Produção sobre adolescência/ juventude na pós-graduação da Psicologia no Brasil
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Data de Publicação: | 2017 |
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Título da fonte: | Desidades |
Texto Completo: | https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/9576 |
Resumo: | Pela importância dos estudos sobre adolescência/juventude na Psicologia, desenvolvemos umapesquisa cujo objetivo era analisar e sistematizar o uso das categorias adolescência e juventudena produção discente da Pós-Graduação stricto sensu em Psicologia, entre os anos de 2006-2011, e as temáticas recorrentes. Ela consistiu em um estado da arte sobre essa produção. Este tipo de estudo possibilita a sistematização de um determinado campo de conhecimento a partir de um recorte temporal fixado. Partindo de um roteiro de leitura, selecionamos 483 trabalhos que tinham adolescentes/jovens como sujeitos ou foco do estudo e os agrupamos, por frequência simples, em dezenove categorias temáticas. Os temas com maior número de trabalhos foram Violência e Família. Observamos uma repetição nas pesquisas, o que, além de um diálogo, impede, ou ao menos dificulta, um adensamento teórico relativo à temática na Psicologia.Palavras-chave: estado da arte, adolescência, juventude, psicologia. |
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Produção sobre adolescência/ juventude na pós-graduação da Psicologia no BrasilPela importância dos estudos sobre adolescência/juventude na Psicologia, desenvolvemos umapesquisa cujo objetivo era analisar e sistematizar o uso das categorias adolescência e juventudena produção discente da Pós-Graduação stricto sensu em Psicologia, entre os anos de 2006-2011, e as temáticas recorrentes. Ela consistiu em um estado da arte sobre essa produção. Este tipo de estudo possibilita a sistematização de um determinado campo de conhecimento a partir de um recorte temporal fixado. Partindo de um roteiro de leitura, selecionamos 483 trabalhos que tinham adolescentes/jovens como sujeitos ou foco do estudo e os agrupamos, por frequência simples, em dezenove categorias temáticas. Os temas com maior número de trabalhos foram Violência e Família. Observamos uma repetição nas pesquisas, o que, além de um diálogo, impede, ou ao menos dificulta, um adensamento teórico relativo à temática na Psicologia.Palavras-chave: estado da arte, adolescência, juventude, psicologia.DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e JuventudeDESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y JuventudStengel, MárciaDayrell, Juarez T.2017-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/9576DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude; n. 14 (2017): Janeiro/Enero - Março/MarzoDESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud; n. 14 (2017): Janeiro/Enero - Março/Marzo2318-9282reponame:Desidadesinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/9576/7484/*ref*/Sposito, M. P. (Org.). O Estado da Arte sobre juventude na pós-graduação brasileira: Educação, Ciências Sociais e Serviço Social (1999-2006). Belo Horizonte: ARGVMENTVM, 2009./*ref*/Sposito, M. P. (Org.). Juventude e Escolarização (1980-1998). Brasília-DF, MEC/Inep/Comped, 2002.Direitos autorais 2017 DESIDADES - Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventudehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-11T17:50:31ZRevistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/PUB |
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