COSMOPOLITISMO, PRÁTICAS DE MOBILIDADE E JUVENTUDE: A EXPERIÊNCIA DO INTERCÂMBIO ACADÊMICO ENTRE UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS
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Data de Publicação: | 2022 |
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Título da fonte: | Sociologia & Antropologia |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-38752022000100187 |
Resumo: | Resumo Os intercâmbios acadêmicos têm se tornado uma das principais políticas de internacionalização do ensino superior no Brasil e no mundo. Além de permitir aos estudantes a experiência de viver em outro país, aprender uma nova língua e adquirir novas habilidades, a eles estão associadas esperanças de renovação, atualização e modernização das universidades brasileiras. O presente artigo busca compreender as dinâmicas desse processo, articulando-o ao debate sobre cosmopolitismo, que sustenta parte do discurso acerca da ciência como projeto universal. Pretende ainda analisar a experiência de estudantes brasileiros que, financiados por sua própria universidade, puderam cursar parte de sua graduação em uma instituição estrangeira. Observa-se, em suas experiências, ganhos tanto em relação a suas trajetórias quanto às percepções sobre a universidade e a vida acadêmica. |
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COSMOPOLITISMO, PRÁTICAS DE MOBILIDADE E JUVENTUDE: A EXPERIÊNCIA DO INTERCÂMBIO ACADÊMICO ENTRE UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROSCosmopolitismoIntercâmbios acadêmicosInternacionalização do Ensino SuperiorJuventudeMobilidade acadêmicaResumo Os intercâmbios acadêmicos têm se tornado uma das principais políticas de internacionalização do ensino superior no Brasil e no mundo. Além de permitir aos estudantes a experiência de viver em outro país, aprender uma nova língua e adquirir novas habilidades, a eles estão associadas esperanças de renovação, atualização e modernização das universidades brasileiras. O presente artigo busca compreender as dinâmicas desse processo, articulando-o ao debate sobre cosmopolitismo, que sustenta parte do discurso acerca da ciência como projeto universal. Pretende ainda analisar a experiência de estudantes brasileiros que, financiados por sua própria universidade, puderam cursar parte de sua graduação em uma instituição estrangeira. Observa-se, em suas experiências, ganhos tanto em relação a suas trajetórias quanto às percepções sobre a universidade e a vida acadêmica.Universidade Federal do Rio de Janeiro2022-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-38752022000100187Sociologia & Antropologia v.12 n.1 2022reponame:Sociologia & Antropologiainstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/2238-38752022v1217info:eu-repo/semantics/openAccessAzevedo,Leonardo Francisco deDutra,Rogéria Campos de Almeidapor2022-06-01T00:00:00Zoai:scielo:S2238-38752022000100187Revistahttp://www.revistappgsa.ifcs.ufrj.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistappgsa@gmail.com2238-38752236-7527opendoar:2022-06-01T00:00Sociologia & Antropologia - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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