A misoginia na tradição biográfica de Eurípides
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Codex : Revista de Estudos Clássicos |
Texto Completo: | https://revistas.ufrj.br/index.php/CODEX/article/view/38818 |
Resumo: | Eurípides, entre os três tragediógrafos canônicos da Grécia clássica, é aquele de quem a Antiguidade nos legou maior quantidade de material biográfico. Percorrendo esse material, nota-se a persistente caracterização do poeta como misógino (μισογύνης). A palavra figura em dois dos textos biográficos mais importantes em torno do poeta (a Vida anônima anexada aos manuscritos medievais de sua obra e o verbete do Suda), e sua “aversão às mulheres” é aludida direta ou indiretamente em todas as Vidas que chegaram aos nossos dias. Este artigo apresentará essas ocorrências e buscará analisá-las à luz da comédia de Aristófanes, propondo uma articulação entre as paradoxais recepções da obra do poeta na Antiguidade e na modernidade, quando será construída a imagem de um Eurípides “feminista”. |
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A misoginia na tradição biográfica de EurípidesMisogyny in Euripides’ biographical traditionLetras Clássicas; Biografia Antiga; Teatro Antigobiografia antiga; vidas antigas; Eurípides; misoginia; AristófanesClassical Studiesancient biography; ancient lives; Euripides; misogyny; AristophanesEurípides, entre os três tragediógrafos canônicos da Grécia clássica, é aquele de quem a Antiguidade nos legou maior quantidade de material biográfico. Percorrendo esse material, nota-se a persistente caracterização do poeta como misógino (μισογύνης). A palavra figura em dois dos textos biográficos mais importantes em torno do poeta (a Vida anônima anexada aos manuscritos medievais de sua obra e o verbete do Suda), e sua “aversão às mulheres” é aludida direta ou indiretamente em todas as Vidas que chegaram aos nossos dias. Este artigo apresentará essas ocorrências e buscará analisá-las à luz da comédia de Aristófanes, propondo uma articulação entre as paradoxais recepções da obra do poeta na Antiguidade e na modernidade, quando será construída a imagem de um Eurípides “feminista”.There are more ancient biographical texts on Euripides extant to this day than on any other tragic poet of Classical Greece. Throughout this material, it is remarkable how the poet is persistently characterized as a misogynist (μισογύνης). The word appears in two of the most important biographical texts on Euripides (the anonymous Life attached to the medieval manuscripts of his works and the entry in the Suda), and his “aversion towards women” is directly or indirectly alluded in all the Lives that survived to this day. This article presents these occurrences and analyses them in the light of Aristophanes’ comedy. Finally, it proposes an articulation between the paradoxical receptions of the poet’s work in Antiquity and in modernity, when the image of a “feminist” Euripides will be constructed. Proaera-UFRJde Moura, Camila2020-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/CODEX/article/view/3881810.25187/codex.v8i2.38818CODEX -- Revista de Estudos Clássicos; v. 8, n. 2 (2020); 39-62CODEX - Revista de Estudos Clássicos; v. 8, n. 2 (2020); 39-622176-177910.25187/codex.v8i2reponame:Codex : Revista de Estudos Clássicosinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/CODEX/article/view/38818/22178/*ref*/BERMEJO, María de los Llanos Martínez. La recepción de la tragedia fragmentaria de Eurípides de Platón a Diodoro Sículo. Tese de doutorado apresentada ao departamento de Filologia Clássica e Indoeuropeu da Universidade de Salamanca. Salamanca, 2017. CAIRNS, Douglas. “Euripides’ Medea: Feminism or Misogyny?” In: STUTTARD, D. (Ed.). Looking at Medea. Londres: Bloomsbury, 2014. p. 123-137. COLLITS, Terry. “Intimations of Feminism in Ancient Athens: Euripides’ Medea.” Sydney Studies in English 26, p. 1-21, 2000. DE MOURA, Camila. Vidas trágicas: Ésquilo, Sófocles e Eurípides no imaginário helenístico. Dissertação de Mestrado em Filosofia. Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2019. DE TEMMERMAN, K.; DEMOEN, K. (Org.). Writing biography in Greece and Rome: Narrative technique and fictionalization. Cambridge: Cambridge University Press, 2016. DELCOURT, Marie. “Biographies anciennes d’Euripide.” L’Antiquité Classique 2 (2), p. 271-290, 1933. DUARTE, Adriane da Silva. (Trad.). Aristófanes. Duas Comédias: Lisístrata e As Tesmoforiantes. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2005. GUINSBURG, Jacob. (Trad.). A República de Platão. São Paulo: Editora Perspectiva, 2014. HÄGG, Tomas. The Art of Biography in Antiquity. Cambridge: Cambridge University Press, 2012. HADAS, Moses. Introduction to Classical Drama. Nova York: Bantam Books, 1966. KANNICHT, Richard. (Ed.) Tragicorum Graecorum Fragmenta, Vol. 5: Euripides. Göttingen: Vandenhoeck und Ruprecht, 1985. KIVILO, Maarit. Early Greek Poets’ Lives. Leiden: Brill, 2010. KNOX, Bernard. “The Medea of Euripides.” In: KNOX, B. Word and Action: Essays on the Ancient Theater. Baltimore: Johns Hopkins University, 1979. p. 295-322. KOVACS, David. Euripidea. Leiden: Brill, 1993. LEFKOWITZ, Mary. The Lives of the Greek Poets. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 2012. MARCH, Jennifer. “Euripides the Misogynist?” In: POWELL, Anton. (Ed.). Euripides, Women and Sexuality. London: Routledge, 1990. MESSING, Andrew. Protofeminist or Misogynist? Medea as a case study of gendered discourse in Euripidean drama, 2009. Disponível em: < http://works.bepress.com/andrew_messing/2/>. Acessado em 10 de outubro de 2020. 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Amsterdam: Hakkert, 1964.Direitos autorais 2020 Camila de Mourahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-29T12:56:43Zoai:www.revistas.ufrj.br:article/38818Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/CODEX/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/CODEX/oaicodex@letras.ufrj.br||codex@letras.ufrj.br||biadipaoli@gmail.com2176-17792176-1779opendoar:2020-12-29T12:56:43Codex : Revista de Estudos Clássicos - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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