Atividades artísticas e processos criativos na formação em Terapia Ocupacional: Reflexões de uma experiência docente: Artistic activities and creative processes in occupational therapy training: reflections from a teacher experience

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Monica Villaça
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Takeiti, Beatriz Akemi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revisbrato
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/53361
Resumo: Contextualização: Trata-se de uma reflexão, a partir da perspectiva docente, do papel das atividades artísticas nos processos formativos em Terapia Ocupacional, baseada na experiência de oferta de uma disciplina curricular optativa do curso da Universidade Federal do Rio de Janeiro, chamada “Atividades artísticas para a Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia”. Processo de intervenção:  Foram abordadas técnicas como mapa corporal, fotovoz, “Minha Vida Dá Um Livro”, grafite e estêncil, experimentações de materiais e interferências no prédio, e o trabalho com as redes sociais virtuais. Análise crítica: A experiência foi analisada a partir de três categorias: transformação do espaço institucional; atividades artísticas e as expressões dos afetos estudantis; e arte, formação profissional e política. Síntese das reflexões: Trabalhar com as atividades artísticas, durante a formação, possibilitou ampliação do repertório de recursos disponíveis, além de promover a percepção do papel ético-político profissional. Entende-se que o debate sobre as atividades na formação precisa ser valorizado. Palavras chaves: Formação profissional. Terapia Ocupacional. Arte. Cultura. Universidade. Abstract Contextualization: This is a reflection, from the teaching perspective, of the role of artistic activities in the training processes in Occupational Therapy, based on the experience of offering an optional curricular subject of the [eliminated for review] course called “Artistic activities for Occupational Therapy and Speech Therapy”. Intervention process: Techniques such as body map, photovoice, “The book of my life”, graffiti and stencil, material experimentation and interference in the building, and work with virtual social networks were addressed. Critical analysis: The experience was analyzed from three categories: transformation of the institutional space; Artistic activities and expressions of student affections and Art, politics, and professional training. Summary of reflections: Working with artistic activities during training made it possible to expand the repertoire of available resources, in addition to promoting the perception of the professional ethical-political role. It is understood that the debate on activities in training needs to be valued. Keywords: Professional training. Occupational Therapy. Art. Culture. University. Resumen Contextualización: Se trata de una reflexión, desde la perspectiva docente, del papel de las actividades artísticas en los procesos de formación en Terapia Ocupacional, a partir de la experiencia de ofertar una materia optativa curricular de la [eliminada para revisión] denominada “Actividades artísticas para la Terapia Ocupacional y Logopedia”. Proceso de intervención: Se abordaron técnicas como body map, fotovoz, “Minha Vida Dá Um Livro”, graffiti y stencil, experimentación material e interferencia en el edificio, y trabajo con redes sociales virtuales. Análisis crítico: La experiencia fue analizada desde tres categorías: transformación del espacio institucional; Actividades artísticas y manifestaciones de los afectos estudiantiles y Arte, Formación profesional y política. Resumen de reflexiones: Trabajar con actividades artísticas durante la formación posibilitó ampliar el repertorio de recursos disponibles, además de promover la percepción del rol ético-político profesional. Se entiende que hay que valorar el debate sobre las actividades en formación. Palavras-claves: Formación professional. Terapia ocupacional. Arte. Cultura. Universidad.
