DISSONÂNCIA EM CONCERTO: A INAUGURAÇÃO DA SALA SÃO PAULO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teperman,Ricardo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociologia & Antropologia
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-38752018000100245
Resumo: Resumo Neste artigo proponho uma análise do concerto de inauguração da Sala São Paulo, em 9 de julho de 1999, evento que entendo ser o principal marco da chamada reestruturação da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), iniciada após a morte de Eleazar de Carvalho, em setembro de 1996. A escolha da data da inauguração (9 de julho) e do nome do concert hall (Sala São Paulo) são alguns dos muitos índices que revelam o sentido de um projeto de orgulho paulista, em que os conflitos e contradições da experiência social seriam borrados pela a dimensão supostamente universal e atemporal da música clássica. Por meio de um esforço de reconstrução de tipo etnográfico do evento de inauguração, discuto de que maneira vozes dissonantes se fizeram ouvir, revelando as contradições do projeto da orquestra.
id UFRJ-18_82ef4023545c0c85c7bd2ef24c16865f
oai_identifier_str oai:scielo:S2238-38752018000100245
network_acronym_str UFRJ-18
network_name_str Sociologia & Antropologia
repository_id_str
spelling DISSONÂNCIA EM CONCERTO: A INAUGURAÇÃO DA SALA SÃO PAULOMúsica clássicaorquestras sinfônicasOsespSala São PauloetnografiaResumo Neste artigo proponho uma análise do concerto de inauguração da Sala São Paulo, em 9 de julho de 1999, evento que entendo ser o principal marco da chamada reestruturação da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), iniciada após a morte de Eleazar de Carvalho, em setembro de 1996. A escolha da data da inauguração (9 de julho) e do nome do concert hall (Sala São Paulo) são alguns dos muitos índices que revelam o sentido de um projeto de orgulho paulista, em que os conflitos e contradições da experiência social seriam borrados pela a dimensão supostamente universal e atemporal da música clássica. Por meio de um esforço de reconstrução de tipo etnográfico do evento de inauguração, discuto de que maneira vozes dissonantes se fizeram ouvir, revelando as contradições do projeto da orquestra.Universidade Federal do Rio de Janeiro2018-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-38752018000100245Sociologia & Antropologia v.8 n.1 2018reponame:Sociologia & Antropologiainstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/2238-38752017v819info:eu-repo/semantics/openAccessTeperman,Ricardopor2018-05-02T00:00:00Zoai:scielo:S2238-38752018000100245Revistahttp://www.revistappgsa.ifcs.ufrj.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistappgsa@gmail.com2238-38752236-7527opendoar:2018-05-02T00:00Sociologia & Antropologia - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv DISSONÂNCIA EM CONCERTO: A INAUGURAÇÃO DA SALA SÃO PAULO
title DISSONÂNCIA EM CONCERTO: A INAUGURAÇÃO DA SALA SÃO PAULO
spellingShingle DISSONÂNCIA EM CONCERTO: A INAUGURAÇÃO DA SALA SÃO PAULO
Teperman,Ricardo
Música clássica
orquestras sinfônicas
Osesp
Sala São Paulo
etnografia
title_short DISSONÂNCIA EM CONCERTO: A INAUGURAÇÃO DA SALA SÃO PAULO
title_full DISSONÂNCIA EM CONCERTO: A INAUGURAÇÃO DA SALA SÃO PAULO
title_fullStr DISSONÂNCIA EM CONCERTO: A INAUGURAÇÃO DA SALA SÃO PAULO
title_full_unstemmed DISSONÂNCIA EM CONCERTO: A INAUGURAÇÃO DA SALA SÃO PAULO
title_sort DISSONÂNCIA EM CONCERTO: A INAUGURAÇÃO DA SALA SÃO PAULO
author Teperman,Ricardo
author_facet Teperman,Ricardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teperman,Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Música clássica
orquestras sinfônicas
Osesp
Sala São Paulo
etnografia
topic Música clássica
orquestras sinfônicas
Osesp
Sala São Paulo
etnografia
description Resumo Neste artigo proponho uma análise do concerto de inauguração da Sala São Paulo, em 9 de julho de 1999, evento que entendo ser o principal marco da chamada reestruturação da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), iniciada após a morte de Eleazar de Carvalho, em setembro de 1996. A escolha da data da inauguração (9 de julho) e do nome do concert hall (Sala São Paulo) são alguns dos muitos índices que revelam o sentido de um projeto de orgulho paulista, em que os conflitos e contradições da experiência social seriam borrados pela a dimensão supostamente universal e atemporal da música clássica. Por meio de um esforço de reconstrução de tipo etnográfico do evento de inauguração, discuto de que maneira vozes dissonantes se fizeram ouvir, revelando as contradições do projeto da orquestra.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-38752018000100245
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-38752018000100245
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2238-38752017v819
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Sociologia & Antropologia v.8 n.1 2018
reponame:Sociologia & Antropologia
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Sociologia & Antropologia
collection Sociologia & Antropologia
repository.name.fl_str_mv Sociologia & Antropologia - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv revistappgsa@gmail.com
_version_ 1754734733122600960