DRAMA, RITUAL E PERFORMANCE EM VICTOR TURNER

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcanti,Maria Laura Viveiros de Castro
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociologia & Antropologia
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-38752013000600411
Resumo: Resumo Este estudo da obra de Victor Turner toma como ponto de partida seu profundo interesse pelos símbolos e por sua ação na experiência social. Ritual é o tema que abarca esse interesse, desdobrando-se de diversos modos nas sucessivas fases de sua trajetória intelectual. Nesta incursão, Chihamba, um ritual de cura Ndembu, e o personagem mítico Kavula - que emergem já em seu primeiro livro Schism and continuity in an African society (1996 [1957]) - são tomados como fio condutor para a apreensão dos conceitos de drama social, de símbolo ritual e de performance, três fulcros das contribuições centrais de Victor Turner à teoria antropológica.
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