Uma nação para ser vista: desvelando o tempo e o espaço nacionais por meio da cor local na historiografia oitocentista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Topoi (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-101X2015000200491 |
Resumo: | RESUMO Se durante o século XIX a escrita da história adquire contornos mais precisos, é importante reconhecer o papel da cor local neste processo. O dispositivo assegura, por um lado, o caráter nacional das produções intelectuais e, por outro, oferece meios de legitimação e fidelidade para as narrativas do período. O escopo deste artigo é, pois, não somente reafirmar a associação entre a cor local e a nação, mas sugerir possibilidades de apreensão do dispositivo e, sobretudo, discorrer sobre as implicações e efeitos de seu emprego na elaboração da historiografia. Para isso, recorre-se tanto às prescrições relativas à cor local no contexto francês quanto aos textos da Revista do IHGB e de Varnhagen. Sugere-se, como hipótese, que a cor local é parte do vínculo que se estabelece entre tempo e espaço neste momento, além de possibilitar, devido à sua origem pictural, a criação de uma imagem da nação. |
id |
UFRJ-19_96c670dd1b7d405dbc072846e2fd5d3f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2237-101X2015000200491 |
network_acronym_str |
UFRJ-19 |
network_name_str |
Topoi (Rio de Janeiro. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma nação para ser vista: desvelando o tempo e o espaço nacionais por meio da cor local na historiografia oitocentistaCor localescrita da históriahistoriografia brasileiraFrancisco Adolfo de Varnhagenliteratura.RESUMO Se durante o século XIX a escrita da história adquire contornos mais precisos, é importante reconhecer o papel da cor local neste processo. O dispositivo assegura, por um lado, o caráter nacional das produções intelectuais e, por outro, oferece meios de legitimação e fidelidade para as narrativas do período. O escopo deste artigo é, pois, não somente reafirmar a associação entre a cor local e a nação, mas sugerir possibilidades de apreensão do dispositivo e, sobretudo, discorrer sobre as implicações e efeitos de seu emprego na elaboração da historiografia. Para isso, recorre-se tanto às prescrições relativas à cor local no contexto francês quanto aos textos da Revista do IHGB e de Varnhagen. Sugere-se, como hipótese, que a cor local é parte do vínculo que se estabelece entre tempo e espaço neste momento, além de possibilitar, devido à sua origem pictural, a criação de uma imagem da nação.Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-101X2015000200491Topoi (Rio de Janeiro) v.16 n.31 2015reponame:Topoi (Rio de Janeiro. Online)instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/2237-101X016031006info:eu-repo/semantics/openAccessCardoso,Eduardo Wrightpor2016-02-04T00:00:00Zoai:scielo:S2237-101X2015000200491Revistahttp://www.revistatopoi.org/topoi.htmPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptopoi@historia.ufrj.br2237-101X2237-101Xopendoar:2016-02-04T00:00Topoi (Rio de Janeiro. Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma nação para ser vista: desvelando o tempo e o espaço nacionais por meio da cor local na historiografia oitocentista |
title |
Uma nação para ser vista: desvelando o tempo e o espaço nacionais por meio da cor local na historiografia oitocentista |
spellingShingle |
Uma nação para ser vista: desvelando o tempo e o espaço nacionais por meio da cor local na historiografia oitocentista Cardoso,Eduardo Wright Cor local escrita da história historiografia brasileira Francisco Adolfo de Varnhagen literatura. |
title_short |
Uma nação para ser vista: desvelando o tempo e o espaço nacionais por meio da cor local na historiografia oitocentista |
title_full |
Uma nação para ser vista: desvelando o tempo e o espaço nacionais por meio da cor local na historiografia oitocentista |
title_fullStr |
Uma nação para ser vista: desvelando o tempo e o espaço nacionais por meio da cor local na historiografia oitocentista |
title_full_unstemmed |
Uma nação para ser vista: desvelando o tempo e o espaço nacionais por meio da cor local na historiografia oitocentista |
title_sort |
Uma nação para ser vista: desvelando o tempo e o espaço nacionais por meio da cor local na historiografia oitocentista |
author |
Cardoso,Eduardo Wright |
author_facet |
Cardoso,Eduardo Wright |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso,Eduardo Wright |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cor local escrita da história historiografia brasileira Francisco Adolfo de Varnhagen literatura. |
topic |
Cor local escrita da história historiografia brasileira Francisco Adolfo de Varnhagen literatura. |
description |
RESUMO Se durante o século XIX a escrita da história adquire contornos mais precisos, é importante reconhecer o papel da cor local neste processo. O dispositivo assegura, por um lado, o caráter nacional das produções intelectuais e, por outro, oferece meios de legitimação e fidelidade para as narrativas do período. O escopo deste artigo é, pois, não somente reafirmar a associação entre a cor local e a nação, mas sugerir possibilidades de apreensão do dispositivo e, sobretudo, discorrer sobre as implicações e efeitos de seu emprego na elaboração da historiografia. Para isso, recorre-se tanto às prescrições relativas à cor local no contexto francês quanto aos textos da Revista do IHGB e de Varnhagen. Sugere-se, como hipótese, que a cor local é parte do vínculo que se estabelece entre tempo e espaço neste momento, além de possibilitar, devido à sua origem pictural, a criação de uma imagem da nação. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-101X2015000200491 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-101X2015000200491 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2237-101X016031006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Topoi (Rio de Janeiro) v.16 n.31 2015 reponame:Topoi (Rio de Janeiro. Online) instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Topoi (Rio de Janeiro. Online) |
collection |
Topoi (Rio de Janeiro. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Topoi (Rio de Janeiro. Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
topoi@historia.ufrj.br |
_version_ |
1754734775315202048 |