O CORPO ESTENDIDO DE CEGOS: COGNIÇÃO, AMBIENTE, ACOPLAMENTOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weid,Olivia von der
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociologia & Antropologia
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-38752015000300935
Resumo: Resumo A maneira como diversos campos científicos entendem a cegueira fundamenta modos de atuação com pessoas cegas e o desenvolvimento de técnicas, objetos, intervenções específicas que guiam sua percepção de mundo. Neste artigo pretende-se, primeiramente, compreender os pressupostos de uma noção de cognição formulada em manuais de desenvolvimento e aprendizagem para crianças cegas e algumas de suas consequências conceituais. Em seguida, volta-se a atenção para métodos, didáticas ou mecanismos adaptativos sugeridos em tais manuais para uma pedagogia da cegueira. Chega-se, finalmente, a um conhecimento prático e um saber-fazer desenvolvido por pessoas cegas e profissionais em atendimentos de reabilitação que corroboram uma compreensão da cognição e do próprio corpo como estendidos, ao enfatizar o papel do ambiente e dos dispositivos no cotidiano de pessoas cegas.
id UFRJ-18_49da30e5ccc7bc103a36cefe9cb734d7
oai_identifier_str oai:scielo:S2238-38752015000300935
network_acronym_str UFRJ-18
network_name_str Sociologia & Antropologia
repository_id_str
spelling O CORPO ESTENDIDO DE CEGOS: COGNIÇÃO, AMBIENTE, ACOPLAMENTOSCegueiraCorpoCogniçãoPráticasAmbienteResumo A maneira como diversos campos científicos entendem a cegueira fundamenta modos de atuação com pessoas cegas e o desenvolvimento de técnicas, objetos, intervenções específicas que guiam sua percepção de mundo. Neste artigo pretende-se, primeiramente, compreender os pressupostos de uma noção de cognição formulada em manuais de desenvolvimento e aprendizagem para crianças cegas e algumas de suas consequências conceituais. Em seguida, volta-se a atenção para métodos, didáticas ou mecanismos adaptativos sugeridos em tais manuais para uma pedagogia da cegueira. Chega-se, finalmente, a um conhecimento prático e um saber-fazer desenvolvido por pessoas cegas e profissionais em atendimentos de reabilitação que corroboram uma compreensão da cognição e do próprio corpo como estendidos, ao enfatizar o papel do ambiente e dos dispositivos no cotidiano de pessoas cegas.Universidade Federal do Rio de Janeiro2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-38752015000300935Sociologia & Antropologia v.5 n.3 2015reponame:Sociologia & Antropologiainstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/2238-38752015v5312info:eu-repo/semantics/openAccessWeid,Olivia von derpor2016-07-13T00:00:00Zoai:scielo:S2238-38752015000300935Revistahttp://www.revistappgsa.ifcs.ufrj.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistappgsa@gmail.com2238-38752236-7527opendoar:2016-07-13T00:00Sociologia & Antropologia - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O CORPO ESTENDIDO DE CEGOS: COGNIÇÃO, AMBIENTE, ACOPLAMENTOS
title O CORPO ESTENDIDO DE CEGOS: COGNIÇÃO, AMBIENTE, ACOPLAMENTOS
spellingShingle O CORPO ESTENDIDO DE CEGOS: COGNIÇÃO, AMBIENTE, ACOPLAMENTOS
Weid,Olivia von der
Cegueira
Corpo
Cognição
Práticas
Ambiente
title_short O CORPO ESTENDIDO DE CEGOS: COGNIÇÃO, AMBIENTE, ACOPLAMENTOS
title_full O CORPO ESTENDIDO DE CEGOS: COGNIÇÃO, AMBIENTE, ACOPLAMENTOS
title_fullStr O CORPO ESTENDIDO DE CEGOS: COGNIÇÃO, AMBIENTE, ACOPLAMENTOS
title_full_unstemmed O CORPO ESTENDIDO DE CEGOS: COGNIÇÃO, AMBIENTE, ACOPLAMENTOS
title_sort O CORPO ESTENDIDO DE CEGOS: COGNIÇÃO, AMBIENTE, ACOPLAMENTOS
author Weid,Olivia von der
author_facet Weid,Olivia von der
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Weid,Olivia von der
dc.subject.por.fl_str_mv Cegueira
Corpo
Cognição
Práticas
Ambiente
topic Cegueira
Corpo
Cognição
Práticas
Ambiente
description Resumo A maneira como diversos campos científicos entendem a cegueira fundamenta modos de atuação com pessoas cegas e o desenvolvimento de técnicas, objetos, intervenções específicas que guiam sua percepção de mundo. Neste artigo pretende-se, primeiramente, compreender os pressupostos de uma noção de cognição formulada em manuais de desenvolvimento e aprendizagem para crianças cegas e algumas de suas consequências conceituais. Em seguida, volta-se a atenção para métodos, didáticas ou mecanismos adaptativos sugeridos em tais manuais para uma pedagogia da cegueira. Chega-se, finalmente, a um conhecimento prático e um saber-fazer desenvolvido por pessoas cegas e profissionais em atendimentos de reabilitação que corroboram uma compreensão da cognição e do próprio corpo como estendidos, ao enfatizar o papel do ambiente e dos dispositivos no cotidiano de pessoas cegas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-38752015000300935
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-38752015000300935
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2238-38752015v5312
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Sociologia & Antropologia v.5 n.3 2015
reponame:Sociologia & Antropologia
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Sociologia & Antropologia
collection Sociologia & Antropologia
repository.name.fl_str_mv Sociologia & Antropologia - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv revistappgsa@gmail.com
_version_ 1754734732767133696