O audiovisual como ferramenta de empoderamento na pesquisa com jovens Estudos de caso: projetos HEBE e ActiFem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Desidades |
Texto Completo: | https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/37629 |
Resumo: | A presente comunicação expõe dois projetos de pesquisa, (ebe e Actidem, nos quais a metodologia participativa foi aplicada e, especiicamente, o audiovisual como ferramenta de empoderamento no trabalho com jovens. A aplicação da pedagogia audiovisual signiicou, em ambos os casos, uma breve formação técnica com o objetivo de ajudar os e as participantes a descobrir diferentes formas expressivas e questionar de que forma é possível gerar narrativas audiovisuais mais próximas da nossa maneira única de ver o mundo. Nos dois projetos, o audiovisual é apresentado como uma ferramenta empoderadora, tanto no nível individual, quanto possibilitando a autorrelexão, o pensamento crítico e a expressão de seu próprio crescimento pessoal, bem como na construção da identidade coletiva e de uma cidadania mais crítica, comprometida e participativa. |
id |
UFRJ-20_93ef18a7ec1b15aa93f8c46081b589bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.revistas.ufrj.br:article/37629 |
network_acronym_str |
UFRJ-20 |
network_name_str |
Desidades |
repository_id_str |
|
spelling |
O audiovisual como ferramenta de empoderamento na pesquisa com jovens Estudos de caso: projetos HEBE e ActiFemA presente comunicação expõe dois projetos de pesquisa, (ebe e Actidem, nos quais a metodologia participativa foi aplicada e, especiicamente, o audiovisual como ferramenta de empoderamento no trabalho com jovens. A aplicação da pedagogia audiovisual signiicou, em ambos os casos, uma breve formação técnica com o objetivo de ajudar os e as participantes a descobrir diferentes formas expressivas e questionar de que forma é possível gerar narrativas audiovisuais mais próximas da nossa maneira única de ver o mundo. Nos dois projetos, o audiovisual é apresentado como uma ferramenta empoderadora, tanto no nível individual, quanto possibilitando a autorrelexão, o pensamento crítico e a expressão de seu próprio crescimento pessoal, bem como na construção da identidade coletiva e de uma cidadania mais crítica, comprometida e participativa.DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e JuventudeDESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y JuventudJiménez-Morales, ManelArciniega, MittzySantos, Ariadna2020-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/37629DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude; n. 27 (2020): Maio/Mayo - Agosto 2020DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud; n. 27 (2020): Maio/Mayo - Agosto 20202318-9282reponame:Desidadesinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/37629/20587/*ref*/ALBERICH, T. IAP, mapas y redes sociales: desde la investigación a la intervención social. Postularía, v. 8, n. 1, p. 131-151, 2008./*ref*/FERNÁNDEZ-PLANELLS, A.; MASANET, M. J.; FIGUERAS, M. TIC i joves: reflexions i reptes per al treball educatiu (Col·lecció Aportacions; 54) Barcelona: Generalitat de Catalunya, Departament de Treball, Afers Socials i Famílies, 2016./*ref*/FREIRE, P. Pedagogía del Oprimido. México: Siglo XXI, 1970./*ref*/FREIRE, P. La educación como práctica de la libertad. México: Siglo XXI, 1987./*ref*/JIMÉNEZ-MORALES, M.; SALVADÓ, A. Històries que deixen empremta (digital): el webdoc HEBE com a metodologia/eina de recerca sobre apoderament. Quaderns d’Educació Social, n. 20. p. 92-97, 2018./*ref*/JIMÉNEZ-MORALES, M.; SALVADÓ, A.; SOURDIS, C. Empoderamiento imaginado: la capacitación a través del relato fílmico y la expresión de las imágenes. In: SOLER, P.; BELLERA, J.; PLANAS, A. (Org.). Pedagogía Social, Juventud y Transformaciones Sociales. Girona: Universitat de Girona, 2016. p. 329-335./*ref*/LLENA-BERÑE, A. et al. Explorando momentos clave para el empoderamiento de jóvenes a partir de sus relatos. Pedagogía Social Revista Interuniversitaria, n. 30, p. 81-94, 2017./*ref*/LÉVY, P. Cibercultura. México: Anthropos, 2007./*ref*/OHMER, M.; OWENS, J. Using Photovoice to Empower Youth and Adults to Prevent Crime. Journal of Community Practice, v. 21, n. 4, p. 410-433, 2013./*ref*/PLANAS, A. et al. ¿Qué dimensiones conforman el empoderamiento juvenil? Una propuesta de indicadores. In: SOLER, P.; BELLERA, J.; PLANAS, A. (Org.). Pedagogía Social, Juventud y Transformaciones Sociales. Girona: Universitat de Girona, 2016. p. 311-318./*ref*/PRITZKER, S.; LACHAPELLE, A.; TATUM, J. “We need their help”: Encouraging and discouraging adolescent civic engagement through Photovoice. Children and Youth Services Review, v. 34, n. 11, p. 2247-2254, 2012./*ref*/RAPPAPORT, J. Terms of Empowerment/Exemplars of Prevention: Towards a Theory for Community Psychology. American Journal of Community Psychology, v. 15, n. 2, p. 121-148, 1987./*ref*/RAPPAPORT, J. In praise of paradox: A social policy of empowerment over prevention. American Journal of Community Psychology, v. 9, n. 1, p. 1-25, 1981./*ref*/RIVAS, I. Vida, experiencia y educación: la biografía como estrategia de conocimiento. In: SVERDLICK, I. et al. (Org.). La investigación educativa: una herramienta de conocimiento y de acción. Buenos Aires: Centro de publicaciones educativas y material didáctico, 2007. p. 111-144./*ref*/ROUCH, J. The Camera and Man. In: HOCKINGS, P. (Org.). Principles of visual anthropology. 1. ed. Berlin: Mouton de Gruyter, 1974. p. 79-99./*ref*/SALVADÓ, A.; JIMÉNEZ-MORALES, M.; SOURDIS, C. El género del documental interactivo como experiencia artística-creativa de empoderamiento juvenil: el caso del Webdoc HEBE. Pedagogia Social Revista Interuniversitaria, n. 30, p. 95-110, 2017./*ref*/SINGHAL, A. et al. Participatory photography as theory, method and praxis: analyzing an entertainment-education project in India. Critical Arts, v. 21, n. 1. p. 212-227, 2007./*ref*/SOLER, P. et al. La construcción de un modelo pedagógico del empoderamiento juvenil: espacios, momentos y procesos. Pedagogia Social Revista Interuniversitaria, n. 30, p. 19-34, 2017./*ref*/SUCARI, J. El documental social participativo: el protagonista como sujeto de la historia. Obra digital, n. 12, p. 69-85, 2017./*ref*/ÚCAR, X. et al. Exploring the conceptualization and research of empowerment in the field of youth. International Journal of Adolescence and Youth, v. 22, n. 4, p. 405-418, 2016./*ref*/WANG, C. Youth Participation in Photovoice as a Strategy for Community Change. Journal of Community Practice, v. 14, n. 1-2, p. 147-161, 2006./*ref*/WANG, C. Photovoice: A Participatory Action Research Strategy Applied to Women's Health. Journal of Women's Health, v. 8, n. 2, p. 185-192, 1999./*ref*/WANG, C. et al. Flint Photovoice: Community Building Among Youths, Adults, and Policymakers. American Journal of Public Health, v. 94, n. 6, p. 911-913, 2004./*ref*/ZIMMERMAN, M. “Empowerment theory”. In: RAPPAPORT, J.; SEIDMAN, E. (Org.). Handbook of community psychology. New York: Kluwer Academic/Plenum Publishers, 2000.Direitos autorais 2020 DESIDADES - Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventudehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-26T18:44:21Zoai:www.revistas.ufrj.br:article/37629Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/PUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/oairevistadesidades@gmail.com||2318-92822318-9282opendoar:2023-01-12T14:08:01.430750Desidades - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O audiovisual como ferramenta de empoderamento na pesquisa com jovens Estudos de caso: projetos HEBE e ActiFem |
