Imagens e textos de propaganda sobre a União Soviética na revista Die Wehrmacht (Berlim, 1939-1944)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Topoi (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-101X2021000200494 |
Resumo: | RESUMO Este artigo analisa como a linha editorial da revista Die Wehrmacht (órgão oficial das Forças Armadas alemãs) alterou-se significativamente antes e durante o desenrolar da guerra na frente leste na Segunda Guerra Mundial. A princípio favorável aos “russos”, logo passou a atacar veementemente a União Soviética em suas reportagens, mas mesmo assim chegou a reconhecer a superioridade militar da URSS após a derrota em Stalingrado. A publicação iniciada em 1936 tornou-se um sucesso editorial na Alemanha nazista e alguns países ocupados, atingindo a tiragem de quase dois milhões de exemplares no ano de 1944. Ao mesmo tempo, cumpre explicar a materialidade da publicação, a atuação das chamadas Companhias de Propaganda (Propagandakompanien, PK), as quais produziam material propagandístico para a revista, e do aparato governamental responsável pelo controle do periódico, como o Departamento de Propaganda da Wehrmacht (WPr.) e o Ministério da Propaganda e Esclarecimento Popular (RMVP). |
id |
UFRJ-19_6ede99f37f54862ebfb9e5ede023f8e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2237-101X2021000200494 |
network_acronym_str |
UFRJ-19 |
network_name_str |
Topoi (Rio de Janeiro. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Imagens e textos de propaganda sobre a União Soviética na revista Die Wehrmacht (Berlim, 1939-1944)Die WehrmachtCompanhias de Propagandapropaganda nazistaimprensa ilustradaSegunda Guerra MundialRESUMO Este artigo analisa como a linha editorial da revista Die Wehrmacht (órgão oficial das Forças Armadas alemãs) alterou-se significativamente antes e durante o desenrolar da guerra na frente leste na Segunda Guerra Mundial. A princípio favorável aos “russos”, logo passou a atacar veementemente a União Soviética em suas reportagens, mas mesmo assim chegou a reconhecer a superioridade militar da URSS após a derrota em Stalingrado. A publicação iniciada em 1936 tornou-se um sucesso editorial na Alemanha nazista e alguns países ocupados, atingindo a tiragem de quase dois milhões de exemplares no ano de 1944. Ao mesmo tempo, cumpre explicar a materialidade da publicação, a atuação das chamadas Companhias de Propaganda (Propagandakompanien, PK), as quais produziam material propagandístico para a revista, e do aparato governamental responsável pelo controle do periódico, como o Departamento de Propaganda da Wehrmacht (WPr.) e o Ministério da Propaganda e Esclarecimento Popular (RMVP).Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro2021-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-101X2021000200494Topoi (Rio de Janeiro) v.22 n.47 2021reponame:Topoi (Rio de Janeiro. Online)instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/2237-101x02204710info:eu-repo/semantics/openAccessFranzolin,João Arthur Ciciliatopor2021-08-04T00:00:00Zoai:scielo:S2237-101X2021000200494Revistahttp://www.revistatopoi.org/topoi.htmPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptopoi@historia.ufrj.br2237-101X2237-101Xopendoar:2021-08-04T00:00Topoi (Rio de Janeiro. Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Imagens e textos de propaganda sobre a União Soviética na revista Die Wehrmacht (Berlim, 1939-1944) |
title |
Imagens e textos de propaganda sobre a União Soviética na revista Die Wehrmacht (Berlim, 1939-1944) |
spellingShingle |
Imagens e textos de propaganda sobre a União Soviética na revista Die Wehrmacht (Berlim, 1939-1944) Franzolin,João Arthur Ciciliato Die Wehrmacht Companhias de Propaganda propaganda nazista imprensa ilustrada Segunda Guerra Mundial |
title_short |
Imagens e textos de propaganda sobre a União Soviética na revista Die Wehrmacht (Berlim, 1939-1944) |
title_full |
Imagens e textos de propaganda sobre a União Soviética na revista Die Wehrmacht (Berlim, 1939-1944) |
title_fullStr |
Imagens e textos de propaganda sobre a União Soviética na revista Die Wehrmacht (Berlim, 1939-1944) |
title_full_unstemmed |
Imagens e textos de propaganda sobre a União Soviética na revista Die Wehrmacht (Berlim, 1939-1944) |
title_sort |
Imagens e textos de propaganda sobre a União Soviética na revista Die Wehrmacht (Berlim, 1939-1944) |
author |
Franzolin,João Arthur Ciciliato |
author_facet |
Franzolin,João Arthur Ciciliato |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franzolin,João Arthur Ciciliato |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Die Wehrmacht Companhias de Propaganda propaganda nazista imprensa ilustrada Segunda Guerra Mundial |
topic |
Die Wehrmacht Companhias de Propaganda propaganda nazista imprensa ilustrada Segunda Guerra Mundial |
description |
RESUMO Este artigo analisa como a linha editorial da revista Die Wehrmacht (órgão oficial das Forças Armadas alemãs) alterou-se significativamente antes e durante o desenrolar da guerra na frente leste na Segunda Guerra Mundial. A princípio favorável aos “russos”, logo passou a atacar veementemente a União Soviética em suas reportagens, mas mesmo assim chegou a reconhecer a superioridade militar da URSS após a derrota em Stalingrado. A publicação iniciada em 1936 tornou-se um sucesso editorial na Alemanha nazista e alguns países ocupados, atingindo a tiragem de quase dois milhões de exemplares no ano de 1944. Ao mesmo tempo, cumpre explicar a materialidade da publicação, a atuação das chamadas Companhias de Propaganda (Propagandakompanien, PK), as quais produziam material propagandístico para a revista, e do aparato governamental responsável pelo controle do periódico, como o Departamento de Propaganda da Wehrmacht (WPr.) e o Ministério da Propaganda e Esclarecimento Popular (RMVP). |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-101X2021000200494 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-101X2021000200494 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2237-101x02204710 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Topoi (Rio de Janeiro) v.22 n.47 2021 reponame:Topoi (Rio de Janeiro. Online) instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Topoi (Rio de Janeiro. Online) |
collection |
Topoi (Rio de Janeiro. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Topoi (Rio de Janeiro. Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
topoi@historia.ufrj.br |
_version_ |
1754734776017747968 |