O audiovisual como ferramenta de empoderamento na pesquisa com jovens Estudos de caso: projetos HEBE e ActiFem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jiménez-Morales, Manel
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Arciniega, Mittzy, Santos, Ariadna
Tipo de documento:
Idioma: por
Título da fonte: Desidades
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/37629
Resumo: A presente comunicação expõe dois projetos de pesquisa, (ebe e Actidem, nos quais a metodologia participativa foi aplicada e, especiicamente, o audiovisual como ferramenta de empoderamento no trabalho com jovens. A aplicação da pedagogia audiovisual signiicou, em ambos os casos, uma breve formação técnica com o objetivo de ajudar os e as participantes a descobrir diferentes formas expressivas e questionar de que forma é possível gerar narrativas audiovisuais mais próximas da nossa maneira única de ver o mundo. Nos dois projetos, o audiovisual é apresentado como uma ferramenta empoderadora, tanto no nível individual, quanto possibilitando a autorrelexão, o pensamento crítico e a expressão de seu próprio crescimento pessoal, bem como na construção da identidade coletiva e de uma cidadania mais crítica, comprometida e participativa.
id UFRJ-20_c48edc728e10d495fd6f80afca7031f9
oai_identifier_str oai:www.revistas.ufrj.br:article/37629
network_acronym_str UFRJ-20
network_name_str Desidades
repository_id_str
spelling O audiovisual como ferramenta de empoderamento na pesquisa com jovens Estudos de caso: projetos HEBE e ActiFemA presente comunicação expõe dois projetos de pesquisa, (ebe e Actidem, nos quais a metodologia participativa foi aplicada e, especiicamente, o audiovisual como ferramenta de empoderamento no trabalho com jovens. A aplicação da pedagogia audiovisual signiicou, em ambos os casos, uma breve formação técnica com o objetivo de ajudar os e as participantes a descobrir diferentes formas expressivas e questionar de que forma é possível gerar narrativas audiovisuais mais próximas da nossa maneira única de ver o mundo. Nos dois projetos, o audiovisual é apresentado como uma ferramenta empoderadora, tanto no nível individual, quanto possibilitando a autorrelexão, o pensamento crítico e a expressão de seu próprio crescimento pessoal, bem como na construção da identidade coletiva e de uma cidadania mais crítica, comprometida e participativa.DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e JuventudeDESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y JuventudJiménez-Morales, ManelArciniega, MittzySantos, Ariadna2020-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/37629DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude; n. 27 (2020): Maio/Mayo - Agosto 2020DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud; n. 27 (2020): Maio/Mayo - Agosto 20202318-9282reponame:Desidadesinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/37629/20587/*ref*/ALBERICH, T. IAP, mapas y redes sociales: desde la investigación a la intervención social. Postularía, v. 8, n. 1, p. 131-151, 2008./*ref*/FERNÁNDEZ-PLANELLS, A.; MASANET, M. J.; FIGUERAS, M. TIC i joves: reflexions i reptes per al treball educatiu (Col·lecció Aportacions; 54) Barcelona: Generalitat de Catalunya, Departament de Treball, Afers Socials i Famílies, 2016./*ref*/FREIRE, P. Pedagogía del Oprimido. México: Siglo XXI, 1970./*ref*/FREIRE, P. La educación como práctica de la libertad. México: Siglo XXI, 1987./*ref*/JIMÉNEZ-MORALES, M.; SALVADÓ, A. Històries que deixen empremta (digital): el webdoc HEBE com a metodologia/eina de recerca sobre apoderament. Quaderns d’Educació Social, n. 20. p. 92-97, 2018./*ref*/JIMÉNEZ-MORALES, M.; SALVADÓ, A.; SOURDIS, C. Empoderamiento imaginado: