permitiu continuarmos apreendendo, a partir das suas histórias e de suas famílias, a intensificação da desigualdade social causada pela pandemia da Covid-19 no Brasil.Palavras-chave: Terapia Ocupacional. Crianças. Pandemia. Território SocioculturalAbstractContextualization: this work addresses part of an Laboratório Metuia/Núcleo UFPB-Uncisal investigation in partnership with children from a community in the city of João Pessoa/PB. Intervention Process: virtual actions were developed, individually and collectively, with children between 6 and 11 years old, in order to dialogue, understand their demands and try to create strategies to deal with emergent situations, intensified by the context in which we live. Critical analysis of the practice: even given the complexity of the debate surrounding the use of the virtual work enviroment for the development of practical activities in social occupational therapy, it is believed that it is possible, although not ideal, to use such a method for the desired purposes. Summary of the considerations: being with the children allowed us to keep apprehending, based on their stories and their families, about the intensification of social inequality caused by the Covid-19 pandemic in Brazil. Keywords: Occupational Therapy. Children. Pandemic. Sociocultural Territory. ResumenContextualización: el presente trabajo informa parte de las intervenciones del Laboratório Metuia/Núcleo UFPB-Uncisal en conjunto con los niños de una comunidad de la ciudad de João Pessoa/PB. Proceso de Intervención: se desarrollaron acciones virtuales, de manera individual y colectiva, con niños de entre 6 y 11 años, con el fin de dialogar, comprender sus demandas e intentar generar estrategias para enfrentar situaciones emergentes e intensificadas por el contexto en el que vivimos. Análisis crítico de la práctica: incluso ante la complejidad del debate en torno al uso del espacio virtual para el desarrollo de actividades prácticas en terapia ocupacional social, se cree que es posible, aunque no ideal, utilizar recursos tecnológicos para la intervención con los niños. Síntesis de las consideraciones: estar con los niños nos permitió seguir aprehendiendo, a partir de sus historias y sus familias, la intensificación de la desigualdad social provocada por la pandemia de Covid-19 en Brasil.Palabras clave: Terapia Ocupacional. Niños. Pandemia. Territorio SocioculturalUniversidade Federal do Rio de JaneiroEdital Probex 2020 - UFPBGomes, Isabel Almeida de MelloMorais, Helenayane Karla da Silvade Medeiros, Ariely Cristinny Brasileirode Medeiros, Nathália Maria SpohrMarques, Lua Zayra MendonçaPereira, Beatriz Prado2021-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/4286310.47222/2526-3544.rbto42863Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 5, n. 4 (2021): Dossiê Temático - Infâncias; 618-6242526-3544reponame:Revisbratoinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/42863/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/42863/15131https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/42863/15132/*ref*/Lopes, R. E., Borba, P. L. O. & Capellaro, M. (2011). Acompanhamento individual e articulação de recursos em terapia ocupacional social: compartilhando uma experiência. O Mundo da Saúde, 35, 233-238./*ref*/Nascimento, M. L. B. P. (2018). (In)visibilidade das crianças e (n)as cidades: há crianças? Onde estão? Educ. Foco, 23(3), 737-754./*ref*/Pastore, M.D. (2020). Infâncias, crianças e pandemia: em que barco navegamos? Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, Preprint./*ref*/Sennett, R. (2004). Respeito: a formação de um caráter em um mundo desigual. Tradução Ryta Vinagre. Rio de Janeiro: Editora Record./*ref*/Santos BS. A Cruel Pedagogia do Vírus. 1ª ed. Coimbra: Edições Almedina, S.A.; 2020.Direitos autorais 2021 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-09T18:28:39Zoai:www.revistas.ufrj.br:article/42863Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/oai||revisbrato@gmail.com2526-35442526-3544opendoar:2021-11-09T18:28:39Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Terapia ocupacional social e crianças: desafios, limites e possibilidades para o trabalho em tempos de pandemia/Social occupational therapy and children: challenges, limits and possibilities for work in times of pandemic
title Terapia ocupacional social e crianças: desafios, limites e possibilidades para o trabalho em tempos de pandemia/Social occupational therapy and children: challenges, limits and possibilities for work in times of pandemic
spellingShingle Terapia ocupacional social e crianças: desafios, limites e possibilidades para o trabalho em tempos de pandemia/Social occupational therapy and children: challenges, limits and possibilities for work in times of pandemic
Gomes, Isabel Almeida de Mello
Terapia Ocupacional
Terapia Ocupacional Social. Infâncias. Pandemia. Recursos Tecnológicos
Terapia Ocupacional Social. Infâncias. Pandemia. Recursos Tecnológicos
title_short Terapia ocupacional social e crianças: desafios, limites e possibilidades para o trabalho em tempos de pandemia/Social occupational therapy and children: challenges, limits and possibilities for work in times of pandemic
title_full Terapia ocupacional social e crianças: desafios, limites e possibilidades para o trabalho em tempos de pandemia/Social occupational therapy and children: challenges, limits and possibilities for work in times of pandemic
title_fullStr Terapia ocupacional social e crianças: desafios, limites e possibilidades para o trabalho em tempos de pandemia/Social occupational therapy and children: challenges, limits and possibilities for work in times of pandemic
title_full_unstemmed Terapia ocupacional social e crianças: desafios, limites e possibilidades para o trabalho em tempos de pandemia/Social occupational therapy and children: challenges, limits and possibilities for work in times of pandemic
