Escuta e diálogo: crianças e jovens na formação de minipúblicos potentes para a construção de políticas inclusivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Conceição Firmina Seixas
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Azevedo, Giselle Arteiro Nielsen, Bezerra, Heloisa Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Desidades
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/46034
Resumo: Neste artigo analisamos, em uma perspectiva interdisciplinar, aspectos teóricos dos conceitos de representação, participação e deliberação, objetivando por em questionamento a participação em arenas que viabilizem atos de fala e de escuta, atos de troca, tais como os minipúblicos. No caso, elegemos como exemplar as iniciativas voltadas para crianças e jovens, por tratar-se de um público cuja voz é notadamente silenciada quando o assunto envolve política e as decisões políticas que vão ter impacto na vida cotidiana, como os espaços escolares e os equipamentos culturais. Para ilustrar a análise, apresentamos uma experiência fomentada pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, que objetiva abrir espaço de fala, escuta e troca para crianças, com vistas a obter subsídios para a implantação de ações e políticas públicas relacionadas com às necessidades locais redução de vulnerabilidades em territórios periféricos. 
id UFRJ-20_8869e6738ffc3161ecb8d161343bf9d0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/46034
network_acronym_str UFRJ-20
network_name_str Desidades
repository_id_str
spelling Escuta e diálogo: crianças e jovens na formação de minipúblicos potentes para a construção de políticas inclusivascrianças e jovensminipúblicosdeliberação públicaparticipação políticaNeste artigo analisamos, em uma perspectiva interdisciplinar, aspectos teóricos dos conceitos de representação, participação e deliberação, objetivando por em questionamento a participação em arenas que viabilizem atos de fala e de escuta, atos de troca, tais como os minipúblicos. No caso, elegemos como exemplar as iniciativas voltadas para crianças e jovens, por tratar-se de um público cuja voz é notadamente silenciada quando o assunto envolve política e as decisões políticas que vão ter impacto na vida cotidiana, como os espaços escolares e os equipamentos culturais. Para ilustrar a análise, apresentamos uma experiência fomentada pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, que objetiva abrir espaço de fala, escuta e troca para crianças, com vistas a obter subsídios para a implantação de ações e políticas públicas relacionadas com às necessidades locais redução de vulnerabilidades em territórios periféricos. Universidade Federal do Rio de Janeiro2022-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/4603410.54948/desidades.v0i31.46034DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude; n. 31 (2021): Setembro/Septiembre - Dezembro/Deciembre; 21-37DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud; Núm. 31 (2021): Setembro/Septiembre - Dezembro/Deciembre; 21-372318-928210.54948/desidades.v0i31reponame:Desidadesinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/46034/2714610.54948/desidades.v0i31.46034.g27146Copyright (c) 2022 DESIDADES - Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventudeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Conceição Firmina SeixasAzevedo, Giselle Arteiro NielsenBezerra, Heloisa Dias2023-10-30T18:50:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/46034Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/PUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/oairevistadesidades@gmail.com||2318-92822318-9282opendoar:2023-10-30T18:50:32Desidades - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Escuta e diálogo: crianças e jovens na formação de minipúblicos potentes para a construção de políticas inclusivas
title Escuta e diálogo: crianças e jovens na formação de minipúblicos potentes para a construção de políticas inclusivas
spellingShingle Escuta e diálogo: crianças e jovens na formação de minipúblicos potentes para a construção de políticas inclusivas
Silva, Conceição Firmina Seixas
crianças e jovens
minipúblicos
deliberação pública
participação política
title_short Escuta e diálogo: crianças e jovens na formação de minipúblicos potentes para a construção de políticas inclusivas
title_full Escuta e diálogo: crianças e jovens na formação de minipúblicos potentes para a construção de políticas inclusivas
title_fullStr Escuta e diálogo: crianças e jovens na formação de minipúblicos potentes para a construção de políticas inclusivas
title_full_unstemmed Escuta e diálogo: crianças e jovens na formação de minipúblicos potentes para a construção de políticas inclusivas
title_sort Escuta e diálogo: crianças e jovens na formação de minipúblicos potentes para a construção de políticas inclusivas
author Silva, Conceição Firmina Seixas
author_facet Silva, Conceição Firmina Seixas
Azevedo, Giselle Arteiro Nielsen
Bezerra, Heloisa Dias
author_role author
author2 Azevedo, Giselle Arteiro Nielsen
Bezerra, Heloisa Dias
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Conceição Firmina Seixas
Azevedo, Giselle Arteiro Nielsen
Bezerra, Heloisa Dias
dc.subject.por.fl_str_mv crianças e jovens
minipúblicos
deliberação pública
participação política
topic crianças e jovens
minipúblicos
deliberação pública
participação política
description Neste artigo analisamos, em uma perspectiva interdisciplinar, aspectos teóricos dos conceitos de representação, participação e deliberação, objetivando por em questionamento a participação em arenas que viabilizem atos de fala e de escuta, atos de troca, tais como os minipúblicos. No caso, elegemos como exemplar as iniciativas voltadas para crianças e jovens, por tratar-se de um público cuja voz é notadamente silenciada quando o assunto envolve política e as decisões políticas que vão ter impacto na vida cotidiana, como os espaços escolares e os equipamentos culturais. Para ilustrar a análise, apresentamos uma experiência fomentada pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, que objetiva abrir espaço de fala, escuta e troca para crianças, com vistas a obter subsídios para a implantação de ações e políticas públicas relacionadas com às necessidades locais redução de vulnerabilidades em territórios periféricos. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/46034
10.54948/desidades.v0i31.46034
url https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/46034
identifier_str_mv 10.54948/desidades.v0i31.46034
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/46034/27146
10.54948/desidades.v0i31.46034.g27146
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 DESIDADES - Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventude
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 DESIDADES - Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventude
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude; n. 31 (2021): Setembro/Septiembre - Dezembro/Deciembre; 21-37
DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud; Núm. 31 (2021): Setembro/Septiembre - Dezembro/Deciembre; 21-37
2318-9282
10.54948/desidades.v0i31
reponame:Desidades
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Desidades
collection Desidades
repository.name.fl_str_mv Desidades - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv revistadesidades@gmail.com||
_version_ 1797067693269975041