la capacitación a través del relato fílmico y la expresión de las imágenes. In: SOLER, P.; BELLERA, J.; PLANAS, A. (Org.). Pedagogía Social, Juventud y Transformaciones Sociales. Girona: Universitat de Girona, 2016. p. 329-335./*ref*/LLENA-BERÑE, A. et al. Explorando momentos clave para el empoderamiento de jóvenes a partir de sus relatos. Pedagogía Social Revista Interuniversitaria, n. 30, p. 81-94, 2017./*ref*/LÉVY, P. Cibercultura. México: Anthropos, 2007./*ref*/OHMER, M.; OWENS, J. Using Photovoice to Empower Youth and Adults to Prevent Crime. Journal of Community Practice, v. 21, n. 4, p. 410-433, 2013./*ref*/PLANAS, A. et al. ¿Qué dimensiones conforman el empoderamiento juvenil? Una propuesta de indicadores. In: SOLER, P.; BELLERA, J.; PLANAS, A. (Org.). Pedagogía Social, Juventud y Transformaciones Sociales. Girona: Universitat de Girona, 2016. p. 311-318./*ref*/PRITZKER, S.; LACHAPELLE, A.; TATUM, J. “We need their help”: Encouraging and discouraging adolescent civic engagement through Photovoice. Children and Youth Services Review, v. 34, n. 11, p. 2247-2254, 2012./*ref*/RAPPAPORT, J. Terms of Empowerment/Exemplars of Prevention: Towards a Theory for Community Psychology. American Journal of Community Psychology, v. 15, n. 2, p. 121-148, 1987./*ref*/RAPPAPORT, J. In praise of paradox: A social policy of empowerment over prevention. American Journal of Community Psychology, v. 9, n. 1, p. 1-25, 1981./*ref*/RIVAS, I. Vida, experiencia y educación: la biografía como estrategia de conocimiento. In: SVERDLICK, I. et al. (Org.). La investigación educativa: una herramienta de conocimiento y de acción. Buenos Aires: Centro de publicaciones educativas y material didáctico, 2007. p. 111-144./*ref*/ROUCH, J. The Camera and Man. In: HOCKINGS, P. (Org.). Principles of visual anthropology. 1. ed. Berlin: Mouton de Gruyter, 1974. p. 79-99./*ref*/SALVADÓ, A.; JIMÉNEZ-MORALES, M.; SOURDIS, C. El género del documental interactivo como experiencia artística-creativa de empoderamiento juvenil: el caso del Webdoc HEBE. Pedagogia Social Revista Interuniversitaria, n. 30, p. 95-110, 2017./*ref*/SINGHAL, A. et al. Participatory photography as theory, method and praxis: analyzing an entertainment-education project in India. Critical Arts, v. 21, n. 1. p. 212-227, 2007./*ref*/SOLER, P. et al. La construcción de un modelo pedagógico del empoderamiento juvenil: espacios, momentos y procesos. Pedagogia Social Revista Interuniversitaria, n. 30, p. 19-34, 2017./*ref*/SUCARI, J. El documental social participativo: el protagonista como sujeto de la historia. Obra digital, n. 12, p. 69-85, 2017./*ref*/ÚCAR, X. et al. Exploring the conceptualization and research of empowerment in the field of youth. International Journal of Adolescence and Youth, v. 22, n. 4, p. 405-418, 2016./*ref*/WANG, C. Youth Participation in Photovoice as a Strategy for Community Change. Journal of Community Practice, v. 14, n. 1-2, p. 147-161, 2006./*ref*/WANG, C. Photovoice: A Participatory Action Research Strategy Applied to Women's Health. Journal of Women's Health, v. 8, n. 2, p. 185-192, 1999./*ref*/WANG, C. et al. Flint Photovoice: Community Building Among Youths, Adults, and Policymakers. American Journal of Public Health, v. 94, n. 6, p. 911-913, 2004./*ref*/ZIMMERMAN, M. “Empowerment theory”. In: RAPPAPORT, J.; SEIDMAN, E. (Org.). Handbook of community psychology. New York: Kluwer Academic/Plenum Publishers, 2000.Direitos autorais 2020 DESIDADES - Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventudehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-26T18:44:21ZRevistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/PUB
