“Mostre-me a sua vida”: a caminhada guiada pelo bairro e o jogo de associações na pesquisa qualitativa com jovens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Desidades |
Texto Completo: | https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/37626 |
Resumo: | Neste artigo exponho duas técnicas inovadoras para a pesquisa social e qualitativa com jovens: A caminhada pelo bairro e o jogo de associações. Formam parte de um conjunto de 10 técnicas de investigação que apliquei na minha pesquisa doutoral sobre identidade e identiicações de jovens de famílias dominicanas e equatorianas em Barcelona. Demarcando as duas técnicas na minha aproximação metodológica à investigação, detalho o procedimento delas e minha experiência na sua utilização. Compartilho, ao inal, minhas relexões metodológicas sobre elas e sobre a investigação social com jovens de maneira geral. |
id |
UFRJ-20_d5ad718893f8a335e785f69fd7fbea73 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.revistas.ufrj.br:article/37626 |
network_acronym_str |
UFRJ-20 |
network_name_str |
Desidades |
repository_id_str |
|
spelling |
“Mostre-me a sua vida”: a caminhada guiada pelo bairro e o jogo de associações na pesquisa qualitativa com jovensNeste artigo exponho duas técnicas inovadoras para a pesquisa social e qualitativa com jovens: A caminhada pelo bairro e o jogo de associações. Formam parte de um conjunto de 10 técnicas de investigação que apliquei na minha pesquisa doutoral sobre identidade e identiicações de jovens de famílias dominicanas e equatorianas em Barcelona. Demarcando as duas técnicas na minha aproximação metodológica à investigação, detalho o procedimento delas e minha experiência na sua utilização. Compartilho, ao inal, minhas relexões metodológicas sobre elas e sobre a investigação social com jovens de maneira geral.DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e JuventudeDESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y JuventudHansen, Nele2020-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/37626DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude; n. 27 (2020): Maio/Mayo - Agosto 2020DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud; n. 27 (2020): Maio/Mayo - Agosto 20202318-9282reponame:Desidadesinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/37626/20585/*ref*/AGRELO, A. Metodologia participativa, 2011. Disponível em: <https://es.slideshare.net/andreagrelo/metodologa-participativa> Acesso em: 06 nov. 2019./*ref*/AITKEN, S. C. Geographies of young people: the morally contested spaces of identity. London: Routledge, 2001./*ref*/AMES, P.; ROJAS, V.; PORTUGAL, T. Métodos para la investigación con niños: lecciones aprendidas, desafíos y propuestas desde la experiencia de Niños del Milenio en Perú. Lima: Grade, 2010./*ref*/BUNNELL, T. et.al. Geographies of friendships. Progress in Human Geography, v. 36, n.4, p. 490–507, nov. 2011./*ref*/CAHILL, C. Street literacy: Urban teenagers’ strategies for negotiating their neighbourhood. Journal of Youth Studies, v. 3, n. 3, p. 251–277, nov. 2000./*ref*/FEIXA, C. Cultura juvenil y territorio urbano. In: PROVANSAL, D. (Org). Espacio y territorio: miradas antropológicas. Barcelona: Publicaciones Universitat de Barcelona, 2000. p. 55–64./*ref*/FEIXA, C.; PORZIO, L.; RECIO, C. Jóvenes “latinos” en Barcelona. Espacio público y cultura urbana. Barcelona: Anthropos, 2006./*ref*/GOUGH, K. V.; FRANCH, M. Spaces of the street: Socio-spatial mobility and exclusion of youth in Recife. Children’s Geographies, v. 3, n. 2, p. 149–166. 2005./*ref*/HANSEN, N. Abriéndose camino: mundos juveniles de descendientes de familias ecuatorianas, dominicanas y mixtas en Barcelona. 2017. Tesis (Doctorado en Antropología Social y Cultural) - Universitat Autònoma de Barcelona, Bellaterra, 2017. Disponível em <https://www.tdx.cat/handle/10803/456040#page=1>/*ref*/HOPKINS, P. E. Young people, place and identity. New York: Routledge, 2010./*ref*/MORROW, V. Ethical dilemmas in research with children and young people about their social environments. Children’s Geographies, v. 6, n. 1, p. 49-61. 