Atuação terapêutica ocupacional e em tecnologia assistiva em uma creche: análise da prática/The therapeutic occupational performance and assistive technology in a nursery: a practice analysis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revisbrato |
DOI: | 10.47222/2526-3544.rbto28170 |
Texto Completo: | https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/28170 |
Resumo: | A Educação inclusiva tem avançado no Brasil e, nesta direção, a especialidade de Terapia Ocupacional no Contexto Escolar foi reconhecida e disciplinada pela Resolução 500 (2018) do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO). A prática analisada ocorreu durante a formação de acadêmicos de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Pernambuco em uma creche e objetivou descrever a prática no campo da Terapia Ocupacional no Contexto Escolar, com base nesta Resolução. Identificou-se que muitas ações foram contempladas, mas a carga horária reduzida da prática dificultou a ampliação dessa intervenção. Pôde-se perceber a demanda para atuação terapêutica ocupacional no contexto escolar. AbstractInclusive education has advanced in Brazil, and in this direction, the specialty of Occupational Therapy in School Context was recognized and disciplined by the Resolution 500 of the Federal Council of Physiotherapy and Occupational Therapy (COFFITO). The practice described occurred during the training of Occupational Therapy students of the Federal University of Pernambuco in a daycare center and aimed to describe the practice in the field of Occupational Therapy in the School Context, based on the Resolution. It was identified that many actions were contemplated, but the reduced time schedule of the practice made it difficult to expand this intervention. It was possible to notice the demand for occupational therapeutic actions in the school context.Key words: Daycare centers, Educational inclusion, Occupational therapy, Self-help equipment, Children with disabilities. ResumenLa Educación inclusiva ha avanzado en Brasil, y en esta dirección, la especialidad de Terapia Ocupacional en el Contexto Escolar ha sido reconocida y disciplinada por la Resolución 500 del Consejo Federal de Fisioterapia y Terapia Ocupacional (COFFITO). La práctica descrita ha ocurrido durante la formación de académicos de Terapia Ocupacional de la Universidad Federal de Pernambuco en una guardería y tiene por objetivo describir la experiencia en el campo de la terapia ocupacional en el contexto escolar basada en la resolución. Se señala que muchas acciones han sido contempladas, sin embargo, la carga horaria reducida de la práctica dificultó la expansión de esta intervención. Se ha percibido la demanda para actuación terapéutica ocupacional en el contexto escolar.Palabras clave: Guarderías, Inclusión educacional, Terapia ocupacional, Equipamientos de autoayuda, Niños con discapacidad. |
id |
UFRJ-14_b051be27d0a0d9a635e597469944b72b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.revistas.ufrj.br:article/28170 |
network_acronym_str |
UFRJ-14 |
network_name_str |
Revisbrato |
spelling |
Atuação terapêutica ocupacional e em tecnologia assistiva em uma creche: análise da prática/The therapeutic occupational performance and assistive technology in a nursery: a practice analysisFisioterapia e Terapia OcupacionalTerapia Ocupacionalcreches; inclusão educacional; terapia ocupacional; equipamentos de autoajuda; crianças com deficiênciaA Educação inclusiva tem avançado no Brasil e, nesta direção, a especialidade de Terapia Ocupacional no Contexto Escolar foi reconhecida e disciplinada pela Resolução 500 (2018) do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO). A prática analisada ocorreu durante a formação de acadêmicos de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Pernambuco em uma creche e objetivou descrever a prática no campo da Terapia Ocupacional no Contexto Escolar, com base nesta Resolução. Identificou-se que muitas ações foram contempladas, mas a carga horária reduzida da prática dificultou a ampliação