Jovens nem nem brasileiros/as: entre desconhecimento das experiências, espetacularização e intervenções
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Desidades |
Texto Completo: | https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/28068 |
Resumo: | A preocupação com a continuidade do social e os modos ideais de integração dos/as jovens nasociedade, principalmente os/as de origem popular, torna os jovens nem nem um campo propíciode intervenções por diferentes atores da sociedade. Os incômodos com a inatividade dos/asjovens pobres estão presentes ao longo da história da juventude brasileira e, na atualidade,é sob o nome de jovens nem nem que determinadas parcelas da juventude têm ganhadogrande destaque na mídia, nos projetos sociais e nas políticas p’blicas. Analisamos como aconstrução do lugar de problema social para os/as jovens chamados/as nem nem é sustentadapor um desconhecimento das experiências dos/as jovens pobres, uma espetacularização dofenômeno e pela constituição de um conjunto de práticas para solucioná-lo. Reletimos comoessas nomeações reatualizam a noção de jovens perigosos/as do passado e constroem práticassociais paradoxais.Palavras-chave: jovem nem nem, jovem pobre, mídia, intervenção, experiência. |
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Jovens nem nem brasileiros/as: entre desconhecimento das experiências, espetacularização e intervençõesA preocupação com a continuidade do social e os modos ideais de integração dos/as jovens nasociedade, principalmente os/as de origem popular, torna os jovens nem nem um campo propíciode intervenções por diferentes atores da sociedade. Os incômodos com a inatividade dos/asjovens pobres estão presentes ao longo da história da juventude brasileira e, na atualidade,é sob o nome de jovens nem nem que determinadas parcelas da juventude têm ganhadogrande destaque na mídia, nos projetos sociais e nas políticas p’blicas. Analisamos como aconstrução do lugar de problema social para os/as jovens chamados/as nem nem é sustentadapor um desconhecimento das experiências dos/as jovens pobres, uma espetacularização dofenômeno e pela constituição de um conjunto de práticas para solucioná-lo. Reletimos comoessas nomeações reatualizam a noção de jovens perigosos/as do passado e constroem práticassociais paradoxais.Palavras-chave: jovem nem nem, jovem pobre, mídia, intervenção, experiência.Universidade Federal do Rio de Janeiro2019-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/2806810.54948/desidades.v0i23.28068DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude; n. 23 (2019): Abril/Abril - Junho/Junio; 10-23DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud; Núm. 23 (2019): Abril/Abril - Junho/Junio; 10-232318-928210.54948/desidades.v0i23reponame:Desidadesinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/28068/1532810.54948/desidades.v0i23.28068.g15328Copyright (c) 2019 DESIDADES - Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventudeinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva Junior, Paulo RobertoMayorga, Claudia2023-10-06T17:29:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/28068Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/PUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/oairevistadesidades@gmail.com||2318-92822318-9282opendoar:2023-10-06T17:29:57Desidades - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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