2008./*ref*/ORTIZ GUITART, A. Geografías de la infancia: descubriendo "nuevas formas" de ver y de entender el mundo. Doc. Anàl. Geogr., v. 49, p. 197-216. 2007./*ref*/ORTIZ, A.; BAYLINA, M.; PRATS, M. Procesos de apropiación adolescente del espacio público: otra cara de la renovación urbanística en Barcelona. Boletín de La Asociación de Geógrafos Españoles, v. 65, p. 37–57. 2014./*ref*/PRATS FERRET, M.; BAYLINA, M.; ORTIZ, A. Los lugares de la amistad y la vida cotidiana de chicas y chicos adolescentes en un barrio de Barcelona. Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero, v. 3, n. 2, p. 116–124. 2012./*ref*/RED DE MIGRACIÓN, GÉNERO Y DESARROLLO Y LA AGENIA DE NOTICIAS CON VISIÓN DE GÉNERO. El Quiz. 2013. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=O_J6pEtdZm0>. Acesso em: 06 nov. 2019./*ref*/SKELTON, T. Research with children and young people: exploring the tensions between ethics, competence and participation. Children’s Geographies, v. 6, n. 1, p. 21–36. 2008./*ref*/SKELTON, T.; VALENTINE, G. Cool places: geographies of youth cultures. London: Routledge, 1998./*ref*/TRAVLOU, P. et.al. Place mapping with teenagers: locating their territories and documenting their experience of the public realm. Children’s Geographies, v. 6, n. 3, p. 309–326. 2008./*ref*/TRELL, E.-M.; VAN HOVEN, B. Making sense of place: exploring creative and (inter) active research methods with young people. FENNIA, v. 188, n. 1, p. 91–104. 2010./*ref*/WELLER, S. Situating (young) teenagers in geographies of children and youth. Children’s Geographies, v. 4, n. 1, p. 97–108. 2006.Direitos autorais 2020 DESIDADES - Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventudehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-26T18:44:21ZRevistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/PUB |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Mostre-me a sua vida”: a caminhada guiada pelo bairro e o jogo de associações na pesquisa qualitativa com jovens |
title |
“Mostre-me a sua vida”: a caminhada guiada pelo bairro e o jogo de associações na pesquisa qualitativa com jovens |
spellingShingle |
“Mostre-me a sua vida”: a caminhada guiada pelo bairro e o jogo de associações na pesquisa qualitativa com jovens Hansen, Nele |
title_short |
“Mostre-me a sua vida”: a caminhada guiada pelo bairro e o jogo de associações na pesquisa qualitativa com jovens |
title_full |
“Mostre-me a sua vida”: a caminhada guiada pelo bairro e o jogo de associações na pesquisa qualitativa com jovens |
title_fullStr |
“Mostre-me a sua vida”: a caminhada guiada pelo bairro e o jogo de associações na pesquisa qualitativa com jovens |
title_full_unstemmed |
“Mostre-me a sua vida”: a caminhada guiada pelo bairro e o jogo de associações na pesquisa qualitativa com jovens |
title_sort |
“Mostre-me a sua vida”: a caminhada guiada pelo bairro e o jogo de associações na pesquisa qualitativa com jovens |
author |
Hansen, Nele |
author_facet |
Hansen, Nele |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hansen, Nele |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
Neste artigo exponho duas técnicas inovadoras para a pesquisa social e qualitativa com jovens: A caminhada pelo bairro e o jogo de associações. Formam parte de um conjunto de 10 técnicas de investigação que apliquei na minha pesquisa doutoral sobre identidade e identiicações de jovens de famílias dominicanas e equatorianas em Barcelona. Demarcando as duas técnicas na minha aproximação metodológica à investigação, detalho o procedimento delas e minha experiência na sua utilização. Compartilho, ao inal, minhas relexões metodológicas sobre elas e sobre a investigação social com jovens de maneira geral. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-26 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
|
status_str |
|
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/37626 |
url |
