Atualizando o debate sobre os judeus da África do Norte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira-Bastos,Marcio
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Topoi (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-101X2019000200341
Resumo: RESUMO O artigo analisa o debate em torno dos judeus do norte da África, procurando articular a crítica ao modelo de assimilação cultural e a compreensão historiográfica romana antiga, reproduzida pelo pensamento humanista clássico e pós-clássico. Argumenta que a análise específica de contexto regional revela as ambiguidades e as incertezas inerentes aos processos de dominação, assim como possibilita variedade de associações para formação das identidades culturais. Após os períodos de colonização Púnica e Romana, os hipogeus e as catacumbas tornaram-se métodos igualmente convencionais para o enterramento dos mortos no norte da África. O conhecimento sobre práticas mortuárias e as ideias sobre os rituais de morte permitem abordar as dinâmicas culturais no mundo romano, assim como interpretar artefatos dentro de uma estrutura na qual os indivíduos se relacionam, adquirem seus entendimentos, marcam suas associações e suas diferenças. A religião romana baseava-se na prática e na execução correta dos ritos (ortopráxis), e os judeus norte-africanos marcaram suas sepulturas de maneiras que simultaneamente indexavam semelhanças com grupos sociais vizinhos e diferenças onomásticas ou simbólicas.
id UFRJ-19_115d42603ab30cd5eaafef25b4f0f822
oai_identifier_str oai:scielo:S2237-101X2019000200341
network_acronym_str UFRJ-19
network_name_str Topoi (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling Atualizando o debate sobre os judeus da África do Nortejudeus norte-africanosDiáspora Judaicapráticas funeráriasRESUMO O artigo analisa o debate em torno dos judeus do norte da África, procurando articular a crítica ao modelo de assimilação cultural e a compreensão historiográfica romana antiga, reproduzida pelo pensamento humanista clássico e pós-clássico. Argumenta que a análise específica de contexto regional revela as ambiguidades e as incertezas inerentes aos processos de dominação, assim como possibilita variedade de associações para formação das identidades culturais. Após os períodos de colonização Púnica e Romana, os hipogeus e as catacumbas tornaram-se métodos igualmente convencionais para o enterramento dos mortos no norte da África. O conhecimento sobre práticas mortuárias e as ideias sobre os rituais de morte permitem abordar as dinâmicas culturais no mundo romano, assim como interpretar artefatos dentro de uma estrutura na qual os indivíduos se relacionam, adquirem seus entendimentos, marcam suas associações e suas diferenças. A religião romana baseava-se na prática e na execução correta dos ritos (ortopráxis), e os judeus norte-africanos marcaram suas sepulturas de maneiras que simultaneamente indexavam semelhanças com grupos sociais vizinhos e diferenças onomásticas ou simbólicas.Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro2019-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-101X2019000200341Topoi (Rio de Janeiro) v.20 n.41 2019reponame:Topoi (Rio de Janeiro. Online)instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/2237-101x02004104info:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira-Bastos,Marciopor2019-08-13T00:00:00Zoai:scielo:S2237-101X2019000200341Revistahttp://www.revistatopoi.org/topoi.htmPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptopoi@historia.ufrj.br2237-101X2237-101Xopendoar:2019-08-13T00:00Topoi (Rio de Janeiro. Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Atualizando o debate sobre os judeus da África do Norte
title Atualizando o debate sobre os judeus da África do Norte
spellingShingle Atualizando o debate sobre os judeus da África do Norte
Teixeira-Bastos,Marcio
judeus norte-africanos
Diáspora Judaica
práticas funerárias
title_short Atualizando o debate sobre os judeus da África do Norte
title_full Atualizando o debate sobre os judeus da África do Norte
title_fullStr Atualizando o debate sobre os judeus da África do Norte
title_full_unstemmed Atualizando o debate sobre os judeus da África do Norte
title_sort Atualizando o debate sobre os judeus da África do Norte
author Teixeira-Bastos,Marcio
author_facet Teixeira-Bastos,Marcio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira-Bastos,Marcio
dc.subject.por.fl_str_mv judeus norte-africanos
Diáspora Judaica
práticas funerárias
topic judeus norte-africanos
Diáspora Judaica
práticas funerárias
description RESUMO O artigo analisa o debate em torno dos judeus do norte da África, procurando articular a crítica ao modelo de assimilação cultural e a compreensão historiográfica romana antiga, reproduzida pelo pensamento humanista clássico e pós-clássico. Argumenta que a análise específica de contexto regional revela as ambiguidades e as incertezas inerentes aos processos de dominação, assim como possibilita variedade de associações para formação das identidades culturais. Após os períodos de colonização Púnica e Romana, os hipogeus e as catacumbas tornaram-se métodos igualmente convencionais para o enterramento dos mortos no norte da África. O conhecimento sobre práticas mortuárias e as ideias sobre os rituais de morte permitem abordar as dinâmicas culturais no mundo romano, assim como interpretar artefatos dentro de uma estrutura na qual os indivíduos se relacionam, adquirem seus entendimentos, marcam suas associações e suas diferenças. A religião romana baseava-se na prática e na execução correta dos ritos (ortopráxis), e os judeus norte-africanos marcaram suas sepulturas de maneiras que simultaneamente indexavam semelhanças com grupos sociais vizinhos e diferenças onomásticas ou simbólicas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-101X2019000200341
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-101X2019000200341
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2237-101x02004104
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Topoi (Rio de Janeiro) v.20 n.41 2019
reponame:Topoi (Rio de Janeiro. Online)
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Topoi (Rio de Janeiro. Online)
collection Topoi (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Topoi (Rio de Janeiro. Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv topoi@historia.ufrj.br
_version_ 1754734775687446528