title |
O audiovisual como ferramenta de empoderamento na pesquisa com jovens Estudos de caso: projetos HEBE e ActiFem |
spellingShingle |
O audiovisual como ferramenta de empoderamento na pesquisa com jovens Estudos de caso: projetos HEBE e ActiFem Jiménez-Morales, Manel |
title_short |
O audiovisual como ferramenta de empoderamento na pesquisa com jovens Estudos de caso: projetos HEBE e ActiFem |
title_full |
O audiovisual como ferramenta de empoderamento na pesquisa com jovens Estudos de caso: projetos HEBE e ActiFem |
title_fullStr |
O audiovisual como ferramenta de empoderamento na pesquisa com jovens Estudos de caso: projetos HEBE e ActiFem |
title_full_unstemmed |
O audiovisual como ferramenta de empoderamento na pesquisa com jovens Estudos de caso: projetos HEBE e ActiFem |
title_sort |
O audiovisual como ferramenta de empoderamento na pesquisa com jovens Estudos de caso: projetos HEBE e ActiFem |
author |
Jiménez-Morales, Manel |
author_facet |
Jiménez-Morales, Manel Arciniega, Mittzy Santos, Ariadna |
author_role |
author |
author2 |
Arciniega, Mittzy Santos, Ariadna |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jiménez-Morales, Manel Arciniega, Mittzy Santos, Ariadna |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
A presente comunicação expõe dois projetos de pesquisa, (ebe e Actidem, nos quais a metodologia participativa foi aplicada e, especiicamente, o audiovisual como ferramenta de empoderamento no trabalho com jovens. A aplicação da pedagogia audiovisual signiicou, em ambos os casos, uma breve formação técnica com o objetivo de ajudar os e as participantes a descobrir diferentes formas expressivas e questionar de que forma é possível gerar narrativas audiovisuais mais próximas da nossa maneira única de ver o mundo. Nos dois projetos, o audiovisual é apresentado como uma ferramenta empoderadora, tanto no nível individual, quanto possibilitando a autorrelexão, o pensamento crítico e a expressão de seu próprio crescimento pessoal, bem como na construção da identidade coletiva e de uma cidadania mais crítica, comprometida e participativa. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-26 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/37629 |
url |
https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/37629 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/37629/20587 /*ref*/ALBERICH, T. IAP, mapas y redes sociales: desde la investigación a la intervención social. Postularía, v. 8, n. 1, p. 131-151, 2008. /*ref*/FERNÁNDEZ-PLANELLS, A.; MASANET, M. J.; FIGUERAS, M. TIC i joves: reflexions i reptes per al treball educatiu (Col·lecció Aportacions; 54) Barcelona: Generalitat de Catalunya, Departament de Treball, Afers Socials i Famílies, 2016. /*ref*/FREIRE, P. Pedagogía del Oprimido. México: Siglo XXI, 1970. /*ref*/FREIRE, P. La educación como práctica de la libertad. México: Siglo XXI, 1987. /*ref*/JIMÉNEZ-MORALES, M.; SALVADÓ, A. Històries que deixen empremta (digital): el webdoc HEBE com a metodologia/eina de recerca sobre apoderament. Quaderns d’Educació Social, n. 20. p. 92-97, 2018. /*ref*/JIMÉNEZ-MORALES, M.; SALVADÓ, A.; SOURDIS, C. Empoderamiento imaginado: la capacitación a través del relato fílmico y la expresión de las imágenes. In: SOLER, P.; BELLERA, J.; PLANAS, A. (Org.). Pedagogía Social, Juventud y Transformaciones Sociales. Girona: Universitat de Girona, 2016. p. 329-335. /*ref*/LLENA-BERÑE, A. et al. Explorando momentos clave para el empoderamiento de jóvenes a partir de sus relatos. Pedagogía Social Revista