id UFRJ-14_7f99588dd385c61bab5e400db031a548
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/53361
network_acronym_str UFRJ-14
network_name_str Revisbrato
repository_id_str
spelling Atividades artísticas e processos criativos na formação em Terapia Ocupacional: Reflexões de uma experiência docente: Artistic activities and creative processes in occupational therapy training: reflections from a teacher experienceFormação profissional. Terapia Ocupacional. Arte. Cultura. Universidade.Terapia OcupacionalContextualização: Trata-se de uma reflexão, a partir da perspectiva docente, do papel das atividades artísticas nos processos formativos em Terapia Ocupacional, baseada na experiência de oferta de uma disciplina curricular optativa do curso da Universidade Federal do Rio de Janeiro, chamada “Atividades artísticas para a Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia”. Processo de intervenção:  Foram abordadas técnicas como mapa corporal, fotovoz, “Minha Vida Dá Um Livro”, grafite e estêncil, experimentações de materiais e interferências no prédio, e o trabalho com as redes sociais virtuais. Análise crítica: A experiência foi analisada a partir de três categorias: transformação do espaço institucional; atividades artísticas e as expressões dos afetos estudantis; e arte, formação profissional e política. Síntese das reflexões: Trabalhar com as atividades artísticas, durante a formação, possibilitou ampliação do repertório de recursos disponíveis, além de promover a percepção do papel ético-político profissional. Entende-se que o debate sobre as atividades na formação precisa ser valorizado. Palavras chaves: Formação profissional. Terapia Ocupacional. Arte. Cultura. Universidade. Abstract Contextualization: This is a reflection, from the teaching perspective, of the role of artistic activities in the training processes in Occupational Therapy, based on the experience of offering an optional curricular subject of the [eliminated for review] course called “Artistic activities for Occupational Therapy and Speech Therapy”. Intervention process: Techniques such as body map, photovoice, “The book of my life”, graffiti and stencil, material experimentation and interference in the building, and work with virtual social networks were addressed. Critical analysis: The experience was analyzed from three categories: transformation of the institutional space; Artistic activities and expressions of student affections and Art, politics, and professional training. Summary of reflections: Working with artistic activities during training made it possible to expand the repertoire of available resources, in addition to promoting the perception of the professional ethical-political role. It is understood that the debate on activities in training needs to be valued. Keywords: Professional training. Occupational Therapy. Art. Culture. University. Resumen Contextualización: Se trata de una reflexión, desde la perspectiva docente, del papel de las actividades artísticas en los procesos de formación en Terapia Ocupacional, a partir de la experiencia de ofertar una materia optativa curricular de la [eliminada para revisión] denominada “Actividades artísticas para la Terapia Ocupacional y Logopedia”. Proceso de intervención: Se abordaron técnicas como body map, fotovoz, “Minha Vida Dá Um Livro”, graffiti y stencil, experimentación material e interferencia en el edificio, y trabajo con redes sociales virtuales. Análisis crítico: La experiencia fue analizada desde tres categorías: transformación del espacio institucional; Actividades artísticas y manifestaciones de los afectos estudiantiles y Arte, Formación profesional y política. Resumen de reflexiones: Trabajar con actividades artísticas durante la formación posibilitó ampliar el repertorio de recursos disponibles, además de promover la percepción del rol ético-político profesional. Se entiende que hay que valorar el debate sobre las actividades en formación. Palavras-claves: Formación professional. Terapia ocupacional. Arte. Cultura. Universidad.Universidade Federal do Rio de Janeiro2023-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/5336110.47222/2526-3544.rbto53361Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 7 n. 4 (2023): (ISSN eletrônico 2526-3544)2526-3544reponame:Revisbratoinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/53361/39671Copyright (c) 2023 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATOinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Monica VillaçaTakeiti, Beatriz Akemi2023-12-09T16:23:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/53361Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/oai||revisbrato@gmail.com2526-35442526-3544opendoar:2023-12-09T16:23:03Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividades artísticas e processos criativos na formação em Terapia Ocupacional: Reflexões de uma experiência docente: Artistic activities and creative processes in occupational therapy training: reflections from a teacher experience
title Atividades artísticas e processos criativos na formação em Terapia Ocupacional: Reflexões de uma experiência docente: Artistic activities and creative processes in occupational therapy training: reflections from a teacher experience
spellingShingle Atividades artísticas e processos criativos na formação em Terapia Ocupacional: Reflexões de uma experiência docente: Artistic activities and creative processes in occupational therapy training: reflections from a teacher experience
Gonçalves, Monica Villaça
Formação profissional. Terapia Ocupacional. Arte. Cultura. Universidade.
