Atividades artísticas e processos criativos na formação em Terapia Ocupacional: Reflexões de uma experiência docente: Artistic activities and creative processes in occupational therapy training: reflections from a teacher experience
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revisbrato |
Texto Completo: | https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/53361 |
Resumo: | Contextualização: Trata-se de uma reflexão, a partir da perspectiva docente, do papel das atividades artísticas nos processos formativos em Terapia Ocupacional, baseada na experiência de oferta de uma disciplina curricular optativa do curso da Universidade Federal do Rio de Janeiro, chamada “Atividades artísticas para a Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia”. Processo de intervenção: Foram abordadas técnicas como mapa corporal, fotovoz, “Minha Vida Dá Um Livro”, grafite e estêncil, experimentações de materiais e interferências no prédio, e o trabalho com as redes sociais virtuais. Análise crítica: A experiência foi analisada a partir de três categorias: transformação do espaço institucional; atividades artísticas e as expressões dos afetos estudantis; e arte, formação profissional e política. Síntese das reflexões: Trabalhar com as atividades artísticas, durante a formação, possibilitou ampliação do repertório de recursos disponíveis, além de promover a percepção do papel ético-político profissional. Entende-se que o debate sobre as atividades na formação precisa ser valorizado. Palavras chaves: Formação profissional. Terapia Ocupacional. Arte. Cultura. Universidade. Abstract Contextualization: This is a reflection, from the teaching perspective, of the role of artistic activities in the training processes in Occupational Therapy, based on the experience of offering an optional curricular subject of the [eliminated for review] course called “Artistic activities for Occupational Therapy and Speech Therapy”. Intervention process: Techniques such as body map, photovoice, “The book of my life”, graffiti and stencil, material experimentation and interference in the building, and work with virtual social networks were addressed. Critical analysis: The experience was analyzed from three categories: transformation of the institutional space; Artistic activities and expressions of student affections and Art, politics, and professional training. Summary of reflections: Working with artistic activities during training made it possible to expand the repertoire of available resources, in addition to promoting the perception of the professional ethical-political role. It is understood that the debate on activities in training needs to be valued. Keywords: Professional training. Occupational Therapy. Art. Culture. University. Resumen Contextualización: Se trata de una reflexión, desde la perspectiva docente, del papel de las actividades artísticas en los procesos de formación en Terapia Ocupacional, a partir de la experiencia de ofertar una materia optativa curricular de la [eliminada para revisión] denominada “Actividades artísticas para la Terapia Ocupacional y Logopedia”. Proceso de intervención: Se abordaron técnicas como body map, fotovoz, “Minha Vida Dá Um Livro”, graffiti y stencil, experimentación material e interferencia en el edificio, y trabajo con redes sociales virtuales. Análisis crítico: La experiencia fue analizada desde tres categorías: transformación del espacio institucional; Actividades artísticas y manifestaciones de los afectos estudiantiles y Arte, Formación profesional y política. Resumen de reflexiones: Trabajar con actividades artísticas durante la formación posibilitó ampliar el repertorio de recursos disponibles, además de promover la percepción del rol ético-político profesional. Se entiende que hay que valorar el debate sobre las actividades en formación. Palavras-claves: Formación professional. Terapia ocupacional. Arte. Cultura. Universidad. |
id |
UFRJ-14_7f99588dd385c61bab5e400db031a548 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/53361 |
network_acronym_str |
UFRJ-14 |
network_name_str |
Revisbrato |
repository_id_str |
|
spelling |
Atividades artísticas e processos criativos na formação em Terapia Ocupacional: Reflexões de uma experiência docente: Artistic activities and creative processes in occupational therapy training: reflections from a teacher experienceFormação profissional. Terapia Ocupacional. Arte. Cultura. Universidade.Terapia OcupacionalContextualização: Trata-se de uma reflexão, a partir da perspectiva docente, do papel das atividades artísticas nos processos formativos em Terapia Ocupacional, baseada na experiência de oferta de uma disciplina curricular optativa do curso da Universidade Federal do Rio de Janeiro, chamada “Atividades artísticas para a Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia”. Processo de intervenção: Foram abordadas técnicas como mapa corporal, fotovoz, “Minha Vida Dá Um Livro”, grafite e estêncil, experimentações de materiais e interferências no prédio, e o trabalho com as redes sociais virtuais. Análise crítica: A experiência foi analisada a partir de três categorias: transformação do espaço