O fim das fraternidades raciais latino-americanas no imaginário afro-americano: a viagem de George Schuyler pela América Latina (1948)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco,Flavio Thales Ribeiro
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Topoi (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-101X2020000300657
Resumo: RESUMO O objetivo deste artigo é o de analisar o relato de viagem do intelectual afro-americano George Schuyler pela América Latina em 1948. A sua intenção era a de retratar a presença e as experiências dos negros nas forças armadas dos países latino-americanos, comparando-as com a situação dos negros nas forças armadas estadunidenses. Naquele mesmo ano, o presidente Harry Truman havia assinado uma ordem executiva para iniciar o processo de desagregação das forças armadas, tentando assegurar o voto dos negros em uma eleição disputada com outros dois candidatos. O jornal Pittsburgh Courier, no qual atuava George Schuyler, interessado em promover o debate sobre a inclusão de negros nas forças armadas, financiou a sua viagem pela América Latina. Schuyler acreditava na ideia, compartilhada entre várias lideranças negras, de que as sociedades latino-americanas, apesar da pobreza material, eram muito mais inclusivas que a estadunidense, possibilitando a mobilidade social das populações negras pelo continente, principalmente no Brasil. Entretanto, ao testemunhar a realidade dos negros latino-americanos, o intelectual fez um retrato distinto das representações difundidas entre os afro-americanos, apontando para a coexistência entre miscigenação e preconceito racial, um fenômeno considerado contraditório para estudiosos das relações raciais naquele momento.
id UFRJ-19_d91d5ffb9588b1a17f9e000fc2f11d7d
oai_identifier_str oai:scielo:S2237-101X2020000300657
network_acronym_str UFRJ-19
network_name_str Topoi (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling O fim das fraternidades raciais latino-americanas no imaginário afro-americano: a viagem de George Schuyler pela América Latina (1948)racismoimprensa negrarelatos de viagemdemocracia racialRESUMO O objetivo deste artigo é o de analisar o relato de viagem do intelectual afro-americano George Schuyler pela América Latina em 1948. A sua intenção era a de retratar a presença e as experiências dos negros nas forças armadas dos países latino-americanos, comparando-as com a situação dos negros nas forças armadas estadunidenses. Naquele mesmo ano, o presidente Harry Truman havia assinado uma ordem executiva para iniciar o processo de desagregação das forças armadas, tentando assegurar o voto dos negros em uma eleição disputada com outros dois candidatos. O jornal Pittsburgh Courier, no qual atuava George Schuyler, interessado em promover o debate sobre a inclusão de negros nas forças armadas, financiou a sua viagem pela América Latina. Schuyler acreditava na ideia, compartilhada entre várias lideranças negras, de que as sociedades latino-americanas, apesar da pobreza material, eram muito mais inclusivas que a estadunidense, possibilitando a mobilidade social das populações negras pelo continente, principalmente no Brasil. Entretanto, ao testemunhar a realidade dos negros latino-americanos, o intelectual fez um retrato distinto das representações difundidas entre os afro-americanos, apontando para a coexistência entre miscigenação e preconceito racial, um fenômeno considerado contraditório para estudiosos das relações raciais naquele momento.Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro2020-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-101X2020000300657Topoi (Rio de Janeiro) v.21 n.45 2020reponame:Topoi (Rio de Janeiro. Online)instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/2237-101x02104506info:eu-repo/semantics/openAccessFrancisco,Flavio Thales Ribeiropor2020-11-17T00:00:00Zoai:scielo:S2237-101X2020000300657Revistahttp://www.revistatopoi.org/topoi.htmPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptopoi@historia.ufrj.br2237-101X2237-101Xopendoar:2020-11-17T00:00Topoi (Rio de Janeiro. Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O fim das fraternidades raciais latino-americanas no imaginário afro-americano: a viagem de George Schuyler pela América Latina (1948)
title O fim das fraternidades raciais latino-americanas no imaginário afro-americano: a viagem de George Schuyler pela América Latina (1948)
spellingShingle O fim das fraternidades raciais latino-americanas no imaginário afro-americano: a viagem de George Schuyler pela América Latina (1948)
Francisco,Flavio Thales Ribeiro
racismo
imprensa negra
relatos de viagem
democracia racial
title_short O fim das fraternidades raciais latino-americanas no imaginário afro-americano: a viagem de George Schuyler pela América Latina (1948)
title_full O fim das fraternidades raciais latino-americanas no imaginário afro-americano: a viagem de George Schuyler pela América Latina (1948)
title_fullStr O fim das fraternidades raciais latino-americanas no imaginário afro-americano: a viagem de George Schuyler pela América Latina (1948)
title_full_unstemmed O fim das fraternidades raciais latino-americanas no imaginário afro-americano: a viagem de George Schuyler pela América Latina (1948)
title_sort O fim das fraternidades raciais latino-americanas no imaginário afro-americano: a viagem de George Schuyler pela América Latina (1948)
author Francisco,Flavio Thales Ribeiro
author_facet Francisco,Flavio Thales Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco,Flavio Thales Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv racismo
imprensa negra
relatos de viagem
democracia racial
topic racismo
imprensa negra
relatos de viagem
democracia racial
description RESUMO O objetivo deste artigo é o de analisar o relato de viagem do intelectual afro-americano George Schuyler pela América Latina em 1948. A sua intenção era a de retratar a presença e as experiências dos negros nas forças armadas dos países latino-americanos, comparando-as com a situação dos negros nas forças armadas estadunidenses. Naquele mesmo ano, o presidente Harry Truman havia assinado uma ordem executiva para iniciar o processo de desagregação das forças armadas, tentando assegurar o voto dos negros em uma eleição disputada com outros dois candidatos. O jornal Pittsburgh Courier, no qual atuava George Schuyler, interessado em promover o debate sobre a inclusão de negros nas forças armadas, financiou a sua viagem pela América Latina. Schuyler acreditava na ideia, compartilhada entre várias lideranças negras, de que as sociedades latino-americanas, apesar da pobreza material, eram muito mais inclusivas que a estadunidense, possibilitando a mobilidade social das populações negras pelo continente, principalmente no Brasil. Entretanto, ao testemunhar a realidade dos negros latino-americanos, o intelectual fez um retrato distinto das representações difundidas entre os afro-americanos, apontando para a coexistência entre miscigenação e preconceito racial, um fenômeno considerado contraditório para estudiosos das relações raciais naquele momento.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-101X2020000300657
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-101X2020000300657
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2237-101x02104506
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Topoi (Rio de Janeiro) v.21 n.45 2020
reponame:Topoi (Rio de Janeiro. Online)
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Topoi (Rio de Janeiro. Online)
collection Topoi (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Topoi (Rio de Janeiro. Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv topoi@historia.ufrj.br
_version_ 1754734775976853504