A construção de mobiliário adaptado para facilitar a inclusão escolar de uma estudante com paralisia cerebral/The construction of adapted furniture to support the education of a student with cerebral palsy
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revisbrato |
Texto Completo: | https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/19314 |
Resumo: | Resumo Analisou-se a construção de um mobiliário adaptado, a partir da parceria entre setores da saúde e educação, para apoiar a escolarização de uma estudante com paralisia cerebral. A confecção do recurso pautou-se na necessidade de ajustar a postura da estudante, que possui um grave quadro motor, para sua participação independente e autônoma em atividades de roda, no chão. A criação do recurso implicou em recorrentes ajustes, oficinas e elaboração de materiais instrucionais. De modo particular, favoreceu a participação da estudante nas atividades em roda, colocando-a na mesma posição que seus pares e proporcionando maior interação em sala de aula. Abstract We sought to analyze the construction of adapted furniture, based on the association between health and education sectors, to support the schooling of a student with cerebral palsy. The preparation of the resource was based on the need to adjust the position of the student, who has a serious motor picture, for independent and autonomous participation in wheel activities, on the ground. The creation of the resource involved in recurrent adjustments, workshops and the preparation of instructional materials. In a particular way, it favored the participation of the student in the activities in wheel, leaving her in the same position as her peers and providing more interaction in the classroom.Keywords: Special Education; Assistive Technology; Cerebral Palsy. |
id |
UFRJ-14_db6a9ad3277ba9c2936392d76ba78175 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.revistas.ufrj.br:article/19314 |
network_acronym_str |
UFRJ-14 |
network_name_str |
Revisbrato |
repository_id_str |
|
spelling |
A construção de mobiliário adaptado para facilitar a inclusão escolar de uma estudante com paralisia cerebral/The construction of adapted furniture to support the education of a student with cerebral palsyEducaçãoEducação Especial; Tecnologia Assistiva; Paralisia Cerebral.Escolarização; Inclusão; Terapia ocupacional.Resumo Analisou-se a construção de um mobiliário adaptado, a partir da parceria entre setores da saúde e educação, para apoiar a escolarização de uma estudante com paralisia cerebral. A confecção do recurso pautou-se na necessidade de ajustar a postura da estudante, que possui um grave quadro motor, para sua participação independente e autônoma em atividades de roda, no chão. A criação do recurso implicou em recorrentes ajustes, oficinas e elaboração de materiais instrucionais. De modo particular, favoreceu a participação da estudante nas atividades em roda, colocando-a na mesma posição que seus pares e proporcionando maior interação em sala de aula. Abstract We sought to analyze the construction of adapted furniture, based on the association between health and education sectors, to support the schooling of a student with cerebral palsy. The preparation of the resource was based on the need to adjust the position of the student, who has a serious motor picture, for independent and autonomous participation in wheel activities, on the ground. The creation of the resource involved in recurrent adjustments, workshops and the preparation of instructional materials. In a particular way, it favored the participation of the student in the activities in wheel, leaving her in the same position as her peers and providing more interaction in the classroom.Keywords: Special Education; Assistive Technology; Cerebral Palsy.Universidade Federal do Rio de JaneiroCalheiros, David dos SantosMendes, Enicéia GonçalvesSilva, Flávia Calheiros daSantos, Emanuele Mariano de SouzaNabuco, Thais Quintela de AndradeDounis, Alessandra Bonorandi2019-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/1931410.47222/2526-3544.rbto19314Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 3, n. 2 (2019): (ISSN eletrônico 2526-3544); 277-2852526-3544reponame:Revisbratoinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/19314/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/19314/5662https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/19314/5663https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/19314/5664https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/19314/5737https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/19314/5738https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/19314/5739https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/19314/5760https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/19314/5761https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/19314/5762/*ref*/Calheiros DS. Rede de apoio à escolarização inclusiva de uma estudante com paralisia cerebral: limites e possibilidades. [Tese]. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos; 2018. No prelo. 2. Alves ACJ; Matsukura TS. Modelos teóricos para indicação e implementação de tecnologia assistiva. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional. São Carlos. 2016; 24 (3):591-599. 3. Calheiros DC; Mendes EG; Lourenço GF. Considerações acerca da Tecnologia Assistiva no cenário educacional brasileiro. Revista Educação Especial. Santa Maria. 2018; 31(60):229-244. 4. Piovezanni MAT; Rocha ANDC; Braccialli LMP. Eficácia de mobiliário escolar adaptado de baixo custo no desempenho funcional de criança com paralisia cerebral. Revista Educação Especial. Santa Maria. 2014; 27(49):485-498. 5. Rocha ANDC; Deliberato D. Tecnologia assistiva para a criança com paralisia cerebral na escola: identificação das necessidades. Revista Brasileira de Educação Especial. Marília. 2012; 18(1):71-92. 6. Ibiapina IMLM; Ferreira MS. A pesquisa colaborativa na perspectiva sóciohistórica. Linguagens, Educação e Sociedade. Teresina. 2005; 12: 26 - 38. Disponível em: http://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/Revista/N%2012/revista%2012.pdf. 7. Ibiapina IMLM. Pesquisa colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília. Líber Livro Editora; 2008. (Série Pesquisa). 8. Mendes EG. Inclusão escolar com colaboração: unindo conhecimentos, perspectivas e habilidades profissionais. In: Martins LARM; Pires J; Pires GNL. Políticas e Práticas Educacionais Inclusivas. Natal. EDUFRN; 2008, p. 19 – 51. 9. Mendes EG; Almeida MA; Toyoda CY. Inclusão escolar pela via da colaboração entre educação especial e educação escolar. Educar em Revista. Curitiba. 2011; 27 (41):81-93. 10. Dounis AB. Atividade docente e inclusão: as mediações da consultoria colaborativa. [Dissertação]. Alagoas: Universidade Federal de Alagoas; 2013. 11. Calheiros DS. Consultoria colaborativa à distância em tecnologia assistiva para professores de salas de recursos multifuncionais. [Dissertação]. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos; 2015.Direitos autorais 2019 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-01T15:06:44Zoai:www.revistas.ufrj.br:article/19314Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/oai||revisbrato@gmail.com2526-35442526-3544opendoar:2021-03-01T15:06:44Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção de mobiliário adaptado para facilitar a inclusão escolar de uma estudante com paralisia cerebral/The construction of adapted furniture to support the education of a student with cerebral palsy |
title |
A construção de mobiliário adaptado para facilitar a inclusão escolar de uma estudante com paralisia cerebral/The construction of adapted furniture to support the education of a student with cerebral palsy |
spellingShingle |
A construção de mobiliário adaptado para facilitar a inclusão escolar de uma estudante com paralisia cerebral/The construction of adapted furniture to support the education of a student with cerebral palsy Calheiros, David dos Santos Educação Educação Especial; Tecnologia Assistiva; Paralisia Cerebral. Escolarização; Inclusão; Terapia ocupacional. |
title_short |
A construção de mobiliário adaptado para facilitar a inclusão escolar de uma estudante com paralisia cerebral/The construction of adapted furniture to support the education of a student with cerebral palsy |
title_full |
A construção de mobiliário adaptado para facilitar a inclusão escolar de uma estudante com paralisia cerebral/The construction of adapted furniture to support the education of a student with cerebral palsy |
title_fullStr |
A construção de mobiliário adaptado para facilitar a inclusão escolar de uma estudante com paralisia cerebral/The construction of adapted furniture to support the education of a student with cerebral palsy |
title_full_unstemmed |
A construção de mobiliário adaptado para facilitar a inclusão escolar de uma estudante com paralisia cerebral/The construction of adapted furniture to support the education of a student with cerebral palsy |
title_sort |
A construção de mobiliário adaptado para facilitar a inclusão escolar de uma estudante com paralisia cerebral/The construction of adapted furniture to support the education of a student with cerebral palsy |
author |
Calheiros, David dos Santos |
author_facet |
Calheiros, David dos Santos Mendes, Enicéia Gonçalves Silva, Flávia Calheiros da Santos, Emanuele Mariano de Souza Nabuco, Thais Quintela de Andrade Dounis, Alessandra Bonorandi |
author_role |
author |
author2 |
Mendes, Enicéia Gonçalves Silva, Flávia Calheiros da Santos, Emanuele Mariano de Souza Nabuco, Thais Quintela de Andrade Dounis, Alessandra Bonorandi |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Calheiros, David dos Santos Mendes, Enicéia Gonçalves Silva, Flávia Calheiros da Santos, Emanuele Mariano de Souza Nabuco, Thais Quintela de Andrade Dounis, Alessandra Bonorandi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação Especial; Tecnologia Assistiva; Paralisia Cerebral. Escolarização; Inclusão; Terapia ocupacional. |