dessa intervenção. Pôde-se perceber a demanda para atuação terapêutica ocupacional no contexto escolar. AbstractInclusive education has advanced in Brazil, and in this direction, the specialty of Occupational Therapy in School Context was recognized and disciplined by the Resolution 500 of the Federal Council of Physiotherapy and Occupational Therapy (COFFITO). The practice described occurred during the training of Occupational Therapy students of the Federal University of Pernambuco in a daycare center and aimed to describe the practice in the field of Occupational Therapy in the School Context, based on the Resolution. It was identified that many actions were contemplated, but the reduced time schedule of the practice made it difficult to expand this intervention. It was possible to notice the demand for occupational therapeutic actions in the school context.Key words: Daycare centers, Educational inclusion, Occupational therapy, Self-help equipment, Children with disabilities. ResumenLa Educación inclusiva ha avanzado en Brasil, y en esta dirección, la especialidad de Terapia Ocupacional en el Contexto Escolar ha sido reconocida y disciplinada por la Resolución 500 del Consejo Federal de Fisioterapia y Terapia Ocupacional (COFFITO). La práctica descrita ha ocurrido durante la formación de académicos de Terapia Ocupacional de la Universidad Federal de Pernambuco en una guardería y tiene por objetivo describir la experiencia en el campo de la terapia ocupacional en el contexto escolar basada en la resolución. Se señala que muchas acciones han sido contempladas, sin embargo, la carga horaria reducida de la práctica dificultó la expansión de esta intervención. Se ha percibido la demanda para actuación terapéutica ocupacional en el contexto escolar.Palabras clave: Guarderías, Inclusión educacional, Terapia ocupacional, Equipamientos de autoayuda, Niños con discapacidad. Universidade Federal do Rio de JaneiroMarcelino, Juliana Fonsêca de QueirozRamos, Letícia Quedmados Santos, Milena Cansançãode Brito, Natiely Halliday PaivaSoares, Thalita Caroline de Oliveirados Santos, Katia Cristina Bezerra MouraAlbuquerque, Raquel Costa2020-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/2817010.47222/2526-3544.rbto28170Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 4, n. 2 (2020): (ISSN eletrônico 2526-3544); 246-2542526-3544reponame:Revisbratoinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/28170/pdf_1https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/28170/8879https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/28170/8880/*ref*/Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Brasil). Resolução nº 500, de 26 de dezembro de 2018 – Reconhece e disciplina a especialidade de Terapia Ocupacional no Contexto Escolar, define as áreas de atuação e as competências do terapeuta ocupacional especialista em Contexto Escolar e dá outras providências. Diário Oficial da União no dia 25 de janeiro de 2019, pp. 80-81./*ref*/Baladi ABPT; Castro NMD; Filho MCM. Paralisia Cerebral. In: Fernandes AC; Ramos ACR; Casalis MEP; Hebert SK; organizadores. AACD Medicina e Reabilitação – Princípios e Prática. São Paulo: Artes Médicas; 2007, p. 15-35./*ref*/Moore CA; Staples JE; Dobyns WB; et al. Characterizing the Pattern of Anomalies in Congenital Zika Syndrome for Pediatric Clinicians. JAMA Pediatr. 2017; 171(3): 288–295. DOI:10.1001/jamapediatrics. 2016.3982/*ref*/BRASIL. República Federativa do Brasil. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Dispõe sobre a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Diário Oficial da república Federativa do Brasil, Brasília, DF, 06 jul. 2015. [acesso em 2015 ago. 25]./*ref*/Hiratuka E; Matsukura TS; Pfeifer LI. Adaptação transcultural para o Brasil do Sistema de Classificação da Função Motora Grossa (GMFCS). Rev. bras. fisioter. [Internet]. 2010 novembro-dezembro [acesso em 12 de junho de 2019]; 14(6): 537-544./*ref*/Silva DBR; Funayama CAR; Pfeifer LI. Manual Ability Classification System (MACS): reliability between therapists and parents in Brazil. Braz. J. Phys. Ther. [Internet]. 