Terapia Ocupacional
title_short Atividades artísticas e processos criativos na formação em Terapia Ocupacional: Reflexões de uma experiência docente: Artistic activities and creative processes in occupational therapy training: reflections from a teacher experience
title_full Atividades artísticas e processos criativos na formação em Terapia Ocupacional: Reflexões de uma experiência docente: Artistic activities and creative processes in occupational therapy training: reflections from a teacher experience
title_fullStr Atividades artísticas e processos criativos na formação em Terapia Ocupacional: Reflexões de uma experiência docente: Artistic activities and creative processes in occupational therapy training: reflections from a teacher experience
title_full_unstemmed Atividades artísticas e processos criativos na formação em Terapia Ocupacional: Reflexões de uma experiência docente: Artistic activities and creative processes in occupational therapy training: reflections from a teacher experience
title_sort Atividades artísticas e processos criativos na formação em Terapia Ocupacional: Reflexões de uma experiência docente: Artistic activities and creative processes in occupational therapy training: reflections from a teacher experience
author Gonçalves, Monica Villaça
author_facet Gonçalves, Monica Villaça
Takeiti, Beatriz Akemi
author_role author
author2 Takeiti, Beatriz Akemi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Monica Villaça
Takeiti, Beatriz Akemi
dc.subject.por.fl_str_mv Formação profissional. Terapia Ocupacional. Arte. Cultura. Universidade.
Terapia Ocupacional
topic Formação profissional. Terapia Ocupacional. Arte. Cultura. Universidade.
Terapia Ocupacional
description Contextualização: Trata-se de uma reflexão, a partir da perspectiva docente, do papel das atividades artísticas nos processos formativos em Terapia Ocupacional, baseada na experiência de oferta de uma disciplina curricular optativa do curso da Universidade Federal do Rio de Janeiro, chamada “Atividades artísticas para a Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia”. Processo de intervenção:  Foram abordadas técnicas como mapa corporal, fotovoz, “Minha Vida Dá Um Livro”, grafite e estêncil, experimentações de materiais e interferências no prédio, e o trabalho com as redes sociais virtuais. Análise crítica: A experiência foi analisada a partir de três categorias: transformação do espaço institucional; atividades artísticas e as expressões dos afetos estudantis; e arte, formação profissional e política. Síntese das reflexões: Trabalhar com as atividades artísticas, durante a formação, possibilitou ampliação do repertório de recursos disponíveis, além de promover a percepção do papel ético-político profissional. Entende-se que o debate sobre as atividades na formação precisa ser valorizado. Palavras chaves: Formação profissional. Terapia Ocupacional. Arte. Cultura. Universidade. Abstract Contextualization: This is a reflection, from the teaching perspective, of the role of artistic activities in the training processes in Occupational Therapy, based on the experience of offering an optional curricular subject of the [eliminated for review] course called “Artistic activities for Occupational Therapy and Speech Therapy”. Intervention process: Techniques such as body map, photovoice, “The book of my life”, graffiti and stencil, material experimentation and interference in the building, and work with virtual social networks were addressed. Critical analysis: The experience was analyzed from three categories: transformation of the institutional space; Artistic activities and expressions of student affections and Art, politics, and professional training. Summary of reflections: Working with artistic activities during training made it possible to expand the repertoire of available resources, in addition to promoting the perception of the professional ethical-political role. It is understood that the debate on activities in training needs to be valued. Keywords: Professional training. Occupational Therapy. Art. Culture. University. Resumen Contextualización: Se trata de una reflexión, desde la perspectiva docente, del papel de las actividades artísticas en los procesos de formación en Terapia Ocupacional, a partir de la experiencia de ofertar una materia optativa curricular de la [eliminada para revisión] denominada “Actividades artísticas para la Terapia Ocupacional y Logopedia”. Proceso de intervención: Se abordaron técnicas como body map, fotovoz, “Minha Vida Dá Um Livro”, graffiti y stencil, experimentación material e interferencia en el edificio, y trabajo con redes sociales virtuales. Análisis crítico: La experiencia fue analizada desde tres categorías: transformación del espacio institucional; Actividades artísticas y manifestaciones de los afectos estudiantiles y Arte, Formación profesional y política. Resumen de reflexiones: Trabajar con actividades artísticas durante la formación posibilitó ampliar el repertorio de recursos disponibles, además de promover la percepción del rol ético-político profesional. Se entiende que hay que valorar el debate sobre las actividades en formación. Palavras-claves: Formación professional. Terapia ocupacional. Arte. Cultura. Universidad.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/53361
10.47222/2526-3544.rbto53361
url https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/53361
identifier_str_mv 10.47222/2526-3544.rbto53361
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/53361/39671
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 7 n. 4 (2023): (ISSN eletrônico 2526-3544)
2526-3544
reponame:Revisbrato
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Revisbrato
collection Revisbrato
repository.name.fl_str_mv Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv ||revisbrato@gmail.com
_version_ 1814253320887336960