A caracterização da Medeia na tragédia homônima sob a ótica da encenação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Codex : Revista de Estudos Clássicos |
Texto Completo: | https://revistas.ufrj.br/index.php/CODEX/article/view/33633 |
Resumo: | Partindo das considerações de Taplin acerca da encenação em The stagecraft of Aeschylus: the dramatic use of exits and entrances in Greek Tragedy (1997) e dos recursos de caracterização usados por Eurípides conforme estudados por Van Emde Boas em Characterization in Ancient Greek literature (2017), o presente trabalho analisa a tragédia Medeia, de Eurípides, e desenvolve considerações acerca da construção do caráter de Medeia enquanto personagem complexa multifacetada em razão dos encontros por que passa ao longo da trama. |
id |
UFRJ-15_c0abf1f5b83e59d44e8aa28d822b9dc5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.revistas.ufrj.br:article/33633 |
network_acronym_str |
UFRJ-15 |
network_name_str |
Codex : Revista de Estudos Clássicos |
repository_id_str |
|
spelling |
A caracterização da Medeia na tragédia homônima sob a ótica da encenaçãoThe characterization of Medea through performanceLetras ClássicasEurípides; Medeia; tragédia grega; caracterização; encenaçãoClassical StudiesEuripides, Medea, Greek tragedy, characterization, performancePartindo das considerações de Taplin acerca da encenação em The stagecraft of Aeschylus: the dramatic use of exits and entrances in Greek Tragedy (1997) e dos recursos de caracterização usados por Eurípides conforme estudados por Van Emde Boas em Characterization in Ancient Greek literature (2017), o presente trabalho analisa a tragédia Medeia, de Eurípides, e desenvolve considerações acerca da construção do caráter de Medeia enquanto personagem complexa multifacetada em razão dos encontros por que passa ao longo da trama.Based on Taplin’s considerations about performance in The stagecraft of Aeschylus: the dramatic use of exits and entrances in Greek Tragedy (1997) and on Van Emde Boas’ studies on Euripides’ methods of characterization, as seen in Characterization in Ancient Greek literature (2017), this essay analyzes the Greek tragedy Medea to develop considerations on the character building of the protagonist as someone complex and multifaceted through her sequence of meetings during the drama. Proaera-UFRJCouto Pereira, Luiz Guilherme2020-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidadoapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/CODEX/article/view/3363310.25187/codex.v8i1.33633CODEX -- Revista de Estudos Clássicos; v. 8, n. 1 (2020); 259-270CODEX - Revista de Estudos Clássicos; v. 8, n. 1 (2020); 259-2702176-177910.25187/codex.v8i1reponame:Codex : Revista de Estudos Clássicosinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/CODEX/article/view/33633/19888/*ref*/DINGEL, J. (1967) Das requisite in der griechischen Tragödie (Diss Tübingen). GELLIE, G. (1988) The character of Medea. In BICS n. 35.1 pp.15-22. GOULD, J.P. (2012 [1996]) Euripides. In Oxford Classical Dictionary, 4th ed., pp. 551-553. S. Hornblower, A. Spawforth, E. Eidinow (eds.). Oxford: Oxford University Press. HALLERAN, M. (1985) Stagecraft in Euripides. Sidney: Croom Helm Australia Pty Ltd. HAMILTON, R. (1987) Cries within and the tragic skene. In AJP 108: 585-99. HARSH, P. W. (1965) A handbook of classical drama. Stanford University Press: Stanford. MARTIN, R. P. (2007) Ancient theatre and performance culture. In The Cambridge companion to Greek and Roman theatre. McDonald, M. & Walton, J. M., pp. 36-54. Cambridge: Cambridge University Press. MARTIN, R. P. (2002) Euripides: Medea. Cambridge: Cambridge University Press. MASTRONARDE, D. J. (1990) Actors on high: the skene roof, the crane, and the gods in Attic drama. In Classical Antiquity 9 pp. 247-97. MOSSMAN, J. (2011) Euripides: Medea. Oxford: Oxford University Press. SEIDENSTICKER, B. (2008) Character and characterization in Greek tragedy. In Performance, iconography, reception: studies in honour of Oliver Taplin. Revermann, M., Wilson, P. 2008 pp. 333-346. Oxford: Oxford University Press. SOURVINOU-INWOOD, C. (1997) Medea at a shifting distance: images and Euripidian tragedy. In Medea. Essays on Medea in myth, literature, philosophy, and art. Clauss, J. & Johnston, S. I., pp. 253-96. Princeton: Princeton University Press. TAPLIN, O. (1977a) The stagecraft of Aeschylus: the dramatic use of exits and entrances in Greek Tragedy. Oxford: Oxford University Press. TAPLIN, O. (1977b) Did Greek dramatists write stage instructions? In PCPS n. 23, pp. 121-32. TAPLIN, O. (2006) The pictorial record. In Cambridge companion to Greek tragedy. 2nd. ed. Cambridge: Cambridge University Press. VAN EMDE BOAS, E. (2017) Euripides. In Characterization in Ancient Greek literature. Leiden e Boston: Brill.Direitos autorais 2020 Luiz Guilherme Couto Pereirahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-07T13:01:02Zoai:www.revistas.ufrj.br:article/33633Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/CODEX/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/CODEX/oaicodex@letras.ufrj.br||codex@letras.ufrj.br||biadipaoli@gmail.com2176-17792176-1779opendoar:2020-07-07T13:01:02Codex : Revista de Estudos Clássicos - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A caracterização da Medeia na tragédia homônima sob a ótica da encenação The characterization of Medea through performance |
