O bisneto do comendador: herança cultural e formação autodidata em uma trajetória no século XX
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Topoi (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-101X2018000100102 |
Resumo: | RESUMO O artigo tem por objetivo compreender os processos de aproximação das culturas do escrito por um indivíduo autodidata, e suas práticas atuais de leitura e escrita. Trata-se de um estudo de caso emblemático, que possibilita problematizar questões que estão na base dos estudos sobre história e sociologia da leitura, sendo três as dimensões privilegiadas na análise: a) o pertencimento social e a não linearidade geracional no que se refere à participação na cultura escrita; b) as práticas autodidatas desenvolvidas para o domínio do sistema escrito; e c) o trânsito entre o oral, o escrito e as sociabilidades na apropriação das leituras. As práticas intelectuais desenvolvidas por esse indivíduo reforçam a necessidade de não considerarmos oralidade e escrita como polos dicotômicos, pois mostram, especialmente, que oral e escrito agem simultaneamente na formação das disposições sociais, resultando em usos específicos da escrita e da leitura. |
id |
UFRJ-19_506bd7247135be24c5d72552480fcf2f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2237-101X2018000100102 |
network_acronym_str |
UFRJ-19 |
network_name_str |
Topoi (Rio de Janeiro. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O bisneto do comendador: herança cultural e formação autodidata em uma trajetória no século XXcultura escritahistória da leituraoralidadeautodidatismo.RESUMO O artigo tem por objetivo compreender os processos de aproximação das culturas do escrito por um indivíduo autodidata, e suas práticas atuais de leitura e escrita. Trata-se de um estudo de caso emblemático, que possibilita problematizar questões que estão na base dos estudos sobre história e sociologia da leitura, sendo três as dimensões privilegiadas na análise: a) o pertencimento social e a não linearidade geracional no que se refere à participação na cultura escrita; b) as práticas autodidatas desenvolvidas para o domínio do sistema escrito; e c) o trânsito entre o oral, o escrito e as sociabilidades na apropriação das leituras. As práticas intelectuais desenvolvidas por esse indivíduo reforçam a necessidade de não considerarmos oralidade e escrita como polos dicotômicos, pois mostram, especialmente, que oral e escrito agem simultaneamente na formação das disposições sociais, resultando em usos específicos da escrita e da leitura.Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-101X2018000100102Topoi (Rio de Janeiro) v.19 n.37 2018reponame:Topoi (Rio de Janeiro. Online)instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/2237-101x0193705info:eu-repo/semantics/openAccessManke,Lisiane SiasGalvão,Ana Maria de Oliveirapor2018-08-23T00:00:00Zoai:scielo:S2237-101X2018000100102Revistahttp://www.revistatopoi.org/topoi.htmPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptopoi@historia.ufrj.br2237-101X2237-101Xopendoar:2018-08-23T00:00Topoi (Rio de Janeiro. Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O bisneto do comendador: herança cultural e formação autodidata em uma trajetória no século XX |
title |
O bisneto do comendador: herança cultural e formação autodidata em uma trajetória no século XX |
spellingShingle |
O bisneto do comendador: herança cultural e formação autodidata em uma trajetória no século XX Manke,Lisiane Sias cultura escrita história da leitura oralidade autodidatismo. |
title_short |
O bisneto do comendador: herança cultural e formação autodidata em uma trajetória no século XX |
title_full |
O bisneto do comendador: herança cultural e formação autodidata em uma trajetória no século XX |
title_fullStr |
O bisneto do comendador: herança cultural e formação autodidata em uma trajetória no século XX |
title_full_unstemmed |
O bisneto do comendador: herança cultural e formação autodidata em uma trajetória no século XX |
title_sort |
O bisneto do comendador: herança cultural e formação autodidata em uma trajetória no século XX |
author |
Manke,Lisiane Sias |
author_facet |
Manke,Lisiane Sias Galvão,Ana Maria de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Galvão,Ana Maria de Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Manke,Lisiane Sias Galvão,Ana Maria de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
cultura escrita história da leitura oralidade autodidatismo. |
topic |
cultura escrita história da leitura oralidade autodidatismo. |
description |
RESUMO O artigo tem por objetivo compreender os processos de aproximação das culturas do escrito por um indivíduo autodidata, e suas práticas atuais de leitura e escrita. Trata-se de um estudo de caso emblemático, que possibilita problematizar questões que estão na base dos estudos sobre história e sociologia da leitura, sendo três as dimensões privilegiadas na análise: a) o pertencimento social e a não linearidade geracional no que se refere à participação na cultura escrita; b) as práticas autodidatas desenvolvidas para o domínio do sistema escrito; e c) o trânsito entre o oral, o escrito e as sociabilidades na apropriação das leituras. As práticas intelectuais desenvolvidas por esse indivíduo reforçam a necessidade de não considerarmos oralidade e escrita como polos dicotômicos, pois mostram, especialmente, que oral e escrito agem simultaneamente na formação das disposições sociais, resultando em usos específicos da escrita e da leitura. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-101X2018000100102 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-101X2018000100102 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2237-101x0193705 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Topoi (Rio de Janeiro) v.19 n.37 2018 reponame:Topoi (Rio de Janeiro. Online) instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Topoi (Rio de Janeiro. Online) |
collection |
Topoi (Rio de Janeiro. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Topoi (Rio de Janeiro. Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
topoi@historia.ufrj.br |
_version_ |
1754734775639212032 |