2015 fevereiro [acesso em 12 de junho de 2019]; 19(1): 26-33./*ref*/Guedes-Granzotti RB; Andrade LA; Silva K; Bicalho ICS; Fukuda MTH; Domenis DR. Adaptação transcultural do Communication Function Classification System para indivíduos com paralisia cerebral. Rev. CEFAC [Internet]. 2016 julho-agosto [acesso em 12 de junho de 2019]; 18(4): 1020-1028./*ref*/ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9050. Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Associação Brasileira de Normas Técnicas, terceira edição, 2015./*ref*/Marques NR; Hallal CZ; Gonçalves M. Características biomecânicas, ergonômicas e clínicas da postura sentada: uma revisão. Fisioter. Pesqui. [Internet]. 2010 [acesso em 22 de junho de 2019]; 17(3): 270-276./*ref*/Bersch R. Introdução à Tecnologia Assistiva. [publicação online]; 2017 [acesso em 29 de maio de 2019]. Disponível em: http://www.assistiva.com.br/Introducao_Tecnologia_Assistiva.pdf./*ref*/Rocha EF; Souza CCBX. Terapia Ocupacional, Consultoria e Educação. In: Rocha, EF; Brunello, MIB; Souza, CCBX. Escola para todos e as pessoas com deficiência: contribuições da Terapia Ocupacional. São Paulo: Hucitec; 2018. Cap. 2/*ref*/ROCHA EF; SOUZA, CCBX. Terapia Ocupacional e Educação: questões atuais e perspectivas futuras. In: ROCHA, EF; BRUNELLO, MIB; SOUZA, CCBX. Escola para todos e as pessoas com deficiência: contribuições da Terapia Ocupacional. São Paulo: Hucitec, 2018. Cap. 1.Direitos autorais 2020 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-12T12:57:32Zoai:www.revistas.ufrj.br:article/28170Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/oai||revisbrato@gmail.com2526-35442526-3544opendoar:2021-03-12T12:57:32Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atuação terapêutica ocupacional e em tecnologia assistiva em uma creche: análise da prática/The therapeutic occupational performance and assistive technology in a nursery: a practice analysis |
title |
Atuação terapêutica ocupacional e em tecnologia assistiva em uma creche: análise da prática/The therapeutic occupational performance and assistive technology in a nursery: a practice analysis |
spellingShingle |
Atuação terapêutica ocupacional e em tecnologia assistiva em uma creche: análise da prática/The therapeutic occupational performance and assistive technology in a nursery: a practice analysis Atuação terapêutica ocupacional e em tecnologia assistiva em uma creche: análise da prática/The therapeutic occupational performance and assistive technology in a nursery: a practice analysis Marcelino, Juliana Fonsêca de Queiroz Fisioterapia e Terapia Ocupacional Terapia Ocupacional creches; inclusão educacional; terapia ocupacional; equipamentos de autoajuda; crianças com deficiência Marcelino, Juliana Fonsêca de Queiroz Fisioterapia e Terapia Ocupacional Terapia Ocupacional creches; inclusão educacional; terapia ocupacional; equipamentos de autoajuda; crianças com deficiência |
title_short |
Atuação terapêutica ocupacional e em tecnologia assistiva em uma creche: análise da prática/The therapeutic occupational performance and assistive technology in a nursery: a practice analysis |
title_full |
Atuação terapêutica ocupacional e em tecnologia assistiva em uma creche: análise da prática/The therapeutic occupational performance and assistive technology in a nursery: a practice analysis |
title_fullStr |
Atuação terapêutica ocupacional e em tecnologia assistiva em uma creche: análise da prática/The therapeutic occupational performance and assistive technology in a nursery: a practice analysis Atuação terapêutica ocupacional e em tecnologia assistiva em uma creche: análise da prática/The therapeutic occupational performance and assistive technology in a nursery: a practice analysis |
title_full_unstemmed |
Atuação terapêutica ocupacional e em tecnologia assistiva em uma creche: análise da prática/The therapeutic occupational performance and assistive technology in a nursery: a practice analysis Atuação terapêutica ocupacional e em tecnologia assistiva em uma creche: análise da prática/The therapeutic occupational performance and assistive technology in a nursery: a practice analysis |