topic |
Educação Educação Especial; Tecnologia Assistiva; Paralisia Cerebral. Escolarização; Inclusão; Terapia ocupacional. |
description |
Resumo Analisou-se a construção de um mobiliário adaptado, a partir da parceria entre setores da saúde e educação, para apoiar a escolarização de uma estudante com paralisia cerebral. A confecção do recurso pautou-se na necessidade de ajustar a postura da estudante, que possui um grave quadro motor, para sua participação independente e autônoma em atividades de roda, no chão. A criação do recurso implicou em recorrentes ajustes, oficinas e elaboração de materiais instrucionais. De modo particular, favoreceu a participação da estudante nas atividades em roda, colocando-a na mesma posição que seus pares e proporcionando maior interação em sala de aula. Abstract We sought to analyze the construction of adapted furniture, based on the association between health and education sectors, to support the schooling of a student with cerebral palsy. The preparation of the resource was based on the need to adjust the position of the student, who has a serious motor picture, for independent and autonomous participation in wheel activities, on the ground. The creation of the resource involved in recurrent adjustments, workshops and the preparation of instructional materials. In a particular way, it favored the participation of the student in the activities in wheel, leaving her in the same position as her peers and providing more interaction in the classroom.Keywords: Special Education; Assistive Technology; Cerebral Palsy. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/19314 10.47222/2526-3544.rbto19314 |
url |
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/19314 |
identifier_str_mv |
10.47222/2526-3544.rbto19314 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/19314/pdf https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/19314/5662 https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/19314/5663 https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/19314/5664 https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/19314/5737 https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/19314/5738 https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/19314/5739 https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/19314/5760 https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/19314/5761 https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/19314/5762 /*ref*/Calheiros DS. Rede de apoio à escolarização inclusiva de uma estudante com paralisia cerebral: limites e possibilidades. [Tese]. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos; 2018. No prelo. 2. Alves ACJ; Matsukura TS. Modelos teóricos para indicação e implementação de tecnologia assistiva. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional. São Carlos. 2016; 24 (3):591-599. 3. Calheiros DC; Mendes EG; Lourenço GF. Considerações acerca da Tecnologia Assistiva no cenário educacional brasileiro. Revista Educação Especial. Santa Maria. 2018; 31(60):229-244. 4. Piovezanni MAT; Rocha ANDC; Braccialli LMP. Eficácia de mobiliário escolar adaptado de baixo custo no desempenho funcional de criança com paralisia cerebral. Revista Educação Especial. Santa Maria. 2014; 27(49):485-498. 5. Rocha ANDC; Deliberato D. Tecnologia assistiva para a criança com paralisia cerebral na escola: identificação das necessidades. Revista Brasileira de Educação Especial. Marília. 2012; 18(1):71-92. 6. Ibiapina IMLM; Ferreira MS. A pesquisa colaborativa na perspectiva sóciohistórica. Linguagens, Educação e Sociedade. Teresina. 2005; 12: 26 - 38. Disponível em: http://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/Revista/N%2012/revista%2012.pdf. 7. Ibiapina IMLM. Pesquisa colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília. Líber Livro Editora; 2008. (Série Pesquisa). 8. Mendes EG. Inclusão escolar com colaboração: unindo conhecimentos, perspectivas e habilidades profissionais. In: Martins LARM; Pires J; Pires GNL. Políticas e Práticas Educacionais Inclusivas. Natal. EDUFRN; 2008, p. 19 – 51. 9. Mendes EG; Almeida MA; Toyoda CY. Inclusão escolar pela via da colaboração entre educação especial e educação escolar. Educar em Revista. Curitiba. 2011; 27 (41):81-93. 10. Dounis AB. Atividade docente e inclusão: as mediações da consultoria colaborativa. [Dissertação]. Alagoas: Universidade Federal de Alagoas; 2013. 11. Calheiros DS. Consultoria colaborativa à distância em tecnologia assistiva para professores de salas de recursos multifuncionais. [Dissertação]. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos; 2015. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 3, n. 2 (2019): (ISSN eletrônico 2526-3544); 277-285 2526-3544 reponame:Revisbrato instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Revisbrato |
collection |
Revisbrato |
repository.name.fl_str_mv |
Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revisbrato@gmail.com |
_version_ |
1798321183631867904 |