Uma sociedade juxta jotum naturare ou um corporativismo incompleto?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Topoi (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-101X2006000200424 |
Resumo: | O artigo procura, numa perspectiva comparada, analisar as diferenças entre o corporativismo católico e aquelas experiências corporativas estatais que marcaram o cenário mundial, particularmente aquelas vividas em Portugal, Espanha e na Itália no período entre as duas grandes guerras mundiais. Para esta análise procuramos demarcar um campo específico na medida em que entendemos que o corporativismo católico não se confunde com o corporativismo estatal, muito embora ambos tenham em comum forte apelo disciplinador assumido pelos setores conservadores quando da emergência da questão social como sendo fundamentalmente uma questão do trabalho. Interessa-nos entender como o corporativismo católico se apresentou no Brasil e quais as suas convergências/divergências com o corporativismo católico presente na Europa no período citado. Faz-se necessário ainda compreender os caminhos discursivos através dos quais esta Igreja constrói seu discurso totalizador. |
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Uma sociedade juxta jotum naturare ou um corporativismo incompleto?O artigo procura, numa perspectiva comparada, analisar as diferenças entre o corporativismo católico e aquelas experiências corporativas estatais que marcaram o cenário mundial, particularmente aquelas vividas em Portugal, Espanha e na Itália no período entre as duas grandes guerras mundiais. Para esta análise procuramos demarcar um campo específico na medida em que entendemos que o corporativismo católico não se confunde com o corporativismo estatal, muito embora ambos tenham em comum forte apelo disciplinador assumido pelos setores conservadores quando da emergência da questão social como sendo fundamentalmente uma questão do trabalho. Interessa-nos entender como o corporativismo católico se apresentou no Brasil e quais as suas convergências/divergências com o corporativismo católico presente na Europa no período citado. Faz-se necessário ainda compreender os caminhos discursivos através dos quais esta Igreja constrói seu discurso totalizador.Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro2006-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-101X2006000200424Topoi (Rio de Janeiro) v.7 n.13 2006reponame:Topoi (Rio de Janeiro. Online)instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/2237-101X007013005info:eu-repo/semantics/openAccessSousa,Jessie Jane Vieira depor2015-09-22T00:00:00Zoai:scielo:S2237-101X2006000200424Revistahttp://www.revistatopoi.org/topoi.htmPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptopoi@historia.ufrj.br2237-101X2237-101Xopendoar:2015-09-22T00:00Topoi (Rio de Janeiro. Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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