title_sort |
Atuação terapêutica ocupacional e em tecnologia assistiva em uma creche: análise da prática/The therapeutic occupational performance and assistive technology in a nursery: a practice analysis |
author |
Marcelino, Juliana Fonsêca de Queiroz |
author_facet |
Marcelino, Juliana Fonsêca de Queiroz Marcelino, Juliana Fonsêca de Queiroz Ramos, Letícia Quedma dos Santos, Milena Cansanção de Brito, Natiely Halliday Paiva Soares, Thalita Caroline de Oliveira dos Santos, Katia Cristina Bezerra Moura Albuquerque, Raquel Costa Ramos, Letícia Quedma dos Santos, Milena Cansanção de Brito, Natiely Halliday Paiva Soares, Thalita Caroline de Oliveira dos Santos, Katia Cristina Bezerra Moura Albuquerque, Raquel Costa |
author_role |
author |
author2 |
Ramos, Letícia Quedma dos Santos, Milena Cansanção de Brito, Natiely Halliday Paiva Soares, Thalita Caroline de Oliveira dos Santos, Katia Cristina Bezerra Moura Albuquerque, Raquel Costa |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcelino, Juliana Fonsêca de Queiroz Ramos, Letícia Quedma dos Santos, Milena Cansanção de Brito, Natiely Halliday Paiva Soares, Thalita Caroline de Oliveira dos Santos, Katia Cristina Bezerra Moura Albuquerque, Raquel Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fisioterapia e Terapia Ocupacional Terapia Ocupacional creches; inclusão educacional; terapia ocupacional; equipamentos de autoajuda; crianças com deficiência |
topic |
Fisioterapia e Terapia Ocupacional Terapia Ocupacional creches; inclusão educacional; terapia ocupacional; equipamentos de autoajuda; crianças com deficiência |
description |
A Educação inclusiva tem avançado no Brasil e, nesta direção, a especialidade de Terapia Ocupacional no Contexto Escolar foi reconhecida e disciplinada pela Resolução 500 (2018) do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO). A prática analisada ocorreu durante a formação de acadêmicos de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Pernambuco em uma creche e objetivou descrever a prática no campo da Terapia Ocupacional no Contexto Escolar, com base nesta Resolução. Identificou-se que muitas ações foram contempladas, mas a carga horária reduzida da prática dificultou a ampliação dessa intervenção. Pôde-se perceber a demanda para atuação terapêutica ocupacional no contexto escolar. AbstractInclusive education has advanced in Brazil, and in this direction, the specialty of Occupational Therapy in School Context was recognized and disciplined by the Resolution 500 of the Federal Council of Physiotherapy and Occupational Therapy (COFFITO). The practice described occurred during the training of Occupational Therapy students of the Federal University of Pernambuco in a daycare center and aimed to describe the practice in the field of Occupational Therapy in the School Context, based on the Resolution. It was identified that many actions were contemplated, but the reduced time schedule of the practice made it difficult to expand this intervention. It was possible to notice the demand for occupational therapeutic actions in the school context.Key words: Daycare centers, Educational inclusion, Occupational therapy, Self-help equipment, Children with disabilities. ResumenLa Educación inclusiva ha avanzado en Brasil, y en esta dirección, la especialidad de Terapia Ocupacional en el Contexto Escolar ha sido reconocida y disciplinada por la Resolución 500 del Consejo Federal de Fisioterapia y Terapia Ocupacional (COFFITO). La práctica descrita ha ocurrido durante la formación de académicos de Terapia Ocupacional de la Universidad Federal de Pernambuco en una guardería y tiene por objetivo describir la experiencia en el campo de la terapia ocupacional en el contexto escolar basada en la resolución. Se señala que muchas acciones han sido contempladas, sin embargo, la carga horaria reducida de la práctica dificultó la expansión de esta intervención. Se ha percibido la demanda para actuación terapéutica ocupacional en el contexto escolar.Palabras clave: Guarderías, Inclusión educacional, Terapia ocupacional, Equipamientos de autoayuda, Niños con discapacidad. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/28170 10.47222/2526-3544.rbto28170 |
