Imagens e textos de propaganda sobre a União Soviética na revista Die Wehrmacht (Berlim, 1939-1944)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franzolin,João Arthur Ciciliato
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Topoi (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-101X2021000200494
Resumo: RESUMO Este artigo analisa como a linha editorial da revista Die Wehrmacht (órgão oficial das Forças Armadas alemãs) alterou-se significativamente antes e durante o desenrolar da guerra na frente leste na Segunda Guerra Mundial. A princípio favorável aos “russos”, logo passou a atacar veementemente a União Soviética em suas reportagens, mas mesmo assim chegou a reconhecer a superioridade militar da URSS após a derrota em Stalingrado. A publicação iniciada em 1936 tornou-se um sucesso editorial na Alemanha nazista e alguns países ocupados, atingindo a tiragem de quase dois milhões de exemplares no ano de 1944. Ao mesmo tempo, cumpre explicar a materialidade da publicação, a atuação das chamadas Companhias de Propaganda (Propagandakompanien, PK), as quais produziam material propagandístico para a revista, e do aparato governamental responsável pelo controle do periódico, como o Departamento de Propaganda da Wehrmacht (WPr.) e o Ministério da Propaganda e Esclarecimento Popular (RMVP).
id UFRJ-19_6ede99f37f54862ebfb9e5ede023f8e1
oai_identifier_str oai:scielo:S2237-101X2021000200494
network_acronym_str UFRJ-19
network_name_str Topoi (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling Imagens e textos de propaganda sobre a União Soviética na revista Die Wehrmacht (Berlim, 1939-1944)Die WehrmachtCompanhias de Propagandapropaganda nazistaimprensa ilustradaSegunda Guerra MundialRESUMO Este artigo analisa como a linha editorial da revista Die Wehrmacht (órgão oficial das Forças Armadas alemãs) alterou-se significativamente antes e durante o desenrolar da guerra na frente leste na Segunda Guerra Mundial. A princípio favorável aos “russos”, logo passou a atacar veementemente a União Soviética em suas reportagens, mas mesmo assim chegou a reconhecer a superioridade militar da URSS após a derrota em Stalingrado. A publicação iniciada em 1936 tornou-se um sucesso editorial na Alemanha nazista e alguns países ocupados, atingindo a tiragem de quase dois milhões de exemplares no ano de 1944. Ao mesmo tempo, cumpre explicar a materialidade da publicação, a atuação das chamadas Companhias de Propaganda (Propagandakompanien, PK), as quais produziam material propagandístico para a revista, e do aparato governamental responsável pelo controle do periódico, como o Departamento de Propaganda da Wehrmacht (WPr.) e o Ministério da Propaganda e Esclarecimento Popular (RMVP).Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro2021-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-101X2021000200494Topoi (Rio de Janeiro) v.22 n.47 2021reponame:Topoi (Rio de Janeiro. Online)instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/2237-101x02204710info:eu-repo/semantics/openAccessFranzolin,João Arthur Ciciliatopor2021-08-04T00:00:00Zoai:scielo:S2237-101X2021000200494Revistahttp://www.revistatopoi.org/topoi.htmPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptopoi@historia.ufrj.br2237-101X2237-101Xopendoar:2021-08-04T00:00Topoi (Rio de Janeiro. Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Imagens e textos de propaganda sobre a União Soviética na revista Die Wehrmacht (Berlim, 1939-1944)
title Imagens e textos de propaganda sobre a União Soviética na revista Die Wehrmacht (Berlim, 1939-1944)
spellingShingle Imagens e textos de propaganda sobre a União Soviética na revista Die Wehrmacht (Berlim, 1939-1944)
Franzolin,João Arthur Ciciliato
Die Wehrmacht
Companhias de Propaganda
propaganda nazista
imprensa ilustrada
Segunda Guerra Mundial
title_short Imagens e textos de propaganda sobre a União Soviética na revista Die Wehrmacht (Berlim, 1939-1944)
title_full Imagens e textos de propaganda sobre a União Soviética na revista Die Wehrmacht (Berlim, 1939-1944)
title_fullStr Imagens e textos de propaganda sobre a União Soviética na revista Die Wehrmacht (Berlim, 1939-1944)
title_full_unstemmed Imagens e textos de propaganda sobre a União Soviética na revista Die Wehrmacht (Berlim, 1939-1944)
title_sort Imagens e textos de propaganda sobre a União Soviética na revista Die Wehrmacht (Berlim, 1939-1944)
author Franzolin,João Arthur Ciciliato
author_facet Franzolin,João Arthur Ciciliato
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franzolin,João Arthur Ciciliato
dc.subject.por.fl_str_mv Die Wehrmacht
Companhias de Propaganda
propaganda nazista
imprensa ilustrada
Segunda Guerra Mundial
topic Die Wehrmacht
Companhias de Propaganda
propaganda nazista
imprensa ilustrada
Segunda Guerra Mundial
description RESUMO Este artigo analisa como a linha editorial da revista Die Wehrmacht (órgão oficial das Forças Armadas alemãs) alterou-se significativamente antes e durante o desenrolar da guerra na frente leste na Segunda Guerra Mundial. A princípio favorável aos “russos”, logo passou a atacar veementemente a União Soviética em suas reportagens, mas mesmo assim chegou a reconhecer a superioridade militar da URSS após a derrota em Stalingrado. A publicação iniciada em 1936 tornou-se um sucesso editorial na Alemanha nazista e alguns países ocupados, atingindo a tiragem de quase dois milhões de exemplares no ano de 1944. Ao mesmo tempo, cumpre explicar a materialidade da publicação, a atuação das chamadas Companhias de Propaganda (Propagandakompanien, PK), as quais produziam material propagandístico para a revista, e do aparato governamental responsável pelo controle do periódico, como o Departamento de Propaganda da Wehrmacht (WPr.) e o Ministério da Propaganda e Esclarecimento Popular (RMVP).
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-101X2021000200494
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-101X2021000200494
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2237-101x02204710
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Topoi (Rio de Janeiro) v.22 n.47 2021
reponame:Topoi (Rio de Janeiro. Online)
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Topoi (Rio de Janeiro. Online)
collection Topoi (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Topoi (Rio de Janeiro. Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv topoi@historia.ufrj.br
_version_ 1754734776017747968