https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/37626 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/37626/20585 /*ref*/AGRELO, A. Metodologia participativa, 2011. Disponível em: <https://es.slideshare.net/andreagrelo/metodologa-participativa> Acesso em: 06 nov. 2019. /*ref*/AITKEN, S. C. Geographies of young people: the morally contested spaces of identity. London: Routledge, 2001. /*ref*/AMES, P.; ROJAS, V.; PORTUGAL, T. Métodos para la investigación con niños: lecciones aprendidas, desafíos y propuestas desde la experiencia de Niños del Milenio en Perú. Lima: Grade, 2010. /*ref*/BUNNELL, T. et.al. Geographies of friendships. Progress in Human Geography, v. 36, n.4, p. 490–507, nov. 2011. /*ref*/CAHILL, C. Street literacy: Urban teenagers’ strategies for negotiating their neighbourhood. Journal of Youth Studies, v. 3, n. 3, p. 251–277, nov. 2000. /*ref*/FEIXA, C. Cultura juvenil y territorio urbano. In: PROVANSAL, D. (Org). Espacio y territorio: miradas antropológicas. Barcelona: Publicaciones Universitat de Barcelona, 2000. p. 55–64. /*ref*/FEIXA, C.; PORZIO, L.; RECIO, C. Jóvenes “latinos” en Barcelona. Espacio público y cultura urbana. Barcelona: Anthropos, 2006. /*ref*/GOUGH, K. V.; FRANCH, M. Spaces of the street: Socio-spatial mobility and exclusion of youth in Recife. Children’s Geographies, v. 3, n. 2, p. 149–166. 2005. /*ref*/HANSEN, N. Abriéndose camino: mundos juveniles de descendientes de familias ecuatorianas, dominicanas y mixtas en Barcelona. 2017. Tesis (Doctorado en Antropología Social y Cultural) - Universitat Autònoma de Barcelona, Bellaterra, 2017. Disponível em <https://www.tdx.cat/handle/10803/456040#page=1> /*ref*/HOPKINS, P. E. Young people, place and identity. New York: Routledge, 2010. /*ref*/MORROW, V. Ethical dilemmas in research with children and young people about their social environments. Children’s Geographies, v. 6, n. 1, p. 49-61. 2008. /*ref*/ORTIZ GUITART, A. Geografías de la infancia: descubriendo "nuevas formas" de ver y de entender el mundo. Doc. Anàl. Geogr., v. 49, p. 197-216. 2007. /*ref*/ORTIZ, A.; BAYLINA, M.; PRATS, M. Procesos de apropiación adolescente del espacio público: otra cara de la renovación urbanística en Barcelona. Boletín de La Asociación de Geógrafos Españoles, v. 65, p. 37–57. 2014. /*ref*/PRATS FERRET, M.; BAYLINA, M.; ORTIZ, A. Los lugares de la amistad y la vida cotidiana de chicas y chicos adolescentes en un barrio de Barcelona. Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero, v. 3, n. 2, p. 116–124. 2012. /*ref*/RED DE MIGRACIÓN, GÉNERO Y DESARROLLO Y LA AGENIA DE NOTICIAS CON VISIÓN DE GÉNERO. El Quiz. 2013. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=O_J6pEtdZm0>. Acesso em: 06 nov. 2019. /*ref*/SKELTON, T. Research with children and young people: exploring the tensions between ethics, competence and participation. Children’s Geographies, v. 6, n. 1, p. 21–36. 2008. /*ref*/SKELTON, T.; VALENTINE, G. Cool places: geographies of youth cultures. London: Routledge, 1998. /*ref*/TRAVLOU, P. et.al. Place mapping with teenagers: locating their territories and documenting their experience of the public realm. Children’s Geographies, v. 6, n. 3, p. 309–326. 2008. /*ref*/TRELL, E.-M.; VAN HOVEN, B. Making sense of place: exploring creative and (inter) active research methods with young people. FENNIA, v. 188, n. 1, p. 91–104. 2010. /*ref*/WELLER, S. Situating (young) teenagers in geographies of children and youth. Children’s Geographies, v. 4, n. 1, p. 97–108. 2006. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud |
publisher.none.fl_str_mv |
DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud |
dc.source.none.fl_str_mv |
DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude; n. 27 (2020): Maio/Mayo - Agosto 2020 DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud; n. 27 (2020): Maio/Mayo - Agosto 2020 2318-9282 reponame:Desidades instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Desidades |
collection |
Desidades |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1731820608288718848 |