A caracterização da Medeia na tragédia homônima sob a ótica da encenação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Couto Pereira, Luiz Guilherme
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Codex : Revista de Estudos Clássicos
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/CODEX/article/view/33633
Resumo: Partindo das considerações de Taplin acerca da encenação em The stagecraft of Aeschylus: the dramatic use of exits and entrances in Greek Tragedy (1997) e dos recursos de caracterização usados por Eurípides conforme estudados por Van Emde Boas em Characterization in Ancient Greek literature (2017), o presente trabalho analisa a tragédia Medeia, de Eurípides, e desenvolve considerações acerca da construção do caráter de Medeia enquanto personagem complexa multifacetada em razão dos encontros por que passa ao longo da trama.
id UFRJ-15_c0abf1f5b83e59d44e8aa28d822b9dc5
oai_identifier_str oai:www.revistas.ufrj.br:article/33633
network_acronym_str UFRJ-15
network_name_str Codex : Revista de Estudos Clássicos
repository_id_str
spelling A caracterização da Medeia na tragédia homônima sob a ótica da encenaçãoThe characterization of Medea through performanceLetras ClássicasEurípides; Medeia; tragédia grega; caracterização; encenaçãoClassical StudiesEuripides, Medea, Greek tragedy, characterization, performancePartindo das considerações de Taplin acerca da encenação em The stagecraft of Aeschylus: the dramatic use of exits and entrances in Greek Tragedy (1997) e dos recursos de caracterização usados por Eurípides conforme estudados por Van Emde Boas em Characterization in Ancient Greek literature (2017), o presente trabalho analisa a tragédia Medeia, de Eurípides, e desenvolve considerações acerca da construção do caráter de Medeia enquanto personagem complexa multifacetada em razão dos encontros por que passa ao longo da trama.Based on Taplin’s considerations about performance in The stagecraft of Aeschylus: the dramatic use of exits and entrances in Greek Tragedy (1997) and on Van Emde Boas’ studies on Euripides’ methods of characterization, as seen in Characterization in Ancient Greek literature (2017), this essay analyzes the Greek tragedy Medea to develop considerations on the character building of the protagonist as someone complex and multifaceted through her sequence of meetings during the drama. Proaera-UFRJCouto Pereira, Luiz Guilherme2020-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidadoapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/CODEX/article/view/3363310.25187/codex.v8i1.33633CODEX -- Revista de Estudos Clássicos; v. 8, n. 1 (2020); 259-270CODEX - Revista de Estudos Clássicos; v. 8, n. 1 (2020); 259-2702176-177910.25187/codex.v8i1reponame:Codex : Revista de Estudos Clássicosinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/CODEX/article/view/33633/19888/*ref*/DINGEL, J. (1967) Das requisite in der griechischen Tragödie (Diss Tübingen). GELLIE, G. (1988) The character of Medea. In BICS n. 35.1 pp.15-22. GOULD, J.P. (2012 [1996]) Euripides. In Oxford Classical Dictionary, 4th ed., pp. 551-553. S. Hornblower, A. Spawforth, E. Eidinow (eds.). Oxford: Oxford University Press. HALLERAN, M. (1985) Stagecraft in Euripides. Sidney: Croom Helm Australia Pty Ltd. HAMILTON, R. (1987) Cries within and the tragic skene. In AJP 108: 585-99. HARSH, P. W. (1965) A handbook of classical drama. Stanford University Press: Stanford. MARTIN, R. P. (2007) Ancient theatre and performance culture. In The Cambridge companion to Greek and Roman theatre. McDonald, M. & Walton, J. M., pp. 36-54. Cambridge: Cambridge University Press. MARTIN, R. P. (2002) Euripides: Medea. Cambridge: Cambridge University Press. MASTRONARDE, D. J. (1990) Actors on high: the skene roof, the crane, and the gods in Attic drama. In Classical Antiquity 9 pp. 247-97. MOSSMAN, J. (2011) Euripides: Medea. Oxford: Oxford University Press. SEIDENSTICKER, B. (2008) Character and characterization in Greek tragedy. In Performance, iconography, reception: studies in honour of Oliver Taplin. Revermann, M., Wilson, P. 2008 pp. 333-346. Oxford: Oxford University Press. SOURVINOU-INWOOD, C. (1997) Medea at a shifting distance: images and Euripidian tragedy. In Medea. Essays on Medea in myth, literature, philosophy, and art. Clauss, J. & Johnston, S. I., pp. 253-96. Princeton: Princeton University Press. TAPLIN, O. (1977a) The stagecraft of Aeschylus: the dramatic use of exits and entrances in Greek Tragedy. Oxford: Oxford University Press. TAPLIN, O. (1977b) Did Greek dramatists write stage instructions? In PCPS n. 23, pp. 121-32. TAPLIN, O. (2006) The pictorial record. In Cambridge companion to Greek tragedy. 2nd. ed. Cambridge: Cambridge University Press. VAN EMDE BOAS, E. (2017) Euripides. In Characterization in Ancient Greek literature. Leiden e Boston: Brill.Direitos autorais 2020 Luiz Guilherme Couto Pereirahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-07T13:01:02Zoai:www.revistas.ufrj.br:article/33633Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/CODEX/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/CODEX/oaicodex@letras.ufrj.br||codex@letras.ufrj.br||biadipaoli@gmail.com2176-17792176-1779opendoar:2020-07-07T13:01:02Codex : Revista de Estudos Clássicos - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A caracterização da Medeia na tragédia homônima sob a ótica da encenação