title_sort Terapia ocupacional social e crianças: desafios, limites e possibilidades para o trabalho em tempos de pandemia/Social occupational therapy and children: challenges, limits and possibilities for work in times of pandemic
author Gomes, Isabel Almeida de Mello
author_facet Gomes, Isabel Almeida de Mello
Morais, Helenayane Karla da Silva
de Medeiros, Ariely Cristinny Brasileiro
de Medeiros, Nathália Maria Spohr
Marques, Lua Zayra Mendonça
Pereira, Beatriz Prado
author_role author
author2 Morais, Helenayane Karla da Silva
de Medeiros, Ariely Cristinny Brasileiro
de Medeiros, Nathália Maria Spohr
Marques, Lua Zayra Mendonça
Pereira, Beatriz Prado
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Edital Probex 2020 - UFPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Isabel Almeida de Mello
Morais, Helenayane Karla da Silva
de Medeiros, Ariely Cristinny Brasileiro
de Medeiros, Nathália Maria Spohr
Marques, Lua Zayra Mendonça
Pereira, Beatriz Prado
dc.subject.por.fl_str_mv Terapia Ocupacional
Terapia Ocupacional Social. Infâncias. Pandemia. Recursos Tecnológicos
Terapia Ocupacional Social. Infâncias. Pandemia. Recursos Tecnológicos
topic Terapia Ocupacional
Terapia Ocupacional Social. Infâncias. Pandemia. Recursos Tecnológicos
Terapia Ocupacional Social. Infâncias. Pandemia. Recursos Tecnológicos
description Contextualização: o presente trabalho relata parte das intervenções do Laboratório Metuia/Núcleo UFPB-Uncisal em parceria com as crianças de uma comunidade no município de João Pessoa/PB. Processo de Intervenção: foram desenvolvidas ações virtuais, de forma individual e coletiva, com crianças entre 6 e 11 anos, a fim de dialogar, apreender suas demandas e tentar criar estratégias para lidar com as situações emergentes e intensificadas pelo contexto em que vivemos. Análise crítica da prática: mesmo diante da complexidade do debate em torno da utilização do meio virtual, para o desenvolvimento das atividades práticas em terapia ocupacional social, acredita-se ser possível, apesar de não ser o ideal, a utilização dos recursos tecnológicos para a intervenção com as crianças. Síntese das considerações: o estar com as crianças permitiu continuarmos apreendendo, a partir das suas histórias e de suas famílias, a intensificação da desigualdade social causada pela pandemia da Covid-19 no Brasil.Palavras-chave: Terapia Ocupacional. Crianças. Pandemia. Território SocioculturalAbstractContextualization: this work addresses part of an Laboratório Metuia/Núcleo UFPB-Uncisal investigation in partnership with children from a community in the city of João Pessoa/PB. Intervention Process: virtual actions were developed, individually and collectively, with children between 6 and 11 years old, in order to dialogue, understand their demands and try to create strategies to deal with emergent situations, intensified by the context in which we live. Critical analysis of the practice: even given the complexity of the debate surrounding the use of the virtual work enviroment for the development of practical activities in social occupational therapy, it is believed that it is possible, although not ideal, to use such a method for the desired purposes. Summary of the considerations: being with the children allowed us to keep apprehending, based on their stories and their families, about the intensification of social inequality caused by the Covid-19 pandemic in Brazil. Keywords: Occupational Therapy. Children. Pandemic. Sociocultural Territory. ResumenContextualización: el presente trabajo informa parte de las intervenciones del Laboratório Metuia/Núcleo UFPB-Uncisal en conjunto con los niños de una comunidad de la ciudad de João Pessoa/PB. Proceso de Intervención: se desarrollaron acciones virtuales, de manera individual y colectiva, con niños de entre 6 y 11 años, con el fin de dialogar, comprender sus demandas e intentar generar estrategias para enfrentar situaciones emergentes e intensificadas por el contexto en el que vivimos. Análisis crítico de la práctica: incluso ante la complejidad del debate en torno al uso del espacio virtual para el desarrollo de actividades prácticas en terapia ocupacional social, se cree que es posible, aunque no ideal, utilizar recursos tecnológicos para la intervención con los niños. Síntesis de las consideraciones: estar con los niños nos permitió seguir aprehendiendo, a partir de sus historias y sus familias, la intensificación de la desigualdad social provocada por la pandemia de Covid-19 en Brasil.Palabras clave: Terapia Ocupacional. Niños. Pandemia. Territorio Sociocultural
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-08
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/42863
10.47222/2526-3544.rbto42863
url https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/42863
identifier_str_mv 10.47222/2526-3544.rbto42863
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/42863/pdf
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/42863/15131
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/42863/15132
/*ref*/Lopes, R. E., Borba, P. L. O. & Capellaro, M. (2011). Acompanhamento individual e articulação de recursos em terapia ocupacional social: compartilhando uma experiência. O Mundo da Saúde, 35, 233-238.
/*ref*/Nascimento, M. L. B. P. (2018). (In)visibilidade das crianças e (n)as cidades: há crianças? Onde estão? Educ. Foco, 23(3), 737-754.
/*ref*/Pastore, M.D. (2020). Infâncias, crianças e pandemia: em que barco navegamos? Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, Preprint.
/*ref*/Sennett, R. (2004). Respeito: a formação de um caráter em um mundo desigual. Tradução Ryta Vinagre. Rio de Janeiro: Editora Record.
/*ref*/Santos BS. A Cruel Pedagogia do Vírus. 1ª ed. Coimbra: Edições Almedina, S.A.; 2020.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 5, n. 4 (2021): Dossiê Temático - Infâncias; 618-624
2526-3544
reponame:Revisbrato
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Revisbrato
collection Revisbrato
repository.name.fl_str_mv Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv ||revisbrato@gmail.com
_version_ 1798321181884940288