url |
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/28170 |
identifier_str_mv |
10.47222/2526-3544.rbto28170 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/28170/pdf_1 https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/28170/8879 https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/28170/8880 /*ref*/Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Brasil). Resolução nº 500, de 26 de dezembro de 2018 – Reconhece e disciplina a especialidade de Terapia Ocupacional no Contexto Escolar, define as áreas de atuação e as competências do terapeuta ocupacional especialista em Contexto Escolar e dá outras providências. Diário Oficial da União no dia 25 de janeiro de 2019, pp. 80-81. /*ref*/Baladi ABPT; Castro NMD; Filho MCM. Paralisia Cerebral. In: Fernandes AC; Ramos ACR; Casalis MEP; Hebert SK; organizadores. AACD Medicina e Reabilitação – Princípios e Prática. São Paulo: Artes Médicas; 2007, p. 15-35. /*ref*/Moore CA; Staples JE; Dobyns WB; et al. Characterizing the Pattern of Anomalies in Congenital Zika Syndrome for Pediatric Clinicians. JAMA Pediatr. 2017; 171(3): 288–295. DOI:10.1001/jamapediatrics. 2016.3982 /*ref*/BRASIL. República Federativa do Brasil. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Dispõe sobre a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Diário Oficial da república Federativa do Brasil, Brasília, DF, 06 jul. 2015. [acesso em 2015 ago. 25]. /*ref*/Hiratuka E; Matsukura TS; Pfeifer LI. Adaptação transcultural para o Brasil do Sistema de Classificação da Função Motora Grossa (GMFCS). Rev. bras. fisioter. [Internet]. 2010 novembro-dezembro [acesso em 12 de junho de 2019]; 14(6): 537-544. /*ref*/Silva DBR; Funayama CAR; Pfeifer LI. Manual Ability Classification System (MACS): reliability between therapists and parents in Brazil. Braz. J. Phys. Ther. [Internet]. 2015 fevereiro [acesso em 12 de junho de 2019]; 19(1): 26-33. /*ref*/Guedes-Granzotti RB; Andrade LA; Silva K; Bicalho ICS; Fukuda MTH; Domenis DR. Adaptação transcultural do Communication Function Classification System para indivíduos com paralisia cerebral. Rev. CEFAC [Internet]. 2016 julho-agosto [acesso em 12 de junho de 2019]; 18(4): 1020-1028. /*ref*/ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9050. Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Associação Brasileira de Normas Técnicas, terceira edição, 2015. /*ref*/Marques NR; Hallal CZ; Gonçalves M. Características biomecânicas, ergonômicas e clínicas da postura sentada: uma revisão. Fisioter. Pesqui. [Internet]. 2010 [acesso em 22 de junho de 2019]; 17(3): 270-276. /*ref*/Bersch R. Introdução à Tecnologia Assistiva. [publicação online]; 2017 [acesso em 29 de maio de 2019]. Disponível em: http://www.assistiva.com.br/Introducao_Tecnologia_Assistiva.pdf. /*ref*/Rocha EF; Souza CCBX. Terapia Ocupacional, Consultoria e Educação. In: Rocha, EF; Brunello, MIB; Souza, CCBX. Escola para todos e as pessoas com deficiência: contribuições da Terapia Ocupacional. São Paulo: Hucitec; 2018. Cap. 2 /*ref*/ROCHA EF; SOUZA, CCBX. Terapia Ocupacional e Educação: questões atuais e perspectivas futuras. In: ROCHA, EF; BRUNELLO, MIB; SOUZA, CCBX. Escola para todos e as pessoas com deficiência: contribuições da Terapia Ocupacional. São Paulo: Hucitec, 2018. Cap. 1. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 4, n. 2 (2020): (ISSN eletrônico 2526-3544); 246-254 2526-3544 reponame:Revisbrato instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Revisbrato |
collection |
Revisbrato |
repository.name.fl_str_mv |
Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revisbrato@gmail.com |
_version_ |
1822179375564455936 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.47222/2526-3544.rbto28170 |