OS SOCIÓLOGOS E A PESQUISA DE MERCADO E OPINIÃO PÚBLICA NA ARGENTINA
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Data de Publicação: | 2015 |
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Idioma: | por |
Título da fonte: | Sociologia & Antropologia |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-38752015000100183 |
Resumo: | Resumo Este artigo analisa as relações entre sociologia e pesquisa de mercado e opinião pública na Argentina desde o retorno à democracia. Se essas atividades constituem práticas profissionais nas quais os sociólogos têm atingido uma estendida presença e visibilidade pública (em empresas, órgãos estatais, partidos e organizações políticas), constituem também atividades fortemente tensionadas com o modelo de sociólogo transmitido nos espaços de formação e cursos universitários. Nesse sentido, não é estranho que aqueles sociólogos dedicados aos estudos de mercado e de opinião pública experimentem uma forte crise "vocacional" e mantenham uma relação conflituosa com suas atividades. Fundamentado em um extenso trabalho de campo, este artigo analisa diversas dimensões da prática desses profissionais: formação e trabalho, ingresso na atividade, diferenças entre pesquisa de mercado e estudos de opinião pública, relações com os clientes ou empregadores, e vinculações com as instituições e pares acadêmicos. |
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OS SOCIÓLOGOS E A PESQUISA DE MERCADO E OPINIÃO PÚBLICA NA ARGENTINASociologiaPesquisa de mercadoEstudos de opinião públicaUniversidade de Buenos AiresArgentinaResumo Este artigo analisa as relações entre sociologia e pesquisa de mercado e opinião pública na Argentina desde o retorno à democracia. Se essas atividades constituem práticas profissionais nas quais os sociólogos têm atingido uma estendida presença e visibilidade pública (em empresas, órgãos estatais, partidos e organizações políticas), constituem também atividades fortemente tensionadas com o modelo de sociólogo transmitido nos espaços de formação e cursos universitários. Nesse sentido, não é estranho que aqueles sociólogos dedicados aos estudos de mercado e de opinião pública experimentem uma forte crise "vocacional" e mantenham uma relação conflituosa com suas atividades. Fundamentado em um extenso trabalho de campo, este artigo analisa diversas dimensões da prática desses profissionais: formação e trabalho, ingresso na atividade, diferenças entre pesquisa de mercado e estudos de opinião pública, relações com os clientes ou empregadores, e vinculações com as instituições e pares acadêmicos.Universidade Federal do Rio de Janeiro2015-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-38752015000100183Sociologia & Antropologia v.5 n.1 2015reponame:Sociologia & Antropologiainstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/2238-38752015v518info:eu-repo/semantics/openAccessBlois,Juan Pedropor2017-03-16T00:00:00Zoai:scielo:S2238-38752015000100183Revistahttp://www.revistappgsa.ifcs.ufrj.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistappgsa@gmail.com2238-38752236-7527opendoar:2017-03-16T00:00Sociologia & Antropologia - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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