institucional; atividades artísticas e as expressões dos afetos estudantis; e arte, formação profissional e política. Síntese das reflexões: Trabalhar com as atividades artísticas, durante a formação, possibilitou ampliação do repertório de recursos disponíveis, além de promover a percepção do papel ético-político profissional. Entende-se que o debate sobre as atividades na formação precisa ser valorizado. Palavras chaves: Formação profissional. Terapia Ocupacional. Arte. Cultura. Universidade. Abstract Contextualization: This is a reflection, from the teaching perspective, of the role of artistic activities in the training processes in Occupational Therapy, based on the experience of offering an optional curricular subject of the [eliminated for review] course called “Artistic activities for Occupational Therapy and Speech Therapy”. Intervention process: Techniques such as body map, photovoice, “The book of my life”, graffiti and stencil, material experimentation and interference in the building, and work with virtual social networks were addressed. Critical analysis: The experience was analyzed from three categories: transformation of the institutional space; Artistic activities and expressions of student affections and Art, politics, and professional training. Summary of reflections: Working with artistic activities during training made it possible to expand the repertoire of available resources, in addition to promoting the perception of the professional ethical-political role. It is understood that the debate on activities in training needs to be valued. Keywords: Professional training. Occupational Therapy. Art. Culture. University. Resumen Contextualización: Se trata de una reflexión, desde la perspectiva docente, del papel de las actividades artísticas en los procesos de formación en Terapia Ocupacional, a partir de la experiencia de ofertar una materia optativa curricular de la [eliminada para revisión] denominada “Actividades artísticas para la Terapia Ocupacional y Logopedia”. Proceso de intervención: Se abordaron técnicas como body map, fotovoz, “Minha Vida Dá Um Livro”, graffiti y stencil, experimentación material e interferencia en el edificio, y trabajo con redes sociales virtuales. Análisis crítico: La experiencia fue analizada desde tres categorías: transformación del espacio institucional; Actividades artísticas y manifestaciones de los afectos estudiantiles y Arte, Formación profesional y política. Resumen de reflexiones: Trabajar con actividades artísticas durante la formación posibilitó ampliar el repertorio de recursos disponibles, además de promover la percepción del rol ético-político profesional. Se entiende que hay que valorar el debate sobre las actividades en formación. Palavras-claves: Formación professional. Terapia ocupacional. Arte. Cultura. Universidad.Universidade Federal do Rio de Janeiro2023-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/5336110.47222/2526-3544.rbto53361Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 7 n. 4 (2023): (ISSN eletrônico 2526-3544)2526-3544reponame:Revisbratoinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/53361/39671Copyright (c) 2023 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATOinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Monica VillaçaTakeiti, Beatriz Akemi2023-12-09T16:23:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/53361Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/oai||revisbrato@gmail.com2526-35442526-3544opendoar:2023-12-09T16:23:03Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atividades artísticas e processos criativos na formação em Terapia Ocupacional: Reflexões de uma experiência docente: Artistic activities and creative processes in occupational therapy training: reflections from a teacher experience |
title |
Atividades artísticas e processos criativos na formação em Terapia Ocupacional: Reflexões de uma experiência docente: Artistic activities and creative processes in occupational therapy training: reflections from a teacher experience |
spellingShingle |
Atividades artísticas e processos criativos na formação em Terapia Ocupacional: Reflexões de uma experiência docente: Artistic activities and creative processes in occupational therapy training: reflections from a teacher experience Gonçalves, Monica Villaça Formação profissional. Terapia Ocupacional. Arte. Cultura. Universidade. Terapia Ocupacional |
title_short |
Atividades artísticas e processos criativos na formação em Terapia Ocupacional: Reflexões de uma experiência docente: Artistic activities and creative processes in occupational therapy training: reflections from a teacher experience |
title_full |
Atividades artísticas e processos criativos na formação em Terapia Ocupacional: Reflexões de uma experiência docente: Artistic activities and creative processes in occupational therapy training: reflections from a teacher experience |
title_fullStr |
Atividades artísticas e processos criativos na formação em Terapia Ocupacional: Reflexões de uma experiência docente: Artistic activities and creative processes in occupational therapy training: reflections from a teacher experience |
title_full_unstemmed |
