As lindas toilletes de Aymond: performance de gênero como trabalho (1920-1950)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Topoi (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-101X2021000200474 |
Resumo: | RESUMO O presente artigo apresenta esforço no sentido de promover diálogo entre os campos da história social do trabalho e dos estudos de gênero através da trajetória profissional do artista transformista Norberto Aymonino e de sua personagem Aymond. O artista argentino, que se apresentou nos palcos brasileiros entre 1920 e 1955, tinha talento reconhecido e ostentava beleza e luxuosidade. Ao mesmo tempo que ele firmava contratos com importantes empresas do ramo das diversões, não lograva reconhecimento como grandes artistas, nem os mesmos valores de cachês pagos a outros artistas de variedades. Procuramos analisar como tal diferença profissional entre os artistas transformistas e demais intérpretes foi produzida e vivenciada a partir da experiência de Aymond. |
id |
UFRJ-19_ea5557f51969b4ec02c6f4f6a09ca8be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2237-101X2021000200474 |
network_acronym_str |
UFRJ-19 |
network_name_str |
Topoi (Rio de Janeiro. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
As lindas toilletes de Aymond: performance de gênero como trabalho (1920-1950)artista transformistagênerotrabalhoRESUMO O presente artigo apresenta esforço no sentido de promover diálogo entre os campos da história social do trabalho e dos estudos de gênero através da trajetória profissional do artista transformista Norberto Aymonino e de sua personagem Aymond. O artista argentino, que se apresentou nos palcos brasileiros entre 1920 e 1955, tinha talento reconhecido e ostentava beleza e luxuosidade. Ao mesmo tempo que ele firmava contratos com importantes empresas do ramo das diversões, não lograva reconhecimento como grandes artistas, nem os mesmos valores de cachês pagos a outros artistas de variedades. Procuramos analisar como tal diferença profissional entre os artistas transformistas e demais intérpretes foi produzida e vivenciada a partir da experiência de Aymond.Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro2021-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-101X2021000200474Topoi (Rio de Janeiro) v.22 n.47 2021reponame:Topoi (Rio de Janeiro. Online)instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/2237-101x02204709info:eu-repo/semantics/openAccessVeras,Flavia Ribeiropor2021-08-04T00:00:00Zoai:scielo:S2237-101X2021000200474Revistahttp://www.revistatopoi.org/topoi.htmPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptopoi@historia.ufrj.br2237-101X2237-101Xopendoar:2021-08-04T00:00Topoi (Rio de Janeiro. Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As lindas toilletes de Aymond: performance de gênero como trabalho (1920-1950) |
title |
As lindas toilletes de Aymond: performance de gênero como trabalho (1920-1950) |
spellingShingle |
As lindas toilletes de Aymond: performance de gênero como trabalho (1920-1950) Veras,Flavia Ribeiro artista transformista gênero trabalho |
title_short |
As lindas toilletes de Aymond: performance de gênero como trabalho (1920-1950) |
title_full |
As lindas toilletes de Aymond: performance de gênero como trabalho (1920-1950) |
title_fullStr |
As lindas toilletes de Aymond: performance de gênero como trabalho (1920-1950) |
title_full_unstemmed |
As lindas toilletes de Aymond: performance de gênero como trabalho (1920-1950) |
title_sort |
As lindas toilletes de Aymond: performance de gênero como trabalho (1920-1950) |
author |
Veras,Flavia Ribeiro |
author_facet |
Veras,Flavia Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veras,Flavia Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
artista transformista gênero trabalho |
topic |
artista transformista gênero trabalho |
description |
RESUMO O presente artigo apresenta esforço no sentido de promover diálogo entre os campos da história social do trabalho e dos estudos de gênero através da trajetória profissional do artista transformista Norberto Aymonino e de sua personagem Aymond. O artista argentino, que se apresentou nos palcos brasileiros entre 1920 e 1955, tinha talento reconhecido e ostentava beleza e luxuosidade. Ao mesmo tempo que ele firmava contratos com importantes empresas do ramo das diversões, não lograva reconhecimento como grandes artistas, nem os mesmos valores de cachês pagos a outros artistas de variedades. Procuramos analisar como tal diferença profissional entre os artistas transformistas e demais intérpretes foi produzida e vivenciada a partir da experiência de Aymond. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-101X2021000200474 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-101X2021000200474 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2237-101x02204709 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Topoi (Rio de Janeiro) v.22 n.47 2021 reponame:Topoi (Rio de Janeiro. Online) instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Topoi (Rio de Janeiro. Online) |
collection |
Topoi (Rio de Janeiro. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Topoi (Rio de Janeiro. Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
topoi@historia.ufrj.br |
_version_ |
1754734776016699392 |