Uso de jogos ativos na reabilitação de crianças e adolescentes: uma revisão da literatura/Use of Active Videogames on Rehabilitation of Children and Adolescents: a literature review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lacerda de Oliveira Cassali de Azevedo, Luiza
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: de Vasconcelos Pessôa Galindo Ramos, Natália, Barbosa Lima, Eulália Luana, Dantas de Lima, Ana Carollyne, Ribeiro Soares Araújo, Clarice
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revisbrato
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/47059
Resumo: Introdução: O Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) tem prevalência de 5% a 6% nas crianças em idade escolar de cinco a onze anos. No Brasil, o TDC ainda é pouco reconhecido e as crianças, geralmente, recebem pouca ou nenhuma assistência. O transtorno pode persistir na adolescência e idade adulta. Tecnologias emergentes, como realidade virtual e videogames, têm sido o foco de pesquisas recentes de intervenção. Objetivos: Revisar a literatura para identificar estudos que abordam o uso de jogos ativos com crianças e adolescentes com transtorno do desenvolvimento da coordenação. Método: Revisão de escopo, cuja busca foi realizada entre os meses de maio e julho de 2021, na base de dados PubMed, com recorte de 10 anos de publicação, em inglês, português e espanhol, descritores “motor skills disorder”, “virtual reality” e “transtorno do desenvolvimento da coordenação” nas três revistas brasileiras de Terapia Ocupacional. Foram excluídos editoriais e estudos com crianças e adolescentes com autismo associado. Resultados: Foram encontrados 16 artigos. Embora a literatura ainda seja escassa neste sentido, os estudos relataram ganhos significativos no desempenho motor de crianças com TDC. Foram identificadas algumas dificuldades em apontar e esclarecer sobre o jogo, instrumento ou mecanismo responsável pelas mudanças no desempenho. Conclusão: A utilização de protocolos sistematizados pode levar ao desenvolvimento de novos estudos para avaliar a eficácia dessas intervenções, bem como a sustentabilidade das melhorias obtidas a longo prazoPalavras-chave: Terapia ocupacional. Intervenção. Desempenho ocupacional. Transtorno do desenvolvimento da coordenação AbstractIntroduction. Developmental Coordination Disorder (DCD) has a prevalence of 5 to 6% in school-aged children from five to eleven years old. In Brazil, TDC is still poorly recognized, and children generally receive little or no assistance. The disorder can persist into adolescence and adulthood. Emerging technologies such as virtual reality and video games have been the focus of recent intervention research. Objectives. To perform a literature review to identify studies which used active games with children and adolescents with DCD. Method. Scoping review, between May and July 2021, at PubMed database, within 10 years of publication in English, Portuguese and Spanish, terms "motor skills disorder", "virtual reality", and “developmental coordination disorder” in the three Brazilian  Occupational Therapy journals. Editorials and studies with children and adolescents with associated autism were excluded. Results. 16 articles were found. Although the literature is still scarce, studies have reported significant gains in the motor performance of children with DCD. Some difficulties were identified in pointing out and clarifying about the game, instrument or mechanism responsible for changes in performance. Conclusion. The use of systematized protocols can lead to the development of new studies to assess the effectiveness of these interventions as well as the sustainability of the improvements obtained in the long term.Key-words: occupational therapy; intervention; occupational performance; developmental coordination disorder ResumenIntroducción. El trastorno del desarrollo de la coordinación  (DCD) tiene una prevalencia del 5 al 6% en niños en edad escolar de cinco a once años. En Brasil, el DCD todavía es poco reconocido y los niños generalmente reciben poca o ninguna asistencia. El trastorno puede persistir hasta la adolescencia y la edad adulta. Las tecnologías emergentes, como la realidad virtual y los videojuegos, han sido el foco de investigaciones recientes sobre intervenciones. Metas. Revisar la literatura para identificar estudios que aborden el uso de juegos activos con niños y adolescentes con trastorno del desarrollo de la coordinación . Método. Revisión del alcance, cuya búsqueda se realizó