WIEDERAUFBAU NO BRASIL: RELAÇÕES ENTRE A ESCOLA DE ULM E O PROJETO PEDAGÓGICO DO MAM CARIOCA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sant'Anna,Sabrina Parracho
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociologia & Antropologia
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-38752012000300183
Resumo: Resumo: Ao procurar entender a fundação do Museu de Arte em face do processo de modernização brasileira de meados do século XX, a busca de referências estrangeiras na concepção do museu tem sido caminho obrigatório para as investigações sobre a instituição. As constantes referências à escola de Ulm e à inspiração que poderia ter proporcionado a seu caráter didático conduzem a uma possível comparação que procuro estabelecer neste artigo. A Escola de Ulm aparece como importante referência para o modo como o MAM carioca construiu seu modelo pedagógico, constituindo, quem sabe, a base das especificidades que marcaram a relação do museu com seu público.
id UFRJ-18_71391c22728d199cf188a57ee617dac1
oai_identifier_str oai:scielo:S2238-38752012000300183
network_acronym_str UFRJ-18
network_name_str Sociologia & Antropologia
repository_id_str
spelling WIEDERAUFBAU NO BRASIL: RELAÇÕES ENTRE A ESCOLA DE ULM E O PROJETO PEDAGÓGICO DO MAM CARIOCAMuseu de Arte ModernaEscola de UlmModernidadeModernização brasileiraRio de JaneiroResumo: Ao procurar entender a fundação do Museu de Arte em face do processo de modernização brasileira de meados do século XX, a busca de referências estrangeiras na concepção do museu tem sido caminho obrigatório para as investigações sobre a instituição. As constantes referências à escola de Ulm e à inspiração que poderia ter proporcionado a seu caráter didático conduzem a uma possível comparação que procuro estabelecer neste artigo. A Escola de Ulm aparece como importante referência para o modo como o MAM carioca construiu seu modelo pedagógico, constituindo, quem sabe, a base das especificidades que marcaram a relação do museu com seu público.Universidade Federal do Rio de Janeiro2012-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-38752012000300183Sociologia & Antropologia v.2 n.3 2012reponame:Sociologia & Antropologiainstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/2238-38752012v238info:eu-repo/semantics/openAccessSant'Anna,Sabrina Parrachopor2017-04-24T00:00:00Zoai:scielo:S2238-38752012000300183Revistahttp://www.revistappgsa.ifcs.ufrj.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistappgsa@gmail.com2238-38752236-7527opendoar:2017-04-24T00:00Sociologia & Antropologia - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv WIEDERAUFBAU NO BRASIL: RELAÇÕES ENTRE A ESCOLA DE ULM E O PROJETO PEDAGÓGICO DO MAM CARIOCA
title WIEDERAUFBAU NO BRASIL: RELAÇÕES ENTRE A ESCOLA DE ULM E O PROJETO PEDAGÓGICO DO MAM CARIOCA
spellingShingle WIEDERAUFBAU NO BRASIL: RELAÇÕES ENTRE A ESCOLA DE ULM E O PROJETO PEDAGÓGICO DO MAM CARIOCA
Sant'Anna,Sabrina Parracho
Museu de Arte Moderna
Escola de Ulm
Modernidade
Modernização brasileira
Rio de Janeiro
title_short WIEDERAUFBAU NO BRASIL: RELAÇÕES ENTRE A ESCOLA DE ULM E O PROJETO PEDAGÓGICO DO MAM CARIOCA
title_full WIEDERAUFBAU NO BRASIL: RELAÇÕES ENTRE A ESCOLA DE ULM E O PROJETO PEDAGÓGICO DO MAM CARIOCA
title_fullStr WIEDERAUFBAU NO BRASIL: RELAÇÕES ENTRE A ESCOLA DE ULM E O PROJETO PEDAGÓGICO DO MAM CARIOCA
title_full_unstemmed WIEDERAUFBAU NO BRASIL: RELAÇÕES ENTRE A ESCOLA DE ULM E O PROJETO PEDAGÓGICO DO MAM CARIOCA
title_sort WIEDERAUFBAU NO BRASIL: RELAÇÕES ENTRE A ESCOLA DE ULM E O PROJETO PEDAGÓGICO DO MAM CARIOCA
author Sant'Anna,Sabrina Parracho
author_facet Sant'Anna,Sabrina Parracho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sant'Anna,Sabrina Parracho
dc.subject.por.fl_str_mv Museu de Arte Moderna
Escola de Ulm
Modernidade
Modernização brasileira
Rio de Janeiro
topic Museu de Arte Moderna
Escola de Ulm
Modernidade
Modernização brasileira
Rio de Janeiro
description Resumo: Ao procurar entender a fundação do Museu de Arte em face do processo de modernização brasileira de meados do século XX, a busca de referências estrangeiras na concepção do museu tem sido caminho obrigatório para as investigações sobre a instituição. As constantes referências à escola de Ulm e à inspiração que poderia ter proporcionado a seu caráter didático conduzem a uma possível comparação que procuro estabelecer neste artigo. A Escola de Ulm aparece como importante referência para o modo como o MAM carioca construiu seu modelo pedagógico, constituindo, quem sabe, a base das especificidades que marcaram a relação do museu com seu público.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-38752012000300183
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-38752012000300183
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2238-38752012v238
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Sociologia & Antropologia v.2 n.3 2012
reponame:Sociologia & Antropologia
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Sociologia & Antropologia
collection Sociologia & Antropologia
repository.name.fl_str_mv Sociologia & Antropologia - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv revistappgsa@gmail.com
_version_ 1754734732380209152