Atividades artísticas e processos criativos na formação em Terapia Ocupacional: Reflexões de uma experiência docente: Artistic activities and creative processes in occupational therapy training: reflections from a teacher experience |
title_sort |
Atividades artísticas e processos criativos na formação em Terapia Ocupacional: Reflexões de uma experiência docente: Artistic activities and creative processes in occupational therapy training: reflections from a teacher experience |
author |
Gonçalves, Monica Villaça |
author_facet |
Gonçalves, Monica Villaça Takeiti, Beatriz Akemi |
author_role |
author |
author2 |
Takeiti, Beatriz Akemi |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Monica Villaça Takeiti, Beatriz Akemi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação profissional. Terapia Ocupacional. Arte. Cultura. Universidade. Terapia Ocupacional |
topic |
Formação profissional. Terapia Ocupacional. Arte. Cultura. Universidade. Terapia Ocupacional |
description |
Contextualização: Trata-se de uma reflexão, a partir da perspectiva docente, do papel das atividades artísticas nos processos formativos em Terapia Ocupacional, baseada na experiência de oferta de uma disciplina curricular optativa do curso da Universidade Federal do Rio de Janeiro, chamada “Atividades artísticas para a Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia”. Processo de intervenção: Foram abordadas técnicas como mapa corporal, fotovoz, “Minha Vida Dá Um Livro”, grafite e estêncil, experimentações de materiais e interferências no prédio, e o trabalho com as redes sociais virtuais. Análise crítica: A experiência foi analisada a partir de três categorias: transformação do espaço institucional; atividades artísticas e as expressões dos afetos estudantis; e arte, formação profissional e política. Síntese das reflexões: Trabalhar com as atividades artísticas, durante a formação, possibilitou ampliação do repertório de recursos disponíveis, além de promover a percepção do papel ético-político profissional. Entende-se que o debate sobre as atividades na formação precisa ser valorizado. Palavras chaves: Formação profissional. Terapia Ocupacional. Arte. Cultura. Universidade. Abstract Contextualization: This is a reflection, from the teaching perspective, of the role of artistic activities in the training processes in Occupational Therapy, based on the experience of offering an optional curricular subject of the [eliminated for review] course called “Artistic activities for Occupational Therapy and Speech Therapy”. Intervention process: Techniques such as body map, photovoice, “The book of my life”, graffiti and stencil, material experimentation and interference in the building, and work with virtual social networks were addressed. Critical analysis: The experience was analyzed from three categories: transformation of the institutional space; Artistic activities and expressions of student affections and Art, politics, and professional training. Summary of reflections: Working with artistic activities during training made it possible to expand the repertoire of available resources, in addition to promoting the perception of the professional ethical-political role. It is understood that the debate on activities in training needs to be valued. Keywords: Professional training. Occupational Therapy. Art. Culture. University. Resumen Contextualización: Se trata de una reflexión, desde la perspectiva docente, del papel de las actividades artísticas en los procesos de formación en Terapia Ocupacional, a partir de la experiencia de ofertar una materia optativa curricular de la [eliminada para revisión] denominada “Actividades artísticas para la Terapia Ocupacional y Logopedia”. Proceso de intervención: Se abordaron técnicas como body map, fotovoz, “Minha Vida Dá Um Livro”, graffiti y stencil, experimentación material e interferencia en el edificio, y trabajo con redes sociales virtuales. Análisis crítico: La experiencia fue analizada desde tres categorías: transformación del espacio institucional; Actividades artísticas y manifestaciones de los afectos estudiantiles y Arte, Formación profesional y política. Resumen de reflexiones: Trabajar con actividades artísticas durante la formación posibilitó ampliar el repertorio de recursos disponibles, además de promover la percepción del rol ético-político profesional. Se entiende que hay que valorar el debate sobre las actividades en formación. Palavras-claves: Formación professional. Terapia ocupacional. Arte. Cultura. Universidad. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/53361 10.47222/2526-3544.rbto53361 |
url |
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/53361 |
identifier_str_mv |
10.47222/2526-3544.rbto53361 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/53361/39671 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 7 n. 4 (2023): (ISSN eletrônico 2526-3544) 2526-3544 reponame:Revisbrato instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Revisbrato |
collection |
Revisbrato |
repository.name.fl_str_mv |
Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revisbrato@gmail.com |
_version_ |
1814253320887336960 |