Editorial Português.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: De Castro, Lucia Rabello
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Desidades
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/13432
Resumo: Desenham-se hoje outros cenários sobre a posição das crianças no mundo. Mudançasprofundas converteram nossa maneira de percebê-las e tratá-las. A visão sobre a infânciacomo um momento biográfico cujo valor reside justamente na sua superação, ao deixarpara trás qualquer indício do ‘infantil', é considerada anacrônica. Este momento daexistência humana -- a infância -- é valioso, não porque deve ser ultrapassado na buscade maior ‘maturidade', termo que frequentemente serve para dizer que as criançasainda não são o que devem buscar ser, mas porque contradiz a arrogância daquelesideais de plenitude humana que se considerava existir na vida adulta. Crianças e adultossão muito mais semelhantes, do que se imaginava, na fragilidade e incompletude dassuas existências. Ao mesmo tempo, crianças e adultos, em virtude do lugar encarnadoque ocupam no espaço e tempo histórico, diferem quanto ao que podem e queremtransformar em si mesmos, e no mundo ao redor. 
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