dc.title.none.fl_str_mv O audiovisual como ferramenta de empoderamento na pesquisa com jovens Estudos de caso: projetos HEBE e ActiFem
title O audiovisual como ferramenta de empoderamento na pesquisa com jovens Estudos de caso: projetos HEBE e ActiFem
spellingShingle O audiovisual como ferramenta de empoderamento na pesquisa com jovens Estudos de caso: projetos HEBE e ActiFem
Jiménez-Morales, Manel
title_short O audiovisual como ferramenta de empoderamento na pesquisa com jovens Estudos de caso: projetos HEBE e ActiFem
title_full O audiovisual como ferramenta de empoderamento na pesquisa com jovens Estudos de caso: projetos HEBE e ActiFem
title_fullStr O audiovisual como ferramenta de empoderamento na pesquisa com jovens Estudos de caso: projetos HEBE e ActiFem
title_full_unstemmed O audiovisual como ferramenta de empoderamento na pesquisa com jovens Estudos de caso: projetos HEBE e ActiFem
title_sort O audiovisual como ferramenta de empoderamento na pesquisa com jovens Estudos de caso: projetos HEBE e ActiFem
author Jiménez-Morales, Manel
author_facet Jiménez-Morales, Manel
Arciniega, Mittzy
Santos, Ariadna
author_role author
author2 Arciniega, Mittzy
Santos, Ariadna
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Jiménez-Morales, Manel
Arciniega, Mittzy
Santos, Ariadna
dc.subject.none.fl_str_mv
description A presente comunicação expõe dois projetos de pesquisa, (ebe e Actidem, nos quais a metodologia participativa foi aplicada e, especiicamente, o audiovisual como ferramenta de empoderamento no trabalho com jovens. A aplicação da pedagogia audiovisual signiicou, em ambos os casos, uma breve formação técnica com o objetivo de ajudar os e as participantes a descobrir diferentes formas expressivas e questionar de que forma é possível gerar narrativas audiovisuais mais próximas da nossa maneira única de ver o mundo. Nos dois projetos, o audiovisual é apresentado como uma ferramenta empoderadora, tanto no nível individual, quanto possibilitando a autorrelexão, o pensamento crítico e a expressão de seu próprio crescimento pessoal, bem como na construção da identidade coletiva e de uma cidadania mais crítica, comprometida e participativa.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-26
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format
status_str
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/37629
url https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/37629
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/37629/20587
/*ref*/ALBERICH, T. IAP, mapas y redes sociales: desde la investigación a la intervención social. Postularía, v. 8, n. 1, p. 131-151, 2008.
/*ref*/FERNÁNDEZ-PLANELLS, A.; MASANET, M. J.; FIGUERAS, M. TIC i joves: reflexions i reptes per al treball educatiu (Col·lecció Aportacions; 54) Barcelona: Generalitat de Catalunya, Departament de Treball, Afers Socials i Famílies, 2016.
/*ref*/FREIRE, P. Pedagogía del Oprimido. México: Siglo XXI, 1970.
/*ref*/FREIRE, P. La educación como práctica de la libertad. México: Siglo XXI, 1987.
/*ref*/JIMÉNEZ-MORALES, M.; SALVADÓ, A. Històries que deixen empremta (digital): el webdoc HEBE com a metodologia/eina de recerca sobre apoderament. Quaderns d’Educació Social, n. 20. p. 92-97, 2018.
/*ref*/JIMÉNEZ-MORALES, M.; SALVADÓ, A.; SOURDIS, C. Empoderamiento imaginado: la capacitación a través del relato fílmico y la expresión de las imágenes. In: SOLER, P.; BELLERA, J.; PLANAS, A. (Org.). Pedagogía Social, Juventud y Transformaciones Sociales. Girona: Universitat de Girona, 2016. p. 329-335.
/*ref*/LLENA-BERÑE, A. et al. Explorando momentos clave para el empoderamiento de jóvenes a partir de sus relatos. Pedagogía Social Revista Interuniversitaria, n. 30, p. 81-94, 2017.
/*ref*/LÉVY, P. Cibercultura. México: Anthropos, 2007.