entre mayo y julio de 2021, en la base de datos PubMed, con 10 años de publicación en inglés, portugués y español, descriptores "trastorno de las habilidades motoras", "realidad virtual" y "trastorno  del desarrollo de la coordinación". en las tres revistas brasileñas de Terapia Ocupacional. Se excluyeron las editoriales y los estudios con niños y adolescentes con autismo asociado. Resultados. Se encontraron 16 artículos. Aunque la literatura todavía es escasa al respecto, los estudios han reportado ganancias significativas en el desempeño motor de los niños con DCD. Se identificaron algunas dificultades para señalar y aclarar sobre el juego, instrumento o mecanismo responsable de los cambios en el rendimiento. Conclusión. El uso de protocolos sistematizados puede conducir al desarrollo de nuevos estudios para evaluar la efectividad de estas intervenciones así como la sostenibilidad de las mejoras obtenidas en el largo plazo.Palabras clave: terapia ocupacional; intervención; desempeño ocupacional; trastorno de desarrollo de la coordinación
id UFRJ-14_f148321a0c8e0f5c178f77cf62a60909
oai_identifier_str oai:www.revistas.ufrj.br:article/47059
network_acronym_str UFRJ-14
network_name_str Revisbrato
repository_id_str
spelling Uso de jogos ativos na reabilitação de crianças e adolescentes: uma revisão da literatura/Use of Active Videogames on Rehabilitation of Children and Adolescents: a literature reviewSaúde; Fisioterapia e Terapia Ocupacional.Terapia Ocupacional. Intervenção. Desempenho Ocupacional. Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação.motor skills disorder”; “virtual reality”; “transtorno do desenvolvimento da coordenação”; “Developmental coordination disorder”.Introdução: O Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) tem prevalência de 5% a 6% nas crianças em idade escolar de cinco a onze anos. No Brasil, o TDC ainda é pouco reconhecido e as crianças, geralmente, recebem pouca ou nenhuma assistência. O transtorno pode persistir na adolescência e idade adulta. Tecnologias emergentes, como realidade virtual e videogames, têm sido o foco de pesquisas recentes de intervenção. Objetivos: Revisar a literatura para identificar estudos que abordam o uso de jogos ativos com crianças e adolescentes com transtorno do desenvolvimento da coordenação. Método: Revisão de escopo, cuja busca foi realizada entre os meses de maio e julho de 2021, na base de dados PubMed, com recorte de 10 anos de publicação, em inglês, português e espanhol, descritores “motor skills disorder”, “virtual reality” e “transtorno do desenvolvimento da coordenação” nas três revistas brasileiras de Terapia Ocupacional. Foram excluídos editoriais e estudos com crianças e adolescentes com autismo associado. Resultados: Foram encontrados 16 artigos. Embora a literatura ainda seja escassa neste sentido, os estudos relataram ganhos significativos no desempenho motor de crianças com TDC. Foram identificadas algumas dificuldades em apontar e esclarecer sobre o jogo, instrumento ou mecanismo responsável pelas mudanças no desempenho. Conclusão: A utilização de protocolos sistematizados pode levar ao desenvolvimento de novos estudos para avaliar a eficácia dessas intervenções, bem como a sustentabilidade das melhorias obtidas a longo prazoPalavras-chave: Terapia ocupacional. Intervenção. Desempenho ocupacional. Transtorno do desenvolvimento da coordenação AbstractIntroduction. Developmental Coordination Disorder (DCD) has a prevalence of 5 to 6% in school-aged children from five to eleven years old. In Brazil, TDC is still poorly recognized, and children generally receive little or no assistance. The disorder can persist into adolescence and adulthood. Emerging technologies such as virtual reality and video games have been the focus of recent intervention research. Objectives. To perform a literature review to identify studies which used active games with children and adolescents with DCD. Method. Scoping review, between May and July 2021, at PubMed database, within 10 years of publication in English, Portuguese and Spanish, terms "motor skills disorder", "virtual reality", and “developmental coordination disorder” in the three Brazilian  Occupational Therapy journals. Editorials and studies with children and adolescents with associated autism were excluded. Results. 