The characterization of Medea through performance
title A caracterização da Medeia na tragédia homônima sob a ótica da encenação
spellingShingle A caracterização da Medeia na tragédia homônima sob a ótica da encenação
Couto Pereira, Luiz Guilherme
Letras Clássicas
Eurípides; Medeia; tragédia grega; caracterização; encenação
Classical Studies
Euripides, Medea, Greek tragedy, characterization, performance
title_short A caracterização da Medeia na tragédia homônima sob a ótica da encenação
title_full A caracterização da Medeia na tragédia homônima sob a ótica da encenação
title_fullStr A caracterização da Medeia na tragédia homônima sob a ótica da encenação
title_full_unstemmed A caracterização da Medeia na tragédia homônima sob a ótica da encenação
title_sort A caracterização da Medeia na tragédia homônima sob a ótica da encenação
author Couto Pereira, Luiz Guilherme
author_facet Couto Pereira, Luiz Guilherme
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Couto Pereira, Luiz Guilherme
dc.subject.por.fl_str_mv Letras Clássicas
Eurípides; Medeia; tragédia grega; caracterização; encenação
Classical Studies
Euripides, Medea, Greek tragedy, characterization, performance
topic Letras Clássicas
Eurípides; Medeia; tragédia grega; caracterização; encenação
Classical Studies
Euripides, Medea, Greek tragedy, characterization, performance
description Partindo das considerações de Taplin acerca da encenação em The stagecraft of Aeschylus: the dramatic use of exits and entrances in Greek Tragedy (1997) e dos recursos de caracterização usados por Eurípides conforme estudados por Van Emde Boas em Characterization in Ancient Greek literature (2017), o presente trabalho analisa a tragédia Medeia, de Eurípides, e desenvolve considerações acerca da construção do caráter de Medeia enquanto personagem complexa multifacetada em razão dos encontros por que passa ao longo da trama.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de convidado
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/CODEX/article/view/33633
10.25187/codex.v8i1.33633
url https://revistas.ufrj.br/index.php/CODEX/article/view/33633
identifier_str_mv 10.25187/codex.v8i1.33633
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/CODEX/article/view/33633/19888
/*ref*/DINGEL, J. (1967) Das requisite in der griechischen Tragödie (Diss Tübingen). GELLIE, G. (1988) The character of Medea. In BICS n. 35.1 pp.15-22. GOULD, J.P. (2012 [1996]) Euripides. In Oxford Classical Dictionary, 4th ed., pp. 551-553. S. Hornblower, A. Spawforth, E. Eidinow (eds.). Oxford: Oxford University Press. HALLERAN, M. (1985) Stagecraft in Euripides. Sidney: Croom Helm Australia Pty Ltd. HAMILTON, R. (1987) Cries within and the tragic skene. In AJP 108: 585-99. HARSH, P. W. (1965) A handbook of classical drama. Stanford University Press: Stanford. MARTIN, R. P. (2007) Ancient theatre and performance culture. In The Cambridge companion to Greek and Roman theatre. McDonald, M. & Walton, J. M., pp. 36-54. Cambridge: Cambridge University Press. MARTIN, R. P. (2002) Euripides: Medea. Cambridge: Cambridge University Press. MASTRONARDE, D. J. (1990) Actors on high: the skene roof, the crane, and the gods in Attic drama. In Classical Antiquity 9 pp. 247-97. MOSSMAN, J. (2011) Euripides: Medea. Oxford: Oxford University Press. SEIDENSTICKER, B. (2008) Character and characterization in Greek tragedy. In Performance, iconography, reception: studies in honour of Oliver Taplin. Revermann, M., Wilson, P. 2008 pp. 333-346. Oxford: Oxford University Press. SOURVINOU-INWOOD, C. (1997) Medea at a shifting distance: images and Euripidian tragedy. In Medea. Essays on Medea in myth, literature, philosophy, and art. Clauss, J. & Johnston, S. I., pp. 253-96. Princeton: Princeton University Press. TAPLIN, O. (1977a) The stagecraft of Aeschylus: the dramatic use of exits and entrances in Greek Tragedy. Oxford: Oxford University Press. TAPLIN, O. (1977b) Did Greek dramatists write stage instructions? In PCPS n. 23, pp. 121-32. TAPLIN, O. (2006) The pictorial record. In Cambridge companion to Greek tragedy. 2nd. ed. Cambridge: Cambridge University Press. VAN EMDE BOAS, E. (2017) Euripides. In Characterization in Ancient Greek literature. Leiden e Boston: Brill.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Luiz Guilherme Couto Pereira
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Luiz Guilherme Couto Pereira
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Proaera-UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Proaera-UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv CODEX -- Revista de Estudos Clássicos; v. 8, n. 1 (2020); 259-270
CODEX - Revista de Estudos Clássicos; v. 8, n. 1 (2020); 259-270
2176-1779
10.25187/codex.v8i1
reponame:Codex : Revista de Estudos Clássicos
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Codex : Revista de Estudos Clássicos
collection Codex : Revista de Estudos Clássicos
repository.name.fl_str_mv Codex : Revista de Estudos Clássicos - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv codex@letras.ufrj.br||codex@letras.ufrj.br||biadipaoli@gmail.com
_version_ 1798321012920549376