Comuna da Terra D. Tomás Balduíno: aproximações a partir de palavras e imagens criadas por crianças assentadas
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Data de Publicação: | 2019 |
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Texto Completo: | https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/23492 |
Resumo: | Este artigo apresenta relexões que buscam, de modo amplo, aproximações com o cotidianoinfantil no assentamento Comuna da Terra Dom Tomás Balduíno e, de forma mais estrita,conhecer alguns aspectos das lutas e suas conquistas pelas e com as crianças. O métodocompreendeu a busca de indícios nas imagens fotográicas criadas por crianças em contexto depesquisa, airmando-as como fontes documentais e agentes. Visamos a adotar o ponto de vistadas crianças, porém, esse se encontra junto a informações dadas e consideradas pelos adultos.As imagens se ofereceram como orientadoras das relexões, bem como as conversas com acriançada durante a feitura das câmeras, captação de imagens e caminhadas. As imagens debrinquedos e paisagens comuns registradas pelas crianças se contrapõem à narrativa imagéticaadulta que, frequentemente, desfoca os movimentos sociais, sobretudo, de luta por terra emoradia, deixando descoberta a presença de seu caráter lúdico ou poético, somado à práticapolítica, excluindo sensibilidade estética não apenas das crianças, mas também de homens emulheres assentados.Palavras-chave: infância, movimentos sociais, fotograia, MST, crianças. |
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Comuna da Terra D. Tomás Balduíno: aproximações a partir de palavras e imagens criadas por crianças assentadasEste artigo apresenta relexões que buscam, de modo amplo, aproximações com o cotidianoinfantil no assentamento Comuna da Terra Dom Tomás Balduíno e, de forma mais estrita,conhecer alguns aspectos das lutas e suas conquistas pelas e com as crianças. O métodocompreendeu a busca de indícios nas imagens fotográicas criadas por crianças em contexto depesquisa, airmando-as como fontes documentais e agentes. Visamos a adotar o ponto de vistadas crianças, porém, esse se encontra junto a informações dadas e consideradas pelos adultos.As imagens se ofereceram como orientadoras das relexões, bem como as conversas com acriançada durante a feitura das câmeras, captação de imagens e caminhadas. As imagens debrinquedos e paisagens comuns registradas pelas crianças se contrapõem à narrativa imagéticaadulta que, frequentemente, desfoca os movimentos sociais, sobretudo, de luta por terra emoradia, deixando descoberta a presença de seu caráter lúdico ou poético, somado à práticapolítica, excluindo sensibilidade estética não apenas das crianças, mas também de homens emulheres assentados.Palavras-chave: infância, movimentos sociais, fotograia, MST, crianças.DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e JuventudeDESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y JuventudGobbi, MarciaLeite, Maria Cristina StelloFrança, Paula2019-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/23492DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude; n. 21 (2018): Outubro/Octubre - Dezembro/DiciembreDESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud; n. 21 (2018): Outubro/Octubre - Dezembro/Diciembre2318-9282reponame:Desidadesinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/23492/13102/*ref*/ACHILLE, M. 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