16 articles were found. Although the literature is still scarce, studies have reported significant gains in the motor performance of children with DCD. Some difficulties were identified in pointing out and clarifying about the game, instrument or mechanism responsible for changes in performance. Conclusion. The use of systematized protocols can lead to the development of new studies to assess the effectiveness of these interventions as well as the sustainability of the improvements obtained in the long term.Key-words: occupational therapy; intervention; occupational performance; developmental coordination disorder ResumenIntroducción. El trastorno del desarrollo de la coordinación  (DCD) tiene una prevalencia del 5 al 6% en niños en edad escolar de cinco a once años. En Brasil, el DCD todavía es poco reconocido y los niños generalmente reciben poca o ninguna asistencia. El trastorno puede persistir hasta la adolescencia y la edad adulta. Las tecnologías emergentes, como la realidad virtual y los videojuegos, han sido el foco de investigaciones recientes sobre intervenciones. Metas. Revisar la literatura para identificar estudios que aborden el uso de juegos activos con niños y adolescentes con trastorno del desarrollo de la coordinación . Método. Revisión del alcance, cuya búsqueda se realizó entre mayo y julio de 2021, en la base de datos PubMed, con 10 años de publicación en inglés, portugués y español, descriptores "trastorno de las habilidades motoras", "realidad virtual" y "trastorno  del desarrollo de la coordinación". en las tres revistas brasileñas de Terapia Ocupacional. Se excluyeron las editoriales y los estudios con niños y adolescentes con autismo asociado. Resultados. Se encontraron 16 artículos. Aunque la literatura todavía es escasa al respecto, los estudios han reportado ganancias significativas en el desempeño motor de los niños con DCD. Se identificaron algunas dificultades para señalar y aclarar sobre el juego, instrumento o mecanismo responsable de los cambios en el rendimiento. Conclusión. El uso de protocolos sistematizados puede conducir al desarrollo de nuevos estudios para evaluar la efectividad de estas intervenciones así como la sostenibilidad de las mejoras obtenidas en el largo plazo.Palabras clave: terapia ocupacional; intervención; desempeño ocupacional; trastorno de desarrollo de la coordinaciónUniversidade Federal do Rio de JaneiroLacerda de Oliveira Cassali de Azevedo, Luizade Vasconcelos Pessôa Galindo Ramos, NatáliaBarbosa Lima, Eulália LuanaDantas de Lima, Ana CarollyneRibeiro Soares Araújo, Clarice2022-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/4705910.47222/2526-3544.rbto47059Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 6, n. 4 (2022): (ISSN eletrônico 2526-3544); 1368-13842526-3544reponame:Revisbratoinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/47059/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/47059/16910https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/47059/16911/*ref*/American Psychiatric Association, A. (1980). Diagnostic and statistical manual of mental disorders v.5. Washington, DC: American Psychiatric Association./*ref*/Antônio, V.E.; Preira-Redondo, S.; Pinto-Nues, N.R.; Campos, C.D.; Teixeira-Brandão, M.V.; Braga, A.E. (2012). Neurociência do Movimento. In Antônio, V.E (Ed.), Neurociências: diálogos e interseções. 129-149. Rubio./*ref*/Araújo, C.R.S. (2010). Efeitos da terapia motora cognitiva no desempenho de atividades de crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação. [Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Minas Gerais]. http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8L4NLW/*ref*/Ashkenazi, T.; Weiss, P. L.; Orian, D.; Laufer, Y. (2013). Low-cost virtual reality intervention program for children with developmental coordination disorder: a pilot feasibility study. Pediatr Phys Ther. http://doi.org/ 10.1097/PEP.0b013e3182a74398/*ref*/Bonney, E.; Jelsma, L. D.; Ferguson, G. D.; Smits-Engelsman, B.C.M. (2017) Learning better by repetition or variation? Is transfer at odds with task specific training? PLoS One, 23;12(3), e0174214. http://doi.org/10.1371/journal.pone.0174214./*ref*/Bonney, E., Ferguson, G., & Smits-Engelsman, B. (2017). The efficacy of two activity-based interventions in adolescents with developmental coordination disorder. Research in developmental disabilities, 71, 223-236. http://doi.org/10.1016/j.ridd.2017.10.013/*ref*/Cavalcante Neto, J. L., Steenbergen, B., Wilson, P., Zamunér, A. R., & Tudella, E. (2020). Is Wii-based motor training better than task-specific matched training for children with developmental coordination disorder? A randomized controlled trial. Disability and rehabilitation, 42(18), 