title |
A caracterização da Medeia na tragédia homônima sob a ótica da encenação |
spellingShingle |
A caracterização da Medeia na tragédia homônima sob a ótica da encenação Couto Pereira, Luiz Guilherme Letras Clássicas Eurípides; Medeia; tragédia grega; caracterização; encenação Classical Studies Euripides, Medea, Greek tragedy, characterization, performance |
title_short |
A caracterização da Medeia na tragédia homônima sob a ótica da encenação |
title_full |
A caracterização da Medeia na tragédia homônima sob a ótica da encenação |
title_fullStr |
A caracterização da Medeia na tragédia homônima sob a ótica da encenação |
title_full_unstemmed |
A caracterização da Medeia na tragédia homônima sob a ótica da encenação |
title_sort |
A caracterização da Medeia na tragédia homônima sob a ótica da encenação |
author |
Couto Pereira, Luiz Guilherme |
author_facet |
Couto Pereira, Luiz Guilherme |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Couto Pereira, Luiz Guilherme |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letras Clássicas Eurípides; Medeia; tragédia grega; caracterização; encenação Classical Studies Euripides, Medea, Greek tragedy, characterization, performance |
topic |
Letras Clássicas Eurípides; Medeia; tragédia grega; caracterização; encenação Classical Studies Euripides, Medea, Greek tragedy, characterization, performance |
description |
Partindo das considerações de Taplin acerca da encenação em The stagecraft of Aeschylus: the dramatic use of exits and entrances in Greek Tragedy (1997) e dos recursos de caracterização usados por Eurípides conforme estudados por Van Emde Boas em Characterization in Ancient Greek literature (2017), o presente trabalho analisa a tragédia Medeia, de Eurípides, e desenvolve considerações acerca da construção do caráter de Medeia enquanto personagem complexa multifacetada em razão dos encontros por que passa ao longo da trama. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo de convidado |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/CODEX/article/view/33633 10.25187/codex.v8i1.33633 |
url |
https://revistas.ufrj.br/index.php/CODEX/article/view/33633 |
identifier_str_mv |
10.25187/codex.v8i1.33633 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/CODEX/article/view/33633/19888 /*ref*/DINGEL, J. (1967) Das requisite in der griechischen Tragödie (Diss Tübingen). GELLIE, G. (1988) The character of Medea. In BICS n. 35.1 pp.15-22. GOULD, J.P. (2012 [1996]) Euripides. In Oxford Classical Dictionary, 4th ed., pp. 551-553. S. Hornblower, A. Spawforth, E. Eidinow (eds.). Oxford: Oxford University Press. HALLERAN, M. (1985) Stagecraft in Euripides. Sidney: Croom Helm Australia Pty Ltd. HAMILTON, R. (1987) Cries within and the tragic skene. In AJP 108: 585-99. HARSH, P. W. (1965) A handbook of classical drama. Stanford University Press: Stanford. MARTIN, R. P. (2007) Ancient theatre and performance culture. In The Cambridge companion to Greek and Roman theatre. McDonald, M. & Walton, J. M., pp. 36-54. Cambridge: Cambridge University Press. MARTIN, R. P. (2002) Euripides: Medea. Cambridge: Cambridge University Press. MASTRONARDE, D. J. (1990) Actors on high: the skene roof, the crane, and the gods in Attic drama. In Classical Antiquity 9 pp. 247-97. MOSSMAN, J. (2011) Euripides: Medea. Oxford: Oxford University Press. SEIDENSTICKER, B. (2008) Character and characterization in Greek tragedy. In Performance, iconography, reception: studies in honour of Oliver Taplin. Revermann, M., Wilson, P. 2008 pp. 333-346. Oxford: Oxford University Press. SOURVINOU-INWOOD, C. (1997) Medea at a shifting distance: images and Euripidian tragedy. In Medea. Essays on Medea in myth, literature, philosophy, and art. Clauss, J. & Johnston, S. I., pp. 253-96. Princeton: Princeton University Press. TAPLIN, O. (1977a) The stagecraft of Aeschylus: the dramatic use of exits and entrances in Greek Tragedy. Oxford: Oxford University Press. TAPLIN, O. (1977b) Did Greek dramatists write stage instructions? In PCPS n. 23, pp. 121-32. TAPLIN, O. (2006) The pictorial record. In Cambridge companion to Greek tragedy. 2nd. ed. Cambridge: Cambridge University Press. VAN EMDE BOAS, E. (2017) Euripides. In Characterization in Ancient Greek literature. Leiden e Boston: Brill. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Luiz Guilherme Couto Pereira http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Luiz Guilherme Couto Pereira http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Proaera-UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Proaera-UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
CODEX -- Revista de Estudos Clássicos; v. 8, n. 1 (2020); 259-270 CODEX - Revista de Estudos Clássicos; v. 8, n. 1 (2020); 259-270 2176-1779 10.25187/codex.v8i1 reponame:Codex : Revista de Estudos Clássicos instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Codex : Revista de Estudos Clássicos |
collection |
Codex : Revista de Estudos Clássicos |
repository.name.fl_str_mv |
Codex : Revista de Estudos Clássicos - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
codex@letras.ufrj.br||codex@letras.ufrj.br||biadipaoli@gmail.com |
_version_ |
1798321012920549376 |