/*ref*/OHMER, M.; OWENS, J. Using Photovoice to Empower Youth and Adults to Prevent Crime. Journal of Community Practice, v. 21, n. 4, p. 410-433, 2013.
/*ref*/PLANAS, A. et al. ¿Qué dimensiones conforman el empoderamiento juvenil? Una propuesta de indicadores. In: SOLER, P.; BELLERA, J.; PLANAS, A. (Org.). Pedagogía Social, Juventud y Transformaciones Sociales. Girona: Universitat de Girona, 2016. p. 311-318.
/*ref*/PRITZKER, S.; LACHAPELLE, A.; TATUM, J. “We need their help”: Encouraging and discouraging adolescent civic engagement through Photovoice. Children and Youth Services Review, v. 34, n. 11, p. 2247-2254, 2012.
/*ref*/RAPPAPORT, J. Terms of Empowerment/Exemplars of Prevention: Towards a Theory for Community Psychology. American Journal of Community Psychology, v. 15, n. 2, p. 121-148, 1987.
/*ref*/RAPPAPORT, J. In praise of paradox: A social policy of empowerment over prevention. American Journal of Community Psychology, v. 9, n. 1, p. 1-25, 1981.
/*ref*/RIVAS, I. Vida, experiencia y educación: la biografía como estrategia de conocimiento. In: SVERDLICK, I. et al. (Org.). La investigación educativa: una herramienta de conocimiento y de acción. Buenos Aires: Centro de publicaciones educativas y material didáctico, 2007. p. 111-144.
/*ref*/ROUCH, J. The Camera and Man. In: HOCKINGS, P. (Org.). Principles of visual anthropology. 1. ed. Berlin: Mouton de Gruyter, 1974. p. 79-99.
/*ref*/SALVADÓ, A.; JIMÉNEZ-MORALES, M.; SOURDIS, C. El género del documental interactivo como experiencia artística-creativa de empoderamiento juvenil: el caso del Webdoc HEBE. Pedagogia Social Revista Interuniversitaria, n. 30, p. 95-110, 2017.
/*ref*/SINGHAL, A. et al. Participatory photography as theory, method and praxis: analyzing an entertainment-education project in India. Critical Arts, v. 21, n. 1. p. 212-227, 2007.
/*ref*/SOLER, P. et al. La construcción de un modelo pedagógico del empoderamiento juvenil: espacios, momentos y procesos. Pedagogia Social Revista Interuniversitaria, n. 30, p. 19-34, 2017.
/*ref*/SUCARI, J. El documental social participativo: el protagonista como sujeto de la historia. Obra digital, n. 12, p. 69-85, 2017.
/*ref*/ÚCAR, X. et al. Exploring the conceptualization and research of empowerment in the field of youth. International Journal of Adolescence and Youth, v. 22, n. 4, p. 405-418, 2016.
/*ref*/WANG, C. Youth Participation in Photovoice as a Strategy for Community Change. Journal of Community Practice, v. 14, n. 1-2, p. 147-161, 2006.
/*ref*/WANG, C. Photovoice: A Participatory Action Research Strategy Applied to Women's Health. Journal of Women's Health, v. 8, n. 2, p. 185-192, 1999.
/*ref*/WANG, C. et al. Flint Photovoice: Community Building Among Youths, Adults, and Policymakers. American Journal of Public Health, v. 94, n. 6, p. 911-913, 2004.
/*ref*/ZIMMERMAN, M. “Empowerment theory”. In: RAPPAPORT, J.; SEIDMAN, E. (Org.). Handbook of community psychology. New York: Kluwer Academic/Plenum Publishers, 2000.
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude
DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud
publisher.none.fl_str_mv DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude
DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud
dc.source.none.fl_str_mv DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude; n. 27 (2020): Maio/Mayo - Agosto 2020
DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud; n. 27 (2020): Maio/Mayo - Agosto 2020
2318-9282
reponame:Desidades
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Desidades
collection Desidades
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1731820608811958272