Interuniversitaria, n. 30, p. 81-94, 2017. /*ref*/LÉVY, P. Cibercultura. México: Anthropos, 2007. /*ref*/OHMER, M.; OWENS, J. Using Photovoice to Empower Youth and Adults to Prevent Crime. Journal of Community Practice, v. 21, n. 4, p. 410-433, 2013. /*ref*/PLANAS, A. et al. ¿Qué dimensiones conforman el empoderamiento juvenil? Una propuesta de indicadores. In: SOLER, P.; BELLERA, J.; PLANAS, A. (Org.). Pedagogía Social, Juventud y Transformaciones Sociales. Girona: Universitat de Girona, 2016. p. 311-318. /*ref*/PRITZKER, S.; LACHAPELLE, A.; TATUM, J. “We need their help”: Encouraging and discouraging adolescent civic engagement through Photovoice. Children and Youth Services Review, v. 34, n. 11, p. 2247-2254, 2012. /*ref*/RAPPAPORT, J. Terms of Empowerment/Exemplars of Prevention: Towards a Theory for Community Psychology. American Journal of Community Psychology, v. 15, n. 2, p. 121-148, 1987. /*ref*/RAPPAPORT, J. In praise of paradox: A social policy of empowerment over prevention. American Journal of Community Psychology, v. 9, n. 1, p. 1-25, 1981. /*ref*/RIVAS, I. Vida, experiencia y educación: la biografía como estrategia de conocimiento. In: SVERDLICK, I. et al. (Org.). La investigación educativa: una herramienta de conocimiento y de acción. Buenos Aires: Centro de publicaciones educativas y material didáctico, 2007. p. 111-144. /*ref*/ROUCH, J. The Camera and Man. In: HOCKINGS, P. (Org.). Principles of visual anthropology. 1. ed. Berlin: Mouton de Gruyter, 1974. p. 79-99. /*ref*/SALVADÓ, A.; JIMÉNEZ-MORALES, M.; SOURDIS, C. El género del documental interactivo como experiencia artística-creativa de empoderamiento juvenil: el caso del Webdoc HEBE. Pedagogia Social Revista Interuniversitaria, n. 30, p. 95-110, 2017. /*ref*/SINGHAL, A. et al. Participatory photography as theory, method and praxis: analyzing an entertainment-education project in India. Critical Arts, v. 21, n. 1. p. 212-227, 2007. /*ref*/SOLER, P. et al. La construcción de un modelo pedagógico del empoderamiento juvenil: espacios, momentos y procesos. Pedagogia Social Revista Interuniversitaria, n. 30, p. 19-34, 2017. /*ref*/SUCARI, J. El documental social participativo: el protagonista como sujeto de la historia. Obra digital, n. 12, p. 69-85, 2017. /*ref*/ÚCAR, X. et al. Exploring the conceptualization and research of empowerment in the field of youth. International Journal of Adolescence and Youth, v. 22, n. 4, p. 405-418, 2016. /*ref*/WANG, C. Youth Participation in Photovoice as a Strategy for Community Change. Journal of Community Practice, v. 14, n. 1-2, p. 147-161, 2006. /*ref*/WANG, C. Photovoice: A Participatory Action Research Strategy Applied to Women's Health. Journal of Women's Health, v. 8, n. 2, p. 185-192, 1999. /*ref*/WANG, C. et al. Flint Photovoice: Community Building Among Youths, Adults, and Policymakers. American Journal of Public Health, v. 94, n. 6, p. 911-913, 2004. /*ref*/ZIMMERMAN, M. “Empowerment theory”. In: RAPPAPORT, J.; SEIDMAN, E. (Org.). Handbook of community psychology. New York: Kluwer Academic/Plenum Publishers, 2000. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud |
publisher.none.fl_str_mv |
DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud |
dc.source.none.fl_str_mv |
DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude; n. 27 (2020): Maio/Mayo - Agosto 2020 DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud; n. 27 (2020): Maio/Mayo - Agosto 2020 2318-9282 reponame:Desidades instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Desidades |
collection |
Desidades |
repository.name.fl_str_mv |
Desidades - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadesidades@gmail.com|| |
_version_ |
1797067694749515776 |