Reflexões sobre promoção de saúde na escola: invenções e possibilidades de uma extensão universitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Castro Rodrigues, Maryana
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Moraes de Siqueira, Ingrid, Ramos Santana, Vitória, Caminha, Juliana, do Nascimento Pereira da Silva, Vivyan Karla
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Desidades
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/43839
Resumo: O processo de entrada no ensino superior no Brasil, conhecido como vestibular, é socialmente encarado como etapa essencial para a inserção dos jovens na vida adulta, sendo capaz de gerar grande impacto na saúde dos estudantes que se preparam para tal. O presente artigo discute a respeito de uma concepção de saúde e seu vínculo com a experiência educacional, abordando vivências de um Projeto de Extensão em Psicologia da Universidade Federal Fluminense, realizado em um colégio federal em Niterói-RJ com estudantes vestibulandos. A partir deste trabalho, buscou-se que os alunos se sentissem estimulados a pensar sobre o processo que vivenciavam, tomando a oficina e o grupo como dispositivos para a promoção de saúde na escola.  O percurso do projeto contribuiu para o entendimento de que o coletivo opera, de fato, transformações no singular, possibilitando a construção de estratégias de enfrentamento e a potencialização desses jovens diante do processo vivenciado.
id UFRJ-20_bb7bca109da4d2911d4e5352e71084b8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43839
network_acronym_str UFRJ-20
network_name_str Desidades
repository_id_str
spelling Reflexões sobre promoção de saúde na escola: invenções e possibilidades de uma extensão universitáriavestibularescolapromoção de saúde oficinaO processo de entrada no ensino superior no Brasil, conhecido como vestibular, é socialmente encarado como etapa essencial para a inserção dos jovens na vida adulta, sendo capaz de gerar grande impacto na saúde dos estudantes que se preparam para tal. O presente artigo discute a respeito de uma concepção de saúde e seu vínculo com a experiência educacional, abordando vivências de um Projeto de Extensão em Psicologia da Universidade Federal Fluminense, realizado em um colégio federal em Niterói-RJ com estudantes vestibulandos. A partir deste trabalho, buscou-se que os alunos se sentissem estimulados a pensar sobre o processo que vivenciavam, tomando a oficina e o grupo como dispositivos para a promoção de saúde na escola.  O percurso do projeto contribuiu para o entendimento de que o coletivo opera, de fato, transformações no singular, possibilitando a construção de estratégias de enfrentamento e a potencialização desses jovens diante do processo vivenciado.Universidade Federal do Rio de Janeiro2022-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/4383910.54948/desidades.v0i31.43839DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude; n. 31 (2021): Setembro/Septiembre - Dezembro/Deciembre; 207-220DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud; Núm. 31 (2021): Setembro/Septiembre - Dezembro/Deciembre; 207-2202318-928210.54948/desidades.v0i31reponame:Desidadesinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/43839/2720210.54948/desidades.v0i31.43839.g27202Copyright (c) 2022 DESIDADES - Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventudeinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Castro Rodrigues, MaryanaMoraes de Siqueira, IngridRamos Santana, VitóriaCaminha, Julianado Nascimento Pereira da Silva, Vivyan Karla2023-10-30T19:15:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43839Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/PUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/oairevistadesidades@gmail.com||2318-92822318-9282opendoar:2023-10-30T19:15:20Desidades - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre promoção de saúde na escola: invenções e possibilidades de uma extensão universitária
title Reflexões sobre promoção de saúde na escola: invenções e possibilidades de uma extensão universitária
spellingShingle Reflexões sobre promoção de saúde na escola: invenções e possibilidades de uma extensão universitária
de Castro Rodrigues, Maryana
vestibular
escola
promoção de saúde oficina
title_short Reflexões sobre promoção de saúde na escola: invenções e possibilidades de uma extensão universitária
title_full Reflexões sobre promoção de saúde na escola: invenções e possibilidades de uma extensão universitária
title_fullStr Reflexões sobre promoção de saúde na escola: invenções e possibilidades de uma extensão universitária
title_full_unstemmed Reflexões sobre promoção de saúde na escola: invenções e possibilidades de uma extensão universitária
title_sort Reflexões sobre promoção de saúde na escola: invenções e possibilidades de uma extensão universitária
author de Castro Rodrigues, Maryana
author_facet de Castro Rodrigues, Maryana
Moraes de Siqueira, Ingrid
Ramos Santana, Vitória
Caminha, Juliana
do Nascimento Pereira da Silva, Vivyan Karla
author_role author
author2 Moraes de Siqueira, Ingrid
Ramos Santana, Vitória
Caminha, Juliana
do Nascimento Pereira da Silva, Vivyan Karla
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Castro Rodrigues, Maryana
Moraes de Siqueira, Ingrid
Ramos Santana, Vitória
Caminha, Juliana
do Nascimento Pereira da Silva, Vivyan Karla
dc.subject.por.fl_str_mv vestibular
escola
promoção de saúde oficina
topic vestibular
escola
promoção de saúde oficina
description O processo de entrada no ensino superior no Brasil, conhecido como vestibular, é socialmente encarado como etapa essencial para a inserção dos jovens na vida adulta, sendo capaz de gerar grande impacto na saúde dos estudantes que se preparam para tal. O presente artigo discute a respeito de uma concepção de saúde e seu vínculo com a experiência educacional, abordando vivências de um Projeto de Extensão em Psicologia da Universidade Federal Fluminense, realizado em um colégio federal em Niterói-RJ com estudantes vestibulandos. A partir deste trabalho, buscou-se que os alunos se sentissem estimulados a pensar sobre o processo que vivenciavam, tomando a oficina e o grupo como dispositivos para a promoção de saúde na escola.  O percurso do projeto contribuiu para o entendimento de que o coletivo opera, de fato, transformações no singular, possibilitando a construção de estratégias de enfrentamento e a potencialização desses jovens diante do processo vivenciado.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/43839
10.54948/desidades.v0i31.43839
url https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/43839
identifier_str_mv 10.54948/desidades.v0i31.43839
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/43839/27202
10.54948/desidades.v0i31.43839.g27202
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 DESIDADES - Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventude
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 DESIDADES - Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventude
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude; n. 31 (2021): Setembro/Septiembre - Dezembro/Deciembre; 207-220
DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud; Núm. 31 (2021): Setembro/Septiembre - Dezembro/Deciembre; 207-220
2318-9282
10.54948/desidades.v0i31
reponame:Desidades
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Desidades
collection Desidades
repository.name.fl_str_mv Desidades - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv revistadesidades@gmail.com||
_version_ 1797067693236420608