2611-2620. http://doi.org/ 10.1080/09638288.2019.1572794/*ref*/Cavalcante Neto, J. L. C., Steenbergen, B., & Tudella, E. (2019). Motor intervention with and without Nintendo® Wii for children with developmental coordination disorder: protocol for a randomized clinical trial. Trials, 20(1), 1-12. http://doi.org/ 10.1186/s13063-019-3930-2/*ref*/Cavalcante Neto, J. L., Steenbergen, B., Wilson, P., Zamunér, A. R., & Tudella, E. (2019). Is Wii-based motor training better than task-specific matched training for children with developmental coordination disorder? A randomized controlled trial. Disability and rehabilitation, 42(18), 2611-2620. http://doi.org/ 10.1080/09638288.2019.1572794/*ref*/Centro Colaborador da OMS para a Classificação de Doenças em Português. (2008). Classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde: CIF. Edusp./*ref*/Cousins, M., & Smyth, M. M. (2005). Progression and development in developmental coordination disorder. Children with developmental coordination disorder, 119-134./*ref*/EbrahimiSani, S., Sohrabi, M., Taheri, H., Agdasi, M. T., & Amiri, S. (2020). Effects of virtual reality training intervention on predictive motor control of children with DCD–A randomized controlled trial. Research in Developmental Disabilities, 107, 103768. http://doi.org/ 10.1016/j.ridd.2020.103768/*ref*/Engel-Yeger, B., Sido, R., Mimouni-Bloch, A., & Weiss, P. L. (2017). Relationship between perceived competence and performance during real and virtual motor tasks by children with developmental coordination disorder. Disability and Rehabilitation: Assistive Technology, 12(7), 752-757. http://doi.org/ 10.1080/17483107.2016.1261305/*ref*/Gonsalves, L., Campbell, A., Jensen, L., & Straker, L. (2015). Children with developmental coordination disorder play active virtual reality games differently than children with typical development. Physical therapy, 95(3), 360-368. http://doi.org/ 10.2522/ptj.20140116/*ref*/Hammond, J., Jones, V., Hill, E. L., Green, D., & Male, I. (2014). An investigation of the impact of regular use of the Wii Fit to improve motor and psychosocial outcomes in children with movement difficulties: a pilot study. Child: care, health and development, 40(2), 165-175. http://doi.org/ 10.1111/cch.12029/*ref*/Jelsma, L. D., Geuze, R. H., & Smits-Engelsman, B. C. M. (2020). Movement Control Strategies in a Dynamic Balance Task in Children With and Without Developmental Coordination Disorder. Journal of motor behavior, 52(2), 175-186. http://doi.org/ 10.1080/00222895.2019.1599809/*ref*/Luria, A. R. (2012). Higher cortical functions in man. Springer Science & Business Media./*ref*/Luria, A. R. (1974). El cerebro en acción. Fontanella./*ref*/Lino, F., Arcangeli, V., & Chieffo, D. P. R. (2021). The Virtual Challenge: Virtual Reality Tools for Intervention in Children with Developmental Coordination Disorder. Children, 8(4), 270. http://doi.org/ 10.3390/children8040270/*ref*/Medica, E. M. (2019). Is virtual reality effective in improving the motor performance of children with developmental coordination disorder? A systematic review. European journal of physical and rehabilitation medicine. http://doi.org/ 10.23736/S1973-9087.18.05427-8/*ref*/Mentiplay, B. F., FitzGerald, T. L., Clark, R. A., Bower, K. J., Denehy, L., & Spittle, A. J. (2019). Do video game interventions improve motor outcomes in children with developmental coordination disorder? A systematic review using the ICF framework. BMC pediatrics, 19(1), 1-15. http://doi.org/ 10.1186/s12887-018-1381-7/*ref*/Schoemaker, M. M., van der Wees, M., Flapper, B., Verheij-Jansen, N., Scholten-Jaegers, S., & Geuze, R. H. (2001). Perceptual skills of children with developmental coordination disorder. Human Movement Science, 20(1-2), 111-133. http://doi.org/ 10.1016/s0167-9457(01)00031-8/*ref*/Smits-Engelsman, B., Bonney, E., & Ferguson, G. (2020). Motor skill learning in children with and without Developmental Coordination Disorder. Human Movement Science, 74, 102687. http://doi.org/10.1016/j.humov.2020.102687/*ref*/Soares, J. C. C., Moraes, B. L. C. D., Paz, C. C. D. S. C., & Magalhães, L. D. C. (2019). Influência do uso de jogos do Microsoft Kinect® sobre o desempenho motor e funcional de criança com transtorno do desenvolvimento de coordenação. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 27, 710-717. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1630/*ref*/Straker, L. M., Campbell, A. C., Jensen, L. M., Metcalf, D. R., Smith, A. J., Abbott, R. A., ... & Piek, J. P. (2011). Rationale, design and methods for a randomised and controlled trial of the impact of virtual reality games on motor competence, physical activity, and mental health in children with developmental coordination disorder. BMC public health, 11(1), 1-12. http://doi.org/10.1186/1471-2458-11-654/*ref*/Shumwhay-cook, A., Woolacot, M., Chaim, M.B.C. (2010). Controle Motor: teoria e aplicações práticas. Manole./*ref*/VYGOTSKY, L. S. (1988). A formação social da mente. brasileira. São Paulo, Martins./*ref*/Wilson, P. H., Smits‐Engelsman, B., Caeyenberghs, K., Steenbergen, B., Sugden, D., Clark, J., ... & Blank, R. (2017). Cognitive and neuroimaging findings in developmental coordination disorder: new insights from a systematic review of recent research. Developmental Medicine & Child Neurology, 59(11), 1117-1129. http://doi.org/ doi.org/10.1111/dmcn.13530/*ref*/Zwicker, J. G., Missiuna, C., Harris, S. R., & Boyd, L. A. (2011). Brain activation associated with motor skill practice in children with developmental coordination disorder: an fMRI study. International Journal of Developmental Neuroscience, 29(2), 145-152. http://doi.org/10.1016/j.ijdevneu.2010.12.002Direitos autorais 2022 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-20T17:30:50Zoai:www.revistas.ufrj.br:article/47059Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/oai||revisbrato@gmail.com2526-35442526-3544opendoar:2022-12-20T17:30:50Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de jogos ativos na reabilitação de crianças e adolescentes: uma revisão da literatura/Use of Active Videogames on Rehabilitation of Children and Adolescents: a literature review
title Uso de jogos ativos na reabilitação de crianças e adolescentes: uma revisão da literatura/Use of Active Videogames on Rehabilitation of Children and Adolescents: a literature review
spellingShingle Uso de jogos ativos na reabilitação de crianças e adolescentes: uma revisão da literatura/Use of Active Videogames on Rehabilitation of Children and Adolescents: a literature review
Lacerda de Oliveira Cassali de Azevedo, Luiza
Saúde; Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Terapia Ocupacional. Intervenção. Desempenho Ocupacional. Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação.
motor skills disorder”; “virtual reality”; “transtorno do desenvolvimento da coordenação”; “Developmental coordination disorder”.
title_short Uso de jogos ativos na reabilitação de crianças e adolescentes: uma revisão da literatura/Use of Active Videogames on Rehabilitation of Children and Adolescents: a literature review
title_full Uso de jogos ativos na reabilitação de crianças e adolescentes: uma revisão da literatura/Use of Active Videogames on Rehabilitation of Children and Adolescents: a literature review
title_fullStr Uso de jogos ativos na reabilitação de crianças e adolescentes: uma revisão da literatura/Use of Active Videogames on Rehabilitation of Children and Adolescents: a literature review
title_full_unstemmed Uso de jogos ativos na reabilitação de crianças e adolescentes: uma revisão da literatura/Use of Active Videogames on Rehabilitation of Children and Adolescents: a literature review
title_sort Uso de jogos ativos na reabilitação de crianças e adolescentes: uma revisão da literatura/Use of Active Videogames on Rehabilitation of Children and Adolescents: a literature review
author Lacerda de Oliveira Cassali de Azevedo, Luiza
author_facet Lacerda de Oliveira Cassali de Azevedo, Luiza
de Vasconcelos Pessôa Galindo Ramos, Natália
Barbosa Lima, Eulália Luana
Dantas de Lima, Ana Carollyne
Ribeiro Soares Araújo, Clarice
author_role author
author2 de Vasconcelos Pessôa Galindo Ramos, Natália
Barbosa Lima, Eulália Luana
Dantas de Lima, Ana Carollyne
Ribeiro Soares Araújo, Clarice
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lacerda de Oliveira Cassali de Azevedo, Luiza
de Vasconcelos Pessôa Galindo Ramos, Natália
Barbosa Lima, Eulália Luana
Dantas de Lima, Ana Carollyne
Ribeiro Soares Araújo, Clarice
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde; Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Terapia Ocupacional. Intervenção. Desempenho Ocupacional. Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação.
motor skills disorder”; “virtual reality”; “transtorno do desenvolvimento da coordenação”; “Developmental coordination disorder”.
topic Saúde; Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Terapia Ocupacional. Intervenção. Desempenho Ocupacional. Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação.
motor skills disorder”; “virtual reality”; “transtorno do desenvolvimento da coordenação”; “Developmental coordination disorder”.
description Introdução: O Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) tem prevalência de 5% a 6% nas crianças em idade escolar de cinco a onze anos. No Brasil, o TDC ainda é pouco reconhecido e as crianças, geralmente, recebem pouca ou nenhuma assistência. O transtorno pode persistir na adolescência e idade adulta. Tecnologias emergentes, como realidade virtual e videogames, têm sido o foco de pesquisas recentes de intervenção. Objetivos: Revisar a literatura para identificar estudos que abordam o uso de jogos ativos com crianças e adolescentes com transtorno do desenvolvimento da coordenação. Método: Revisão de escopo, cuja busca foi realizada entre os meses de maio e julho de 2021, na base de dados PubMed, com recorte de 10 anos de publicação, em inglês, português e espanhol, descritores “motor skills disorder”, “virtual reality” e “transtorno do desenvolvimento da coordenação” nas três revistas brasileiras de Terapia Ocupacional. Foram excluídos editoriais e estudos com crianças e adolescentes com autismo associado. Resultados: Foram encontrados 16 artigos. Embora a literatura ainda seja escassa neste sentido, os estudos relataram ganhos significativos no desempenho motor de crianças com TDC. Foram identificadas algumas dificuldades em apontar e esclarecer sobre o jogo, instrumento ou mecanismo responsável pelas mudanças no desempenho. Conclusão: A utilização de protocolos sistematizados pode levar ao desenvolvimento de novos estudos para avaliar a eficácia dessas intervenções, bem como a sustentabilidade das melhorias obtidas a longo prazoPalavras-chave: Terapia ocupacional. Intervenção. Desempenho ocupacional. Transtorno do desenvolvimento da coordenação AbstractIntroduction. Developmental Coordination Disorder (DCD) has a prevalence of 5 to 6% in school-aged children from five to eleven years old. In Brazil, TDC is still poorly recognized, and children generally receive little or no assistance. The disorder can persist into adolescence and adulthood. Emerging technologies such as virtual reality and video games have been the focus of recent intervention research. Objectives. To perform a literature review to identify studies which used active games with children and adolescents with DCD. Method. Scoping review, between May and July 2021, at PubMed database, within 10 years of publication in English, Portuguese and Spanish, terms "motor skills disorder", "virtual reality", and “developmental coordination disorder” in the three Brazilian  Occupational Therapy journals. Editorials and studies with children and adolescents with associated autism were excluded. Results. 16 articles were found. Although the literature is still scarce, studies have reported significant gains in the motor performance of children with DCD. Some difficulties were identified in pointing out and clarifying about the game, instrument or mechanism responsible for changes in performance. Conclusion. The use of systematized protocols can lead to the development of new studies to assess the effectiveness of these interventions as well as the sustainability of the improvements obtained in the long term.Key-words: occupational therapy; intervention; occupational performance; developmental coordination disorder ResumenIntroducción. El trastorno del desarrollo de la coordinación  (DCD) tiene una prevalencia del 5 al 6% en niños en edad escolar de cinco a once años. En Brasil, el DCD todavía es poco reconocido y los niños generalmente reciben poca o ninguna asistencia. El trastorno puede persistir hasta la adolescencia y la edad adulta. Las tecnologías emergentes, como la realidad virtual y los videojuegos, han sido el foco de investigaciones recientes sobre intervenciones. Metas. Revisar la literatura para identificar estudios que aborden el uso de juegos activos con niños y adolescentes con trastorno del desarrollo de la coordinación . Método. Revisión del alcance, cuya búsqueda se realizó entre mayo y julio de 2021, en la base de datos PubMed, con 10 años de publicación en inglés, portugués y español, descriptores "trastorno de las habilidades motoras", "realidad virtual" y "trastorno  del desarrollo de la coordinación". en las tres revistas brasileñas de Terapia Ocupacional. Se excluyeron las editoriales y los estudios con niños y adolescentes con autismo asociado. Resultados. Se encontraron 16 artículos. Aunque la literatura todavía es escasa al respecto, los estudios han reportado ganancias significativas en el desempeño motor de los niños con DCD. Se identificaron algunas dificultades para señalar y aclarar sobre el juego, instrumento o mecanismo responsable de los cambios en el rendimiento. Conclusión. El uso de protocolos sistematizados puede conducir al desarrollo de nuevos estudios para evaluar la efectividad de estas intervenciones así como la sostenibilidad de las mejoras obtenidas en el largo plazo.Palabras clave: terapia ocupacional; intervención; desempeño ocupacional; trastorno de desarrollo de la coordinación
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/47059
10.47222/2526-3544.rbto47059
url https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/47059
identifier_str_mv 10.47222/2526-3544.rbto47059
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/47059/pdf
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/47059/16910
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/47059/16911
/*ref*/American Psychiatric Association, A. (1980). Diagnostic and statistical manual of mental disorders v.5. Washington, DC: American Psychiatric Association.
/*ref*/Antônio, V.E.; Preira-Redondo, S.; Pinto-Nues, N.R.; Campos, C.D.; Teixeira-Brandão, M.V.; Braga, A.E. (2012). Neurociência do Movimento. In Antônio, V.E (Ed.), Neurociências: diálogos e interseções. 129-149. Rubio.
/*ref*/Araújo, C.R.S. (2010). Efeitos da terapia motora cognitiva no desempenho de atividades de crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação. [Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Minas Gerais]. http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8L4NLW
/*ref*/Ashkenazi, T.; Weiss, P. L.; Orian, D.; Laufer, Y. (2013). Low-cost virtual reality intervention program for children with developmental coordination disorder: a pilot feasibility study. Pediatr Phys Ther. http://doi.org/ 10.1097/PEP.0b013e3182a74398
/*ref*/Bonney, E.; Jelsma, L. D.; Ferguson, G. D.; Smits-Engelsman, B.C.M. (2017) Learning better by repetition or variation? Is transfer at odds with task specific training? PLoS One, 23;12(3), e0174214. http://doi.org/10.1371/journal.pone.0174214.
/*ref*/Bonney, E., Ferguson, G., & Smits-Engelsman, B. (2017). The efficacy of two activity-based interventions in adolescents with developmental coordination disorder. Research in developmental disabilities, 71, 223-236. http://doi.org/10.1016/j.ridd.2017.10.013
/*ref*/Cavalcante Neto, J. L., Steenbergen, B., Wilson, P., Zamunér, A. R., & Tudella, E. (2020). Is Wii-based motor training better than task-specific matched training for children with developmental coordination disorder? A randomized controlled trial. Disability and rehabilitation, 42(18), 2611-2620. http://doi.org/ 10.1080/09638288.2019.1572794
/*ref*/Cavalcante Neto, J. L. C., Steenbergen, B., & Tudella, E. (2019). Motor intervention with and without Nintendo® Wii for children with developmental coordination disorder: protocol for a randomized clinical trial. Trials, 20(1), 1-12. http://doi.org/ 10.1186/s13063-019-3930-2
/*ref*/Cavalcante Neto, J. L., Steenbergen, B., Wilson, P., Zamunér, A. R., & Tudella, E. (2019). Is Wii-based motor training better than task-specific matched training for children with developmental coordination disorder? A randomized controlled trial. Disability and rehabilitation, 42(18), 2611-2620. http://doi.org/ 10.1080/09638288.2019.1572794
/*ref*/Centro Colaborador da OMS para a Classificação de Doenças em Português. (2008). Classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde: CIF. Edusp.
/*ref*/Cousins, M., & Smyth, M. M. (2005). Progression and development in developmental coordination disorder. Children with developmental coordination disorder, 119-134.
/*ref*/EbrahimiSani, S., Sohrabi, M., Taheri, H., Agdasi, M. T., & Amiri, S. (2020). Effects of virtual reality training intervention on predictive motor control of children with DCD–A randomized controlled trial. Research in Developmental Disabilities, 107, 103768. http://doi.org/ 10.1016/j.ridd.2020.103768
/*ref*/Engel-Yeger, B., Sido, R., Mimouni-Bloch, A., & Weiss, P. L. (2017). Relationship between perceived competence and performance during real and virtual motor tasks by children with developmental coordination disorder. Disability and Rehabilitation: Assistive Technology, 12(7), 752-757. http://doi.org/ 10.1080/17483107.2016.1261305
/*ref*/Gonsalves, L., Campbell, A., Jensen, L., & Straker, L. (2015). Children with developmental coordination disorder play active virtual reality games differently than children with typical development. Physical therapy, 95(3), 360-368. http://doi.org/ 10.2522/ptj.20140116
/*ref*/Hammond, J., Jones, V., Hill, E. L., Green, D., & Male, I. (2014). An investigation of the impact of regular use of the Wii Fit to improve motor and psychosocial outcomes in children with movement difficulties: a pilot study. Child: care, health and development, 40(2), 165-175. http://doi.org/ 10.1111/cch.12029
/*ref*/Jelsma, L. D., Geuze, R. H., & Smits-Engelsman, B. C. M. (2020). Movement Control Strategies in a Dynamic Balance Task in Children With and Without Developmental Coordination Disorder. Journal of motor behavior, 52(2), 175-186. http://doi.org/ 10.1080/00222895.2019.1599809
/*ref*/Luria, A. R. (2012). Higher cortical functions in man. Springer Science & Business Media.
/*ref*/Luria, A. R. (1974). El cerebro en acción. Fontanella.
/*ref*/Lino, F., Arcangeli, V., & Chieffo, D. P. R. (2021). The Virtual Challenge: Virtual Reality Tools for Intervention in Children with Developmental Coordination Disorder. Children, 8(4), 270. http://doi.org/ 10.3390/children8040270
/*ref*/Medica, E. M. (2019). Is virtual reality effective in improving the motor performance of children with developmental coordination disorder? A systematic review. European journal of physical and rehabilitation medicine. http://doi.org/ 10.23736/S1973-9087.18.05427-8
/*ref*/Mentiplay, B. F., FitzGerald, T. L., Clark, R. A., Bower, K. J., Denehy, L., & Spittle, A. J. (2019). Do video game interventions improve motor outcomes in children with developmental coordination disorder? A systematic review using the ICF framework. BMC pediatrics, 19(1), 1-15. http://doi.org/ 10.1186/s12887-018-1381-7
/*ref*/Schoemaker, M. M., van der Wees, M., Flapper, B., Verheij-Jansen, N., Scholten-Jaegers, S., & Geuze, R. H. (2001). Perceptual skills of children with developmental coordination disorder. Human Movement Science, 20(1-2), 111-133. http://doi.org/ 10.1016/s0167-9457(01)00031-8
/*ref*/Smits-Engelsman, B., Bonney, E., & Ferguson, G. (2020). Motor skill learning in children with and without Developmental Coordination Disorder. Human Movement Science, 74, 102687. http://doi.org/10.1016/j.humov.2020.102687
/*ref*/Soares, J. C. C., Moraes, B. L. C. D., Paz, C. C. D. S. C., & Magalhães, L. D. C. (2019). Influência do uso de jogos do Microsoft Kinect® sobre o desempenho motor e funcional de criança com transtorno do desenvolvimento de coordenação. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 27, 710-717. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1630
/*ref*/Straker, L. M., Campbell, A. C., Jensen, L. M., Metcalf, D. R., Smith, A. J., Abbott, R. A., ... & Piek, J. P. (2011). Rationale, design and methods for a randomised and controlled trial of the impact of virtual reality games on motor competence, physical activity, and mental health in children with developmental coordination disorder. BMC public health, 11(1), 1-12. http://doi.org/10.1186/1471-2458-11-654
/*ref*/Shumwhay-cook, A., Woolacot, M., Chaim, M.B.C. (2010). Controle Motor: teoria e aplicações práticas. Manole.
/*ref*/VYGOTSKY, L. S. (1988). A formação social da mente. brasileira. São Paulo, Martins.
/*ref*/Wilson, P. H., Smits‐Engelsman, B., Caeyenberghs, K., Steenbergen, B., Sugden, D., Clark, J., ... & Blank, R. (2017). Cognitive and neuroimaging findings in developmental coordination disorder: new insights from a systematic review of recent research. Developmental Medicine & Child Neurology, 59(11), 1117-1129. http://doi.org/ doi.org/10.1111/dmcn.13530
/*ref*/Zwicker, J. G., Missiuna, C., Harris, S. R., & Boyd, L. A. (2011). Brain activation associated with motor skill practice in children with developmental coordination disorder: an fMRI study. International Journal of Developmental Neuroscience, 29(2), 145-152. http://doi.org/10.1016/j.ijdevneu.2010.12.002
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 6, n. 4 (2022): (ISSN eletrônico 2526-3544); 1368-1384
2526-3544
reponame:Revisbrato
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Revisbrato
collection Revisbrato
repository.name.fl_str_mv Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv ||revisbrato@